Como montar estratégia de vendas em datas comemorativas

Como montar estratégia de vendas em datas comemorativas

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Como montar estratégia de vendas em datas comemorativas
Como montar estratégia de vendas em datas comemorativas

Veja nesse artigo como montar estratégia de vendas em datas comemorativas

Não é novidade para nenhum lojista em nenhuma parte do mundo. Mas datas comemorativas são excelentes oportunidades para faturar mais. Aqui você pode me falar: mas o Brasil está passando por uma das maiores recessões econômicas que já enfrentamos e isso tem assustando todos os comerciantes. Consequentemente,  têm  se vendido menos, os estoques estão ficando parados e ainda não há uma noção de quando isso irá melhorar.

Bem, isso pode ser parcialmente verdade. Como também é verdade o fato de que se você não montar uma boa estratégia de vendas em datas comemorativas, não venderá mais do que seu concorrente que o fez. Então, mesmo que as pessoas tenham receio de gastar, elas precisam continuar consumindo o que precisam para viver – e muitas vezes isso envolve os chamados gastos supérfluos. Isso quer dizer que ainda há dinheiro para ser ganho, mas que os indivíduos estão mais inseguros e seletivos em relação aos seus gastos.

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Para montar uma estratégia para vender em datas comemorativas, você precisa começar a pensar em promoções e em ações diferentes que possibilitem a conquista de novos clientes e a fidelização dos atuais clientes. Logo, mesmo com a crise econômica, se faz necessário inovar constantemente. Somente assim um lojista virtual irá conseguir lucrar.

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Todos sabemos que consumidores não conseguem fugir de muitas das datas comemorativas, mesmo que não desejam gastar demais. Assim, dar um presente no Dia das Mães, no Dia dos Namorados e no Natal tornam-se obrigatórios. Desse modo, é necessário que você defina a sua estratégia e possa aproveitar essas datas para que alcance ótimos resultados. Para saber como fazer isso, abaixo foram selecionadas excelentes dicas que tornam mais fácil para que você aproveite todo o potencial de vendas da sua loja durante as datas comemorativas. Confira como fazer:

Saiba o que é mais importante para o seu público

O primeiro passo é saber que antes de uma promoção, você tem que saber exatamente o que público deseja obter da sua marca. Imagina você apostar todas as fichas em campanhas que acabam não atingindo nenhum consumidor. Então, conheça seu público e saiba o que ele deseja adquirir em datas comemorativas.

Defina uma estratégia que apresente benefícios: isso irá gerar muito interesse dos seus clientes. Inúmeras vezes é possível que você venha a conseguir aumentar a quantidade de vendas sem que seja necessário fazer grandes promoções. Então, fique atento.

Seja criativo e pense em ações fora da “caixinha”: inúmeros varejistas acabam desenvolvendo ações promocionais que são muito semelhantes em datas comemorativas. Isso acaba fazendo com que o consumidor não tenha interesse pelas marcas ou tenha um “desinteresse”. Um excelente exemplo disso é quando você oferece o mesmo percentual de desconto que os outros concorrentes.

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Busque estratégias incomuns: vá atrás e tente desenvolver ações que fujam do senso comum e consigam captar a atenção do seu público justamente por serem criativas e únicas. Do mesmo modo, não fique repetindo ações que já foram feitas ao longo do ano. Imagina que sem graça é criar uma boa campanha para o Dia da Mulher e utilizar ela também para o Dia das Mães. É frustrante para o cliente. Então, não fique parado: busque sempre inovar.

Trabalhe com um bom estoque: não ter à disposição em estoque produtos para a sua loja virtual quando você realiza uma grande promoção como a venda nas datas comemorativas acaba saindo como um tiro pela culatra. Então, evite, sempre, que isso aconteça.

Do momento que sua marca começar a alcançar novos clientes, você precisa estar preparado ao máximo para conseguir atender todas as expectativas deles. De outro modo, todo o seu esforço terá sido feito para promover uma marca positivamente, mas isso de nada irá valer. Então, saiba se organizar com uma boa antecedência para garantir que tudo irá ocorrer perfeitamente.

Saiba escolher os meios de divulgação: de nada adianta fazer uma boa promoção em uma data comemorativa se você não souber como divulgá-la corretamente. Então, sua estratégia de marketing precisa estar, de forma irresoluta, alinhada com as suas metas de vendas.

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Somente assim você irá ter a possibilidade de alcançar o sucesso. Então, saiba utilizar as redes sociais, como o Facebook e o Instagram a seu favor. Elas podem ser canais de grande importância para o seu sucesso comercial. Uma sugestão é que você acabe criando uma campanha de acordo com o seu perfil em cada plataforma. Do mesmo modo, esse material precisa ser divulgado com boa antecedência.

Você já deve ter notado que períodos que antecedem datas comemorativas costumam ser marcados por uma grande quantidade de ações de marketing, com o consumidor sendo bombardeado sem parar por elas. Então, busque uma forma criativa e honesta de alcançar o seu público alvo, de forma de ser lembrado mas sem parecer invasivo. Aí está o grande segredo para o seu sucesso na divulgação da sua promoção.

Mude o layout da sua loja: uma boa forma de chamar a atenção para a sua promoção é criar um layout diferenciado, de forma que você consiga atrair facilmente a atenção dos potenciais clientes para a sua marca. Então, pense em layout de acordo com a ocasião.

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Nestas ocasiões, vale criar uma decoração que case com o seu nicho de atuação. Então, combine os elementos visuais da sua loja visual para que isso possa vir a garantir uma boa experiência para o consumidor no ambiente online.

Análise em detalhes os resultados: após ter cumprido todos esses passos, é necessário que você analise detalhadamente os resultados da sua ação. Somente assim você irá saber o retorno que a venda dos produtos em datas comemorativas estão trazendo para a sua marca.

Então, considere detalhadamente os resultados, considerando como estão os custos de divulgação, o ticket médio do seu cliente, o volume de vendas. Com isso, você pode vir a ajustar suas estratégias ao longo da data comemorativa para que possa vender mais.Agora que você já sabe a melhor forma de aproveitar as datas comemorativas e vender mais, não perca tempo e programa sua promoção.

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