Como trabalhar a Gestão de conflitos em uma empresa

Como trabalhar a Gestão de conflitos em uma empresa

0
SHARE
Como trabalhar a Gestão de conflitos em uma empresa
Como trabalhar a Gestão de conflitos em uma empresa

Veja nesse artigo dicas de como trabalhar a Gestão de conflitos em uma empresa.Em qualquer lugar onde há mais de uma pessoa pode ter um conflito, nas empresas isso não é diferente

Às vezes um mal-entendido, uma falta de informação pode gerar conflitos muito grandes e inconveniente, vamos ver algumas dicas para solucionar e esse problema que pode repercutir do andamento da empresa.

Simplo 7 - Loja Virtual

Vamos as dicas:

Seja empático:

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Ela nos ajuda a compreender as razões, por mais estranhas que pareçam, que levam alguém a tomar decisões que jamais tomaríamos, não mostre que está do lado de alguém, mas também não se mostre em cima do muro, afirme que o melhor para a empresa é ambos se respeitarem e cumprir suas funções.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Ouça os dois lados:

Para ser justo, é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão. Faça o possível para ambos não serem prejudicados, mude o ponto de vista deles colocando a empresa como o foco, mostre que trabalhando em equipe todos ganham. Obtenha fatos sobre as duas partes e os analise.

Tenha uma postura racional:

Não se contamine emocionalmente quando houver discussões mais ríspidas. Mantenha a negociação no plano racional. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole. Use a diplomacia para ambos e se coloque na posição de cada um e avalie como um todo.

Estimule o diálogo:

Procure fazer com que as partes apresentem seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis, de forma que as informações dos dois lados possam ser aproveitadas em uma proposta intermediária.

Não se omita:

Muitas vezes, o líder se retira antes de resolver o conflito. Se depois de tudo isso o impasse persistir, decida você. Às vezes, é preciso tomar partido de uma das posições e encerrar o problema, deixando claro quais os critérios levados em consideração para decidir. Procurando sempre um bem comum, para todos.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Para entender os conflitos precisamos saber a causa deles. Alguns itens que dão origem a conflitos na empresa são eles:

 Imposições intransigentes.
 Pressão do trabalho.
 Expectativas frustradas.
 Condições de trabalho inadequadas.

 Falta de capacitação para o atendimento ao cliente.
 Ambiente de trabalho adverso.
 Preconceitos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

 Mudanças repentinas na empresa.
 Problemas nos fluxos de comunicação.
 Insubordinação.

O que os conflitos causam na empresa:

 Queda de rendimento do trabalhador.
 Ambiente da organização dividido por afinidade.
 Custas judiciais com processos de indenização.

 Prejuízo à imagem da empresa junto à clientela.
 Surgimento de outros conflitos

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Cada conflito deve ser analisado por uma pessoa que sabe dialogar de forma lógica, educada e organizada, o conflito pode ser bom para mudar algo que não caminha bem, pode-se aproveitar a situação de conflito e realizar uma reunião para acertar os ponteiros, os resultados podem ser estimulantes e assim trazer soluções para a empresa ao invés de problemas.

Conflitos o lado positivo e negativo da ação.

Lado positivo:

Conflitos saudáveis, são fonte de ânimo para um bom desempenho na vida das pessoas sejam na área pessoal, como na área empresarial ele alivia a tensão faz com que as pessoas tenham uma nova visão sobre determinado assunto, os conflitos nos fazem crescer e nos torna forte, fazendo deixamos de ter medo das mudanças, de sair da zona de conforto.

Muitas novidades surgem de confrontos, estabelecendo o limite da educação e do respeito, tudo transcorre de maneira tranquila. Fortalece todos os envolvidos que se tornam confiantes com suas ideias e inovações, elevando a auto estima de cada um dentro da empresa dentro da própria vida pessoal.

Lado Ruim:

Com uma linha tênue entre o bem e o mal os conflitos também podem desencadear uma série de problemas, se eles não forem apresentados de uma forma calma e respeitosa, mas de uma maneira agressiva e destruidora, onde podem chegar a agressão tanto verbal quanto física, ultrapassando os limites do bom senso e da vida em sociedade.

Pessoas que dramatizam o conflito, pessoas fracas com baixa autoestima, que acreditam que o mundo conspira contra ela ou que ela será culpada, condenada e julgada por dar sua opinião, pessoas que usam de seus cargos para humilhar outros funcionários, usam de um encontro social para se mostrarem mais próximo a superiores e assim intimidar outros setores da empresa, as famosas frases “ Sou filho do dono” “ Ontem jantei com o “fulano” (chefe).

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Quando ocorre um conflito e existe uma pessoa que sofreu a consequência por exemplo um assédio sexual feito por um colega ou superior, uma situação de preconceito, humilhação.

A empresa deve amparar a vítima nesse caso e dar a ela uma assistência, até uns dias de folga dependendo da gravidade da situação, punir severamente o praticante da ação, oferecer suporte psicológico, fazer uma reunião e mencionar o ocorrido, mostrar a outros funcionários que a empresa está ciente e lhe dará apoio quando ocorrer isso.

Também nessa hora a empresa deve mudar deve analisar onde ocorreu a oportunidade de tal fato acontecer, trabalhar mais com a relação entre funcionários, realizar reuniões descontraídas e aproximar os funcionários, observar o comportamento de todos, seu modo de ser de lidar com os colegas, superiores.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Vivemos todos os dias com conflitos, pessoais, na criação dos filhos, nos relacionamentos, no trabalho esses conflitos nada mais são do que energia para caminharmos e melhorar cada vez mais seja o nosso relacionamento com os outros seja com nós mesmos.

A vitória sobre os conflitos nos proporcionam a capacidade de poder tomar decisões, fazer escolhas, mudar o que não funciona mais. Nos oferece o controle das ações nos dá segurança para passar por problemas e situações. Essa maneira de resolver os conflitos e não evita-los oferece uma boa confiança tanto para os funcionários de uma empresa como para seus líderes, fazendo com que sejam bons gestores, sendo o líder da empresa o cargo oferece obrigações especificas, os conflitos são muitos em todos os setores e cabe ao Gestor saber administrar também seus conflitos na solução de conflitos.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Ao deixar passar os conflitos por menor que seja pode fazer com que mais para frente uma avalanche de problemas fique incontrolável e traga outros conflitos e dessa forma a empresa não suporte. Por essa razão siga as dicas e pegue suas armas pois a batalha vai começar.

LEAVE A REPLY