Como vender no Mercado Livre

Como vender no Mercado Livre

0
SHARE
Como funciona o Mercado Pago
Como funciona o Mercado Pago

O Mercado Livre é um velho conhecido de muitas pessoas na internet. Em um só lugar, o portal reúne milhares de vendedores e clientes, o que torna tudo muito fácil, prático e rápido para ambas as partes. Esse tipo de negócio é conhecido como Market Place. O Mercado Livre é atualmente o maior Market Place da América Latina, seu apelido é Amazon da América do sul.

Com a economia estagnada e muito desemprego, o Mercado Livre é sem sombra de dúvidas uma das maneiras de recolocar a vida profissional nos trilhos e começar a ganhar dinheiro com internet, tanto para pequenos quanto para grandes empresários. Mas ganhar dinheiro na internet não é tão fácil quanto se pinta por aí, o trabalho virtual muitas vezes é tão ou mais difícil que o trabalho físico, por isso, fizemos esse texto dando dicas valiosas de como vender no Mercado Livre e conquistar a tão sonhada independência financeira. Vamos a elas.

➜8 Dicas de como montar uma loja virtual

 

Dica 1: Tenha um nome que possa ser encontrado no Google e no Mercado Livre

A maioria das pessoas que querem comprar algo não entram diretamente nos sites de venda, e sim no Google. Geralmente os compradores mais experientes fazem isso, para buscar as melhores vendas e não ter nenhum tipo de problema com a compra. Dessa forma, se você for um vendedor correto e sua loja no Mercado Livre tiver um bom nome para se destacar sempre que alguém buscar no Google, você será um sucesso de vendas.

Dica 2: Respeite as regras do Mercado Livre

Antes de começar a vender, leia com muito cuidado os termos de uso do Mercado Livre e respeite suas regras. Muitas contas são canceladas devido a erros básicos, como tentar colocar seu telefone ou então e-mail no campo de comentário dos anúncios. Isso é totalmente proibido e está escancarado nos termos de uso. Um trabalho árduo e bem feito pode ser perdido por causa disso.

Dica 3: Crie anúncios corretos para vender no Mercado Livre

Para vender determinado produto crie um anúncio de qualidade. O título sempre deve conter as palavras que seu cliente busca. Se ele busca por um celular, coloque o nome completo do aparelho. Fotos são de grande valia e atraem muitos compradores também. Honestidade e sinceridade são muito importantes em caso de produtos usados, citar defeitos, como arranhões, por exemplo, fazem com que você ganhe credibilidade. Técnicas de alteração de preço também são muito bem vistas pelos clientes, por exemplo: de R$89,90 por R$69,90 atraem muitos compradores, assim como técnicas de escassez que dizem: ofertas válidas por mais 5 dias ou então, apenas mais 4 unidades em estoque tem o poder de potencializar uma venda.

Dica 4: Para vender no Mercado Livre boa Reputação é tudo

Seu maior objetivo após uma venda no Mercado Livre deve ser receber qualificação positiva, pois isso aumenta sua credibilidade e consequentemente aumenta a confiança de novos compradores. Para ter uma qualificação positiva, você só precisa trabalhar correta e honestamente, vendendo produtos de qualidade, cumprindo prazos de entrega e dando feedbacks sempre que solicitado, se você fizer tudo isso, pode ter certeza que a qualificação positiva será dada pelo comprador.

Dica 5: Intimide o comprador a honrar o lance dado pelo seu produto que está à venda

É muito importante que o comprador honre o lance de compra, pois se ele não honrar, é o vendedor que ficará em uma situação chata: Ou paga a comissão ao Mercado Livre sem receber nada, ou bloqueia a transação e recebe uma qualificação negativa. Dessa forma, uma leve intimidação no anúncio pode evitar esse tipo de transtorno. As intimidações mais comuns são:

Só compre se realmente tiver certeza de que deseja o produto;
Compras realizadas e não honradas serão negativadas;
Seu cadastro pode ser suspenso se você não finalizar a compra.
Em algumas situações, vale a pena pagar a comissão de venda ao Mercado Livre para não ficar negativado.

Datas comemorativas

Dica 6: tente transformar uma qualificação negativa em neutra ou positiva

Embora ninguém goste, é comum receber qualificações negativas no Mercado Livre. Caso tenha recebido uma qualificação negativa, entre em contato com cliente que te qualificou dessa forma e proponha uma solução para o problema. Seja humilde, explique que vender no Mercado Livre é o seu negócio, e que a qualificação negativa pode te prejudicar. Caso o cliente não aceite, tente pelo menos alterar o negativo pelo neutro, isso já ajudará bastante.

Dica 7: Tenha o Mercado Pago

O mercado pago é o sistema de pagamento interno do Mercado Livre. Ele garante uma compra segura para vendedores e também para compradores. Com eles os clientes se sentem muito mais seguros para realizar qualquer compra. A maioria dos clientes do Mercado Livre têm medo de comprar um produto, não o receber e ainda ficar sem o dinheiro. O mercado pago é uma solução para esse medo, pois o dinheiro fica vinculado até que a negociação seja totalmente finalizada entre o vendedor e o cliente.

Não é necessário utilizar apenas o mercado pago como forma de venda, é possível oferecer aos compradores meios de venda como boleto bancário, cartão de crédito e depósito em conta, por exemplo, mas dar ao cliente a opção de utilizar o mercado pago, aumenta sua credibilidade como vendedor.

Dica 8: Faça um pós-venda de qualidade

Assim que vender um produto no Mercado Livre seu contato com o cliente não acabou. Passe segurança e credibilidade a ele, os principais passos de um pós-venda de qualidade são:

Envie um e-mail informando que recebeu o pedido de compra e diga que o produto já está a caminho;
Envie o código de rastreio do produto para que o cliente possa rastrear o produto e saber sua exata localização;
Dê brindes referentes ao que foi comprado pelo cliente, como uma capinha ou película no caso do cliente ter comprado um celular, por exemplo;
Inclua cartões de visita com o endereço de sua loja no Facebook, é uma maneira de você negociar diretamente com o cliente e não pagar as taxas do Mercado Livre.

Dica 9: Seja o mais profissional possível

A internet realmente revolucionou o mercado. Graças a ela, muitas pessoas tem a possibilidade de serem donas de seu próprio negócio e com isso ter uma vida mais confortável e tranquila, porém um trabalho virtual é tão difícil como um trabalho físico. Pensando nisso, seja profissional, trabalhe com qualidade, nunca esteja satisfeito e procure sempre aprender mais. Corrigir seus pontos fracos é a melhor maneira de se tornar mais forte. Agora que você já sabe como vender no Mercado Livre é hora de se programar e começar a vender seus produtos na web. Seguindo as dicas aqui dadas o sucesso é praticamente garantido.

 

LEAVE A REPLY