Como montar uma padaria

Como montar uma padaria

0
SHARE
786548

Seja um pequeno comércio em seu bairro ou uma grande panificadora em um movimentado centro comercial, saiba que montar uma padaria é uma excelente opção de novo negócio.

 

Primeiros passos para montar uma padaria

Antes de qualquer coisa, é bom que seja feito um plano de negócios – especialmente para testar a viabilidade de sua ideia. Porque o investimento será alto e nada melhor que errar no papel, assim seu dinheiro estará seguro.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Principalmente por se tratar de produção e comercialização de alimentos, toda a parte burocrática do seu negócio exigirá bastante dedicação.

E essa etapa poderá ser demorada, considerando que vivemos em um país bastante burocrático.

Serão muitos órgãos a consultar…

– Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
– Registro na Junta Comercial;

– Registro na Secretária da Receita Federal;

– Registro na Secretária da Fazenda;

– Registro na Prefeitura do Município;

– Registro no Previdência Social

– Registro no Sindicato Patronal;

– Alvará de Funcionamento;

– Consulta junto ao Procon;

– Consulta a legislação sanitária;

– Contratação de seguro;

…e essa lista pode aumentar.

Defina se irá oferecer serviços extras como entrega, para determinar todos os custos dentro do seu plano financeiro. Fornecer para empresas e hospitais pode garantir uma renda fixa mensal bastante atraente.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Uma das melhores opções para novos negócios

O ramo de alimentação será sempre uma ótima ideia de negócio. A definição do tamanho de sua padaria e o alcance estará ligado diretamente ao investimento realizado, a condução da administração do negócio e fatures externos, claro. É um ramo que gera milhões de reais anualmente, e ainda tem muito potencial de crescimento.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS

>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

É possível oferecer serviços no estilo padaria boutique, ou no estilo conveniência. Tudo dependerá da localização e da necessidade do público-alvo. Encare a grande competitividade da área a seu favor, como estímulo para oferecer o melhor produto, o melhor serviço e inovar sempre.

Uma boa ideia também será contratar a consultoria de um especialista.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Como montar uma padaria

Quando iniciar a pesquisa sobre a localização, durante a análise dos imóveis procure entender também alguns detalhes como o poder aquisitivo dos moradores da região, quantas padarias existem na região, e como é o serviço oferecido por cada um dos concorrentes.

No planejamento da estrutura do seu espaço atente-se especialmente para questões ligadas a praticidade, iluminação,ventilação e facilidade de acesso, inclusive área para carga e descarga. Tanto para quem estiver no ambiente interno, e também para quem utilizar a área externa do local.

É importante pesquisar com calma e de forma incansável, assim será possível obter bons resultados nas negociações de aluguel e preço de equipamentos.

Os equipamentos básicos são:

– fornos,
– amassadeiras,
– cilindros médio (para sovar a massa),
– batedeiras,

– modeladoras,
– divisoras de massas,
– utensílios para confeitaria,

– mini-forno,
– fatiadeira,
– câmara de crescimento,
– resfriador,

– geladeira,
– assadeiras,
– mini-modeladora,
– balanças,

– esteiras,
– freezers,
– mesas com cadeiras,
– balcões,

– prateleiras,
– mesas de preparo,
– móveis,
– utensílios,

– computadores,
– telefone,
– cadeira,
– veículo.

A gestão do estoque e compra de matéria-prima deve ser acompanhado de perto. Esse assunto pode custar, literalmente, muito caro se não for bem administrado. Para controle de estoque e atendimento alguns softwares serão excelentes auxiliares.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Na mesma linha de raciocínio está a escolha dos fornecedores, que se falharem na qualidade dos itens fornecidos deixarão um grande problema nas mãos do responsável pelo comércio.Os principais produtos de uma padaria são: roscas e pães; biscoitos; bolachas; salgados; doces; pizzas; bolos e tortas.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Algo muito importante será a escolha da equipe. Muitas padarias funcionam 24h. Mas em geral o horário de funcionamento é das 6h às 22h. Pensar em quantas pessoas por turno serão necessárias para o funcionamento é importante, mas considerar a experiência no ramo pode ser ainda mais efetivo no dia a dia. E o treinamento também, quando o estilo de atendimento deverá ser exposto e absorvido por todos. Assim o cliente entrará em seu estabelecimento por mais motivos que o cheirinho de pão.

Uma boa divulgação da inauguração é essencial, e a melhor estratégia é despertar a curiosidade de todos. Promova um evento e ofereça preços promocionais para garantir a fidelidade de muitos clientes.

Se fizer a escolha por comprar um ponto já existente, utilize o passo a passo para fazer uma revisão de todos os aspectos. Será importante realinhar de acordo com a sua essência. Resumindo: montar uma padaria de sucesso é o sonho de muitos empreendedores, e o mercado de alimentação é um dos que mais crescem. O Brasil possui um grande potencial de crescimento no mercado de pães, sendo que a panificação é um dos maiores mercados industriais do país e corresponde a 10% dos alimentos consumidos. O seguimento de panificação é responsável por cerca de um milhão de empregos diretos.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Montar uma padaria tornou-se algo muito atraente para empreendedores dispostos a criar um negócio inovador dentro do setor de panificação. É fundamental conhecer o público-alvo, fazendo uma pesquisa de mercado com o objetivo de obter informações sobre as características demográficas e o comportamento de consumo dos futuros clientes. A maior parte dos clientes prefere comprar pão em uma padaria, e a justificativa é a qualidade do produto. Os que preferem comprar em supermercados dão mais atenção aos preços, que são mais baixos.

Forneça conveniência e variedade de produtos para atender todos os perfis de clientes. Outros pontos importantes são: agilidade e rapidez no atendimento, higiene e amplo espaço físico.

LEAVE A REPLY