Como vender garantia estendida em sua loja virtual?

Como vender garantia estendida em sua loja virtual?

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Garantia estendida
Garantia estendida

O ato de vender requer muito mais do que um jogo de cintura para saber lidar com os clientes e fechar negócio. Mais do que isso, trata­-se de um processo de convencimento, onde o produto ou serviço que é oferecido precisa suprir todas as necessidades que o consumidor possui naquele momento. Por isso, é importante que além de fazer uma oferta ao público, a empresa esteja preparada para oferecer melhores condições no momento da venda, o que é bastante difícil quando se trata de um e­-commerce.

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A falta de personalização e oferecimento de outras possibilidades no momento em que o cliente acessa o site pode soar como um empecilho, mas existem formas de solucionar esse problema.Uma das diversas coisas que podem ser oferecidas é a venda de garantia estendida pela loja virtual. Essa estratégia é vista como um ponto positivo no momento da compra que, além de chamar a atenção do consumidor, reflete como um maior comprometimento da loja com a satisfação do cliente.

Para saber como vender e quais são os cuidados a serem tomados no momento de oferecer mais essa vantagem ao cliente, é só continuar lendo e todas as suas dúvidas serão esclarecidas rapidamente.

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Entenda o que é a garantia estendida

Antes de mais nada é preciso entender o que é a garantia estendida e por meio de que ferramentas ela pode ser oferecida. Trata­-se de um benefício extra que é contratado pelo cliente no momento da compra. Ao adquirir um celular, por exemplo, o consumidor terá a garantia de funcionamento pleno dada pela fábrica, que afirma que em qualquer defeito apresentado pelo produto em um prazo pré­-estabelecido, o reparo será feito de forma totalmente gratuita.

Basta que o comprador entre em contato e se dirija até uma assistência técnica autorizada para que o diagnóstico e a correção sejam feitos. Caso não seja possível, é preciso oferecer um aparelho totalmente novo em troca do defeituoso.

A partir do momento em que esse prazo para conserto chega ao seu fim, o cliente precisa fazer o reparo por conta própria. É aí que entra o benefício da garantia estendida pela loja. É possível pagar um preço a mais para que a própria empresa que vendeu o aparelho esteja disponível para realizar o conserto durante um prazo maior.

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Normalmente, é oferecido um prazo de cerca de um ano, que começa a ser contado a partir do momento em que a garantia da fábrica chega ao fim. Assim, a loja fica responsável por contratar um serviço de assistência técnica que deve fazer o trabalho sem cobrar nada do cliente. O reparo fica por conta da empresa que vendeu o produto.

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Contratando um seguro de garantia estendida

Agora que você já sabe o que é a garantia estendida, é preciso saber como disponibilizá­-la em sua loja online. O primeiro passo é analisar todos os produtos que são vendidos e verificar se vale a pena oferecer esse serviço. Se a maioria das marcas possuem um índice de problemas muito alto, em que grande parte dos clientes precisa buscar por assistência técnica, talvez essa não seja uma boa opção. Além disso, é necessário calcular o custo médio de reparo das mercadorias que são comercializadas e quem pode fazer o serviço. É necessário que o trabalho seja feito por profissionais autorizados pela marca.

Caso você chegue a conclusão de que vale a pena, faça uma consulta sobre os principais profissionais e empresas disponíveis em sua região para fazer o trabalho. Faça uma parceria com eles, para que todos os produtos sejam enviados para a empresa e menores preços sejam garantidos. Além disso, é importante verificar os custos de envio dos produtos, caso os reparos sejam feitos desde que a pessoa envie as mercadorias estragadas pelos Correios. Deixe tudo registrado e, em seguida, calcule a porcentagem a ser cobrada por cima do preço de cada venda, definindo o valor da garantia estendida de sua loja.

Contratando um seguro de garantia estendida

Agora que você já sabe o que é a garantia estendida, é preciso saber como disponibilizá-­la em sua loja online. O primeiro passo é analisar todos os produtos que são vendidos e verificar se vale a pena oferecer esse serviço. Se a maioria das marcas possuem um índice de problemas muito alto, em que grande parte dos clientes precisa buscar por assistência técnica, talvez essa não seja uma boa opção. Além disso, é necessário calcular o custo médio de reparo das mercadorias que são comercializadas e quem pode fazer o serviço. É necessário que o trabalho seja feito por profissionais autorizados pela marca.

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Caso você chegue a conclusão de que vale a pena, faça uma consulta sobre os principais profissionais e empresas disponíveis em sua região para fazer o trabalho. Faça uma parceria com eles, para que todos os produtos sejam enviados para a empresa e menores preços sejam garantidos. Além disso, é importante verificar os custos de envio dos produtos, caso os reparos sejam feitos desde que a pessoa envie as mercadorias estragadas pelos Correios. Deixe tudo registrado e, em seguida, calcule a porcentagem a ser cobrada por cima do preço de cada venda, definindo o valor da garantia estendida de sua loja.

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Quais são os benefícios da garantia estendida

O cliente que opta por comprar um produto pagando pela garantia estendida tem acesso ao produto com uma segurança muito maior. Se a loja oferece esse tipo de serviço, é porque tem certeza de que pode ajudar seus clientes a fazer um negócio ainda melhor. Além disso, caso o produto apresente defeito após o prazo dado pela fábrica, os custos costumam ser muito mais altos do que a quantia que foi cobrada pela loja, no momento da aquisição. As dores de cabeça para encontrar uma assistência técnica confiável também não aparecerão, pois quem fica responsável pelo envio é a própria loja.

Já para os logistas, os benefícios são um pouco diferentes. Oferecer uma garantia maior do que a que está prevista por lei significa que você tem maior preocupação pela satisfação dos clientes que, a partir daí, passam a confiar muito mais na loja. Além disso, manter esse serviço é sinônimo de que a empresa mantém um contato mais próximo com o fabricante, gerando uma credibilidade ainda maior. Sem contar que, se os produtos vendidos são realmente bons, a necessidade de acionar a garantia estendida será mínima, e a loja pode acabar lucrando ainda mais.

Vendendo a garantia estendida em sua loja virtual

Já que no ambiente digital não é possível que um vendedor apresente essa proposta quando o cliente estiver com a certeza de que deseja aquele produto, oferecer a garantia estendida em sua loja virtual pode ser um desafio, mas não é nada que não possa ser solucionado com uma boa estratégia. Existem algumas formas de anunciar essa possibilidade. A primeira delas diz respeito à colocar etiquetas em todos os produtos em que é possível oferecer essa opção.

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Coloque um marcador colorido que avisa sobre a contratação da garantia estendida e, logo abaixo do preço a ser pago, informe o valor que custaria se o serviço for somado. Outra alternativa é colocar essa opção para ser marcada no momento em que o produto for adicionado ao carrinho de compras. É possível fazer com que um banner seja aberto com as principais informações para que o cliente aceite a proposta ou não. Se preferir, também é interessante informar sobre a possibilidade por e­-mail, aos clientes cadastrados, sempre que possível. Mas lembre-­se que tudo deve ser exposto de uma forma bastante chamativa, para que os benefícios sejam destacados, e não o valor maior a ser pago.

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