Como otimizar a experiência de atendimento ao cliente

Como otimizar a experiência de atendimento ao cliente

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O atendimento ao cliente é uma peça-chave para o funcionamento de qualquer empresa, já que esse processo caracteriza o conteúdo com as pessoas que são responsáveis pela sua receita. Por isso, não importa qual a sua área de atuação: é preciso construir um fluxo otimizado de atendimento para proporcionar boas experiências para os consumidores.

Tenha em mente que a experiência de um cliente vai muito além do contato com os seus produtos ou serviços. Ela envolve todo o processo da compra, o relacionamento com a empresa e até mesmo a identificação com a sua marca. Todos esses quesitos citados têm relação com o atendimento ao cliente e por isso é tão importante aprimorar esse processo para agradar a sua audiência.

Quer saber como? Confira abaixo algumas dicas sobre como otimizar a experiência de atendimento ao cliente para ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais!

  • Tenha o foco do cliente

Muito se falava sobre o conceito de foco no cliente, ou seja, sempre tomar decisões pensando no resultado final para os consumidores. Porém, uma política que muitas empresas adotaram nos últimos meses é a de foco “do” cliente, ou seja, a estratégia de se colocar nos pés dos consumidores para entender o que eles precisam e esperam da sua marca.

Isso funciona quase como a criação de um personagem que tem diversos desejos, anseios, sonhos e vontades quando pensa na sua empresa. Ao entrar no mindset dessa persona, o atendimento se torna muito mais fácil porque você sabe como o seu cliente pensa e pode tomar decisões melhores para ajudá-lo no que for preciso.

  • Conte com a tecnologia

Existem diversas ferramentas que surgiram para otimizar a experiência de atendimento ao cliente. Uma delas é a criação de chat bots, ou seja, mecanismos personalizados de atendimento que usam a inteligência artificial para acelerar a conversa com os consumidores e, na mesma medida, economizar o tempo da sua equipe.

Além disso, as próprias redes sociais (como o Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e etc) são ótimos canais de comunicação para aprimorar os seus processos de atendimento, já que oferecem ferramentas rápidas e eficientes para solucionar problemas comuns dos consumidores. Conte com essas mídias para fortalecer os laços entre a sua marca e os clientes.

  • Invista em call tracking

Outra ferramenta que revolucionou o mercado de atendimento ao cliente é o call tracking, por isso a ferramenta é cada vez mais consolidada na área. O software funciona da seguinte forma:

Imagine que você é trabalha em um e-commerce de sapatos e tem o seu site oficial, uma página no Facebook, uma no Instagram e um canal no YouTube como canais de comunicação. O programa criará 4 telefones diferentes, um para cada plataforma, e redirecionará as ligações para a sua linha principal.

Com isso, é possível descobrir qual é a fonte das ligações para identificar os seus canais digitais mais fortes. Além disso, o software sintetiza os atendimentos para que você consiga classificar dúvidas frequentes, problemas recorrentes e outras informações que ajudam a aprimorar o atendimento ao cliente.

Imagine que você descobre que a maior parte das ligações são originadas pelo Facebook e falam sobre problemas para adicionar produtos no carrinho. Ao diagnosticar esses fatores, você consegue orientar a sua equipe sobre os melhores procedimentos de atendimento e, ao mesmo tempo, criar conteúdo nas redes sociais que ajude a solucionar esse problema sem que o cliente precise ligar para a sua central.

Gostou das dicas e tem mais alguma informação para compartilhar? Então aproveite para deixar um comentário no espaço abaixo e não esqueça de divulgar o conteúdo nas redes sociais!

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