Como usar o cupom desconto em sua loja virtual

Como usar o cupom desconto em sua loja virtual

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Como usar o cupom desconto em sua loja virtual

Leia nesse artigo dicas de como usar o cupom desconto em sua loja virtual. Saiba tudo sobre como usar o cupom desconto em sua loja virtual e aumente as vendas do seu negócio

O cupom de desconto já faz história no Brasil, mesmo que de maneira relativamente ainda tímida, ainda mais se o seu uso for comparado aos de outros países, como os Estados Unidos, em que buscar por cupons de desconto é uma grande febre. Além disso, na terra do Tio Sam, os cupons são tradicionais muito antes do comércio eletrônico despontar.

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Por terras tupiniquins, os cupons de desconto surgiram com o e-commerce, como estratégia para estimular os consumidores a comprar nas lojas virtuais que os promovem. Afinal, quem é que não gosta de um desconto? E o uso dos cupons pode ser realmente benéfico como ação de marketing, mas antes de sair distribuindo descontos por aí, é importante saber como usar o cupom desconto em sua loja virtual de maneira que proporcione bons resultados.

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Além disso, vale dizer que, diferente dos tradicionais cupons de desconto, que são cupons de papel, os de hoje em dia podem consistir em apenas um código que o cliente vai usar para conseguir o desconto na hora de finalizar a sua compra na loja virtual.

Como usar cupom de desconto em e-commerce

Existem diferentes maneiras de fazer com que os consumidores online decidam adquirir produtos em sua loja virtual ao disponibilizar os cupons de descontos. Entre elas, está dispor de cupons genéricos, que podem ser usados em todo o seu e-commerce. Eles costumam oferecer uma porcentagem de desconto para qualquer item.

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Embora seja uma forma simples de promover uma taxa maior de conversão de vendas, não costuma ser a melhor estratégia. Especialistas explicam que o melhor é fazer cupons de desconto por categoria de produtos e não para todos os artigos do seu e-commerce.

Desse modo, enquanto um tipo de mercadoria pode ter 20% de desconto, outro pode 30%. Isso é uma ação mais assertiva porque se o cupom for genérico é possível que todos ou grande parte dos clientes que usarem o desconto adquiram principalmente um produto ou conjunto deles.

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Esse produto mais comprado com o cupom pode ser justamente a mercadoria com mais saída na sua loja virtual, para o qual nem seria preciso fazer promoções para ser vendido. Por conta disso, uma estratégia bastante vantajosa é usar o cupom para oferecer descontos em artigos que possuem menos saída no seu negócio.

Outra dica nesse sentido é oferecer um cupom de desconto ao cliente que adquirir um valor mínimo, isso vai estimulá-lo a comprar mais.

E como definir esse mínimo? Uma forma é usar o seu chamado ticket médio, ou seja, o valor médio que cada cliente compra em seu e-commerce. No caso do seu ticket médio ser de R$ 100, por exemplo, o desconto do cupom pode ser usado quando o consumidor gastar pelo menos R$ 120,00 ou R$150,00 em compras.

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Também é importante na hora de definir os descontos optar por valores que sejam benéficos tanto para os seus clientes quanto para o seu negócio. Isso significa que você não deve oferecer descontos tão altos a ponto de prejudicar o seu faturamento e, por outro lado, não dispor de promoções com valores ou porcentagens tão baixas que não representem uma vantagem ao consumidor.

Quando oferecer os cupons de desconto de e-commerce

Há uma série de momentos que os cupons de descontos podem ser promovidos entre os seus clientes e consumidores em potencial, o que vai depender do tipo de produto que você vende e dos períodos que o seu negócio vende mais ou menos durante o ano. É bastante comum que as campanhas com cupons de desconto aconteçam nos finais de semana e nos feriados, quando, de modo geral, as pessoas realizem menos compras.

Porém, também é possível promover os cupons em datas comemorativas, como nas festas de final de ano, Dia das Mães, Dias dos Pais, Dia dos Namoradores e mesmo em datas menos populares, como o Dia do Amigo. É possível ainda escolher dias específicos para os descontos especiais, como nas terças e quintas.

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No entanto, é imprescindível definir bem as datas e não dispor do cupom em todas elas, sendo que a prioridade devem ser as datas que possuem algum tipo de relação com o seu negócio.

Mais uma estratégia é dar cupons de desconto no mês de aniversário da empresa

Quando os cupons são usados de maneira sistemática, eles se tornam aliados das campanhas de fidelização , pois vai estimular os seus clientes a comprar com alguma regularidade no seu e-commerce. Por isso também é importante sempre criar cupons diferentes, para aumentar as chances de mais pessoas comparem em sua loja virtual e de até o mesmo cliente comprar várias vezes.

Para quem oferecer os cupons de desconto

Os cupons de desconto podem ser promovidos ainda por meio de e-mail marketing, o que ajuda o investimento com essa ferramenta se tornar mais útil. Você também pode oferecer um desconto aos consumidores que estão comprando em sua loja virtual pela primeira vez ou aqueles que assinarem o seu newsletter.

As redes sociais são outras aliadas da difusão dos cupons de desconto, sendo que eles podem ser dados a quem acessar a sua fanpage no Facebook, por exemplo. Em outras redes sociais, você pode dar descontos aos seguidores da sua marca, o que vai estimular não apenas a comprarem seus produtos como também a acompanharem o seu perfil.

Outra estratégia de cupom de descontos consiste em fazer parcerias com empresas ou personalidades da internet

Desse modo, quem for redirecionado ao seu e-commerce por intermédio do site dos seus parceiros pode contar com descontos exclusivos. Em tempos de aumento de abandono de carrinho, ou seja, é grande a quantidade de pessoas que desistem de uma aquisição no meio do caminho, uma dica é tentar reverter a situação.

Desse modo, você pode enviar para o cliente que desistiu da compra um e-mail lembrando-o de que a compra não foi finalizada e, de quebra, oferecer um desconto para que ele a conclua.

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Nesse e em outros casos, entretanto, é importante que os cupons tenham um prazo de validade estipulado, o que vai ajudar você a gerenciar melhor as campanhas e avaliar como está o retorno delas.

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