Como Montar Uma Loja Virtual Passo a Passo?

Como Montar Uma Loja Virtual Passo a Passo?

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Se você tem interesse em montar uma loja virtual passo a passo, está no lugar certo. Através desse artigo você terá condições de organizar suas ideias e colocar seus planos em prática. Muitos possuem interesse em entrar para o e-commerce, mas tem receio de ser um negócio muito difícil ou caro, o que não é verdade. O que é preciso é planejamento para que seu negócio dê certo.

Muita gente fica em dúvida se deve aceitar propostas atraentes, como a criação de loja virtual gratuita. Mas é preciso ter em mente que essa não é uma opção simples caso você não possua conhecimento em programação.

Outra dica para que sua experiência no segmento de e-commerce seja bem-sucedida, você precisa se preocupar com diversos outros pontos importantes na montagem de uma loja virtual, além de sua plataforma, inclusive sobre como montar uma loja virtual.

Veja abaixo algumas dicas muito importantes sobre como montar uma loja virtual passo a passo:

#1 – Planejamento

Qual o primeiro passo para montar uma loja virtual? Para iniciar qualquer negócio, o empreendedor precisa estabelecer um plano estratégico para alcançar seus objetivos. No âmbito do comércio virtual, não é diferente.

Você precisa ter pré-estabelecido o valor de investimento que quer dispor na montagem de sua loja virtual, bem como o tamanho e qualidade que quer oferecer a seus clientes. É preciso saber também que desde o início da montagem de sua loja virtual, você já deve investir pesado em estratégias de marketing e divulgação.

#2 – Plataformas de e-commerce

Existem boas opções que viabilizam a montagem de lojas virtuais de forma gratuita, e são os sistemas open source. A maioria dos provedores oferece esses sistemas, que são mais comuns em plataformas Linux. Exemplos deles são o PrestaShop e o Magento.

Plataformas como esses dois exemplos, a princípio, executam a instalação de forma automática e ainda oferecem opções de personalização. O problema é que existem configurações extras no processo de instalação que necessitam da intervenção de um profissional com conhecimento em programação.

Na opção de plataformas alugadas, você conhece fornecedores com propostas diferentes, projetos diversos, e para valer a pena adquirir esse tipo de plataforma, é preciso ter em mente o que você deseja e então procurar a opção que mais se aproxima do que você quer na montagem de uma loja virtual. Você pode avaliar alguns aspectos para não se arrepender de sua escolha, como observar funcionalidades e outros pontos técnicos que a plataforma oferece.

#3 – Personalização de sua loja virtual

Para montar a loja virtual da maneira que você deseja e que represente a idéia central do negócio, é preciso ir além das opções limitadas oferecidas pelas plataformas de e-commerce de provedores de hospedagem. Para possibilitar isso, é a hora de contar com uma pessoa que saiba manipular arquivos CSS e linguagem HTML. Um técnico que será o mediador entre você e a montagem da loja virtual do jeito que você quer, se você tiver escolhido uma plataforma open source.

É válido saber que na montagem de sua loja virtual, as opções de acessórios são essenciais para otimizar sua página. Existem acessórios que podem ser instalados para melhorar o funcionamento de sua loja virtual. Eles são chamados de plug-ins, e oferecem diversos tipos de vantagem para o seu negócio. Mas todos eles dependem da atuação de um técnico para que funcionem de forma correta.

#4 – Garantir o funcionamento dos sistemas instalados

A assistência do técnico na instalação das atualizações do sistema na etapa de montagem de sua loja virtual é algo importante a ser levado em conta. As atualizações são constantes por causa da evolução dos sistemas e é bom que seja feito por quem sabe do assunto, para evitar que algo dê errado em sua loja, caso a sua plataforma seja open source.

Os provedores de hospedagem não oferecem qualquer tipo de suporte técnico e isso está no contrato do serviço oferecido por eles. Garantir que os sistemas funcionem de forma adequada é obrigação do empreendedor. Provedores de hospedagem são responsáveis por hospedar e permitir acesso ao conteúdo de seu site.

#5 – Funcionamento de sua Loja Virtual

Uma questão importante a ser levada em conta é o seu objetivo em relação à plataforma de e-commerce que vai escolher na montagem de sua loja virtual. A loja virtual será o local de exposição de seus produtos, para atrair os visitantes que gostam de fazer suas compras com conforto em suas casas.

Assim que você escolhe a plataforma que permitirá criar seu site da maneira que sonha, e termina o seu design, você poderá cadastrar seus produtos e organizá-los por tipos. Acompanhar a venda de produtos e observar se você tem em estoque os produtos oferecidos em sua loja é importante para evitar reclamações e a frustração de seus clientes.

#6 – Atendimento e facilidades em sua loja

A melhor forma de crescer e ser popular é oferecer a experiência de uma compra sem dificuldades. A rapidez e o contentamento do cliente geram o feedback positivo, que abre portas pra novos clientes. Apostar suas fichas na divulgação e marketing de sua loja através de redes sociais, sites de busca, links patrocinados, e utilização de projetos de SEO são uma ótima idéia.

Ao montar sua loja virtual, tenha em mente que você deve oferecer ao cliente, canais para que ele possa se comunicar com você, reclamar, dar sugestões, e tirar todas as dúvidas. Quanto mais canais de atendimento ao consumidor você tiver, mais confortável e seguro o cliente se sentirá em relação à sua loja, além de trazer mais credibilidade para seu negócio. Você também ganha muito com isso, pois saberá como seus clientes estão reagindo com seus serviços, e pode sempre melhorar a partir de críticas e sugestões.

Considerações Finais

Existem outras facilidades que você deve incorporar na montagem de sua loja virtual. Os sistemas que oferecem mais opções na hora do pagamento e segurança para as informações do cliente nas compras são os melhores.

O UOL Host é um dos sistemas que envia por você e-mails informando cada processo concluído da compra para o cliente. Existe também o Mailing, onde seus clientes receberão sempre seus boletins informativos e campanhas publicitárias.

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Um grande abraço e até o próximo post!

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