Como ser um bom empreendedor individual

Como ser um bom empreendedor individual

0
SHARE
Como ser um bom empreendedor individual
Como ser um bom empreendedor individual

Leia nesse artigo dicas como ser um bom empreendedor individual

 

Empreendedor individual, é a definição que a lei fornece para toda pessoa que é constituída de empresa e que opera ou no modelo de Empresá Individual(EI) ou no modelo de Microempreendedor Individual(MEI), tanto o EI como o MEI são modelos de negócio que são destinados para pequenos empresários individuais que se embrenham no mundo dos negócios para a realização de determinada atividade empreendedora.

É muito comum, que ao se tornar um empreendedor individual que você tenha um certo receio e até mesmo se sinta meio perdido principalmente no começo, visto que muito provavelmente este seja o seu primeiro negócio, mas a grande notícia é que você não está sozinho, existem outros que também neste exato momento estão operando o seu negócio como empreendedor individual iniciante.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: Ecommerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Como poso me dar bem como empreendedor individual?

A primeira dica, para que você se torne um empreendedor individual bem-sucedido é que você busque por informações em empresas como o SEBRAE e a ENDEAVOR que oferecem diversos cursos par o empresário individual, muitos inclusive podem ser desenvolvidos na modalidade e-learning, ou seja, de maneira online, então a dica é procurar investir em estudos e procura de informação pelo menos de inicio.

Outra dica importante, é que você procure ter o máximo de conhecimento possível a respeito do mercado ao qual você deseja atuar como empreendedor individual, foque sempre na busca por conhecimentos, faça um curso livre, técnico ou faculdade que pode ser feito por meio do e-leaning que permite que você estude sem sair de casa.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Adquirido conhecimento a respeito do seu mercado

Outra dica, é que uma vez adquirido conhecimento a respeito do seu mercado e que você tenha informações adequadas a respeito desse tipo de mercado o próximo passo é você pensar : O que posso oferecer de diferente com relação ao meu concorrente ao meu cliente? Pois somente se sobressaindo sobre a concorrência é que você irá se destacar como empreendedor individual.

Trate a pessoa que vai contratar pelo seu serviço ou comprar seu produto como cliente nunca como amigo, fazendo este tratamento de forma formal como cliente, o empreendedor individual passa a dar ao seu consumidor um tratamento mais profissional, o empreendedor individual não pode misturar negócios com vida pessoal.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Grande sucesso para que você possa desenvolver-se bem como empreendedor individual

 

O grande sucesso para que você possa desenvolver-se bem como empreendedor é que você antes e acima de tudo tenha em mente que é imperativo que haja uma separação de forma total e absoluta do seu negócio da vida particular, pois se o empreendedor individual que estiver desenvolvendo por determinada atividade produtiva, começar misturar trabalho com vida pessoal provavelmente falhará em sua empreitada.

Outros segredos

Outro segredo, que pode dado como certo para o sucesso ou não do empreendedor individual no seu negócio é que você busque sempre por formas de costurar parcerias, nos primeiros anos investir em parcerias não é bom negócio, mas a partir do momento que você tiver uma boa estrutura você não somente pode como deve procurar por alianças até mesmo com concorrentes.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Uma outra dica, é que você procure também ter separado o que entra e sai de sua empresa e o que você precisa para viver, não gaste de forma excessiva pelo menos nos primeiros anos de sua empresa, pois um dos grandes motivos da quebra de muitos negócios é fazer da empresa da pessoa caixa eletrônico isso traz vários problemas para o empreendedor individual.

Outras dicas para ser um bom empreendedor

Uma outra dica, é que você procure separar vida pessoal e vida de empresário individual, separe um tempo para cada vida, emprenhe-se em seu negócio e ao mesmo tempo tenha um tempo para a sua família ou para você, somente obtendo um ponto de equilíbrio é que você poderá ser um empreendedor individual bem-sucedido.

Toda empresa está sujeita a diversos problemas que podem fazer com que determinado mês ou meses o empresário individual tenha que lidar com perdas financeiras, portanto é preciso que você tenha uma boa reserva financeira para se manter de modo especial nos primeiros anos da empresa que tendem a ser mais complicados.

Mesmo após passado alguns anos e que sua empresa esteja afirmada no mercado o empreendedor individual precisa ter reservas financeiras, caso contrário ele poderá ter que ficar refém de instituições financeiras recorrendo a grandes empréstimos e comprometendo o caixa de sua empresa de forma significativa.

Ande sempre corretamente com questões trabalhistas

Ande sempre corretamente com questões trabalhistas, tributarias e contábeis de sua empresa, pois caso falhe em alguma destas áreas você poderá ter que arcar com processos que geralmente levam a perda de bens por parte do empresário.

A dica é recorrer ao EIRLEI, que é um tipo de CNPJ que permite que o empreendedor individual possa ter todos os seus bens protegidos este tipo CNPJ pode ser usado para o caso de abertura de uma empresa individual(EI), mas não se aplica ao caso de Microempreendor Individual(MEI) que não pode aderir ao regime fiscal EIRLEI.

Outra questão, que também é preciso que o empreendedor individual tenha em mente é que existe a possibilidade da empresa solicitar um empréstimo maior do que uma pessoa física onde você pode utilizar este empréstimo para realizar melhorias em seu negócio ou mesmo para poder ampliar por este tipo de empreendimento.

Sempre tome muita cautela antes de realizar o empréstimo

Sempre tome muita cautela antes de realizar o empréstimo de algum banco pois este tipo de operação costuma em casos de inadimplência a gerar perdas significativas de patrimônio da empresa e em alguns casos do próprio empreendedor individual, porém de você fizer uma análise de forma correta e com calma e ter uma empresa afirmada no mercado o empréstimo também pode ajudá-lo.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Outra dica, ainda se falando em termos de correr risco calculados, o segredo do sucesso de grandes empreendedor individual que começaram com um negócio pequeno e hoje são donos de grande e medias redes empresariais é que todos eles em algum momento da vida tiveram que correr algum tipo de risco calculado, ou seja, correr risco sabendo os seus limites.

Risco calculado

A ideia do risco calculado, não é incentivar o empreendedor individual a fazer alguma imprudência, como colocado anteriormente erros neste caso são punidos com diversas perdas para o empreendedor por isso é de vital importância que você procure por entender que risco calculado é que todo o empreendedor individual vai precisar correr riscos algum dia, porém fuja de aventuras pois este tipo de negócio só tende a causar danos severos para a sua empresa formalizada.

LEAVE A REPLY