Como usar o direito de imagem

Como usar o direito de imagem

0
SHARE
Como usar o direito de imagem
Como usar o direito de imagem

O uso ou não de maneira correta ou incorreta do direito de imagem na internet, é algo que tem causado um enorme debate por parte das pessoas que de alguma forma precisam fazer uso de imagens, seja em seu artigo ou mesmo em seus materiais comerciais ou mesmo pessoais, pois o uso de direitos de imagens na internet, é e foi muito flexibilizado nos últimos anos devido a um forte investimento que é feito em termos de tecnologia por parte das empresas fabricantes de tecnologia.

Porém existe uma rígida lei, que protege empresas e pessoas que criam e desejam por comercializar seus produtos por meio das imagens e até mesmo em casos de uso de imagens de televisão existe uma série de restrições quanto ao direito de imagem na internet, que é algo que tem sio fortemente debatido na internet.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Conhecendo mais a respeito deste debate que se tem feito nos dias de hoje a cerca do direito de imagem:

Está briga sobre questão do direito de imagem, é uma briga já antiga entre grandes produtoras de imagens seja em vídeo ou mesmo de forma estática e pessoas que querem fazer uso de uma imagem de forma irrestrita, alegando que na internet não existe como rastrear e controlar o número de vezes que as pessoas baixam por imagens, por isso a aplicação da lei de direito autoral não é viável segundo alega está corrente.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Recentemente a empresa Google, fez uma licença a Creative Comms, que permite que se flexibilize os direitos autorais e ao mesmo tempo se possa fazer a proteção, quanto ao direito de propriedade dos autores destes conteúdos, garantindo assim uma melhor flexibilização no uso de direito de imagens e uma proteção na questão da viabilização ou não dos direitos de imagens de produtores.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Porém está atitude do Google, que visava por fim a esta questão do uso de imagens na internet somente serviu para tornar os debates sobre o uso de direito de imagem, mais quentes, estes sãos debates que as empresas estão fazendo entre si sobre o uso de maneira correta da imagem nos seus produtos ou serviços e qual o peso que os produtores de imagens tem sobre esta questão.

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

Quais as licenças de direito de imagem que existe na atualidade?

Hoje em dia existe as seguintes licenças que podem ser utilizadas no uso de direito de imagens:

I. Royalty free; Nesta licença não existe necessidade de haver o pagamento direto pelo uso da imagem, este tipo de licenciamento tem sido uma excelente alternativa para designers e profissionais que queiram disponibilizar suas criações, em bancos pagos de imagens como por exemplo o Pixabay e ter uma maior proteção de suas criações.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

II. Rigths managned; Nesta modalidade de licenciamento os conteúdos das imagens são bloqueados pelo usuário até que profissional possa pagar por este tipo de licença, está modalidade de licenciamento de imagens é fortemente recomendada para o caso de empresas que precisem por usar o direito de imagem em larga escala.

➜ Baixe E-book porque usar e-mail mkt em sua loja

III. Creative Comms; Como colocado está licença consiste em uma licença veiculado pela empresa Google, existe dentro desta licença diversos tipos de sublicenças, que podem ser utilizadas para uso comercial ou não, este tipo de licenciamento é recomendado para donos de lojas virtuais pequenas, que não tenham condições de comprar uma imagem e queiram ter proteção do direito de imagem de seus sites, bastando que faça a edição das imagens e licencie com base nesta licença.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

É preciso que você entenda que o uso de direito de imagem, é algo muito complexo em se falando de internet principalmente em se falando de termos comerciais, por isso é preciso que você faça um licenciamento de forma correta do uso de suas imagens no site, seja comprando imagens por meio do uso de licenças de banco de imagens ou mesmo licenciando as suas imagens por meio do licenciamento creative comms.

Um dos motivos, para que você adote licenciamentos como a Creative Comms, é que este tipo de licenciamento permite que você reaproveite uma determinada imagem edite e faça desta imagem editada a sua imagem principal de site, tendo total proteção do direito de imagem de seu site para evitar diversos problemas.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Por que devo me preocupar com a questão do direito de imagem?

É necessário e muito importante, que ao fazer a sua loja virtual e faça uso dela como um excelente negócio, é preciso que você tenha em mente que ao usar imagens para fins comerciais você precisa ter imagens em ordem e principalmente falando de direito de imagem.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Pois caso uso imagens com restrição na questão de uso comercial, você poderá ter problemas sérios de processos por uso de imagem  criada por determinado designer gráfico, correndo risco de ter que pagar uma multa por conta disso, além de ter que arcar com todas as custas processuais deste tipo de situação, que pode trazer uma série de problemas maiores para você e para a sua empresa.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Como o uso da licença Creative Comms em direito de imagem impacta em meus negócios?

Ao usar a licença Creatve Comms, em seus negócio de modo especial em se falando da questão do direito de imagens você passa a ter uma segurança e até mesmo uma garantia de que você vai agir corretamente e isso vai impedir que você tenha que arcar com processos judiciais por conta disso.

➜ Veja se seu site esta otimizado

Outra questão, é que ao usar imagens de outras empresas você passa a oferecer uma associação de seu negócio com determinada empresa, criando vínculos do seu website com a sua empresa, gerando uma série de danos para você e para a sua campanha de marketing digital o que vai trazer vários problemas em questão.

Por fim, se pode dizer que o uso de maneira correta do direito de imagem, é um uso que deve ser feito com base em uma série de restrições pois isto também pode afetar de forma muito negativa o desenvolvimento de sua campanha de marketing e a imagem de sua empresa que tende somente a perder com uso de forma indiscriminada de imagens sem nenhum tipo de licença autorizando para tal uso.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

LEAVE A REPLY