Como iniciar um e-commerce do zero

Como iniciar um e-commerce do zero

0
SHARE
Modelos de e-commerce para você seguir
Modelos de e-commerce para você seguir

Todo negócio começa do zero, mesmo que tenha mais de mil lojas virtuais do mesmo modelo, não esqueça cada uma é diferente da outra alguma fase como documentação, estoque, segmento, tipos de pagamento, tipos de fornecedores e tipos de entrega dentre outras, mas cada uma é única e tem suas características.

Planeje, Pesquise e execute: 

Sem dúvida são três ferramentas que ajudam, a abrir uma loja virtual, ao escolher seu segmento pesquise sobre ele no mercado, visite páginas falando sobre ele, páginas que vendem ele, pesquise a procura dele no mercado, os depoimentos positivos e negativos de quem comprou, porque a pessoa deixou de comprar, enfim quanto mais informação melhor.

Planeje faça um planejamento, faça um guia para que você siga as instruções sem esquecer de nenhuma etapa para a construção do seu negócio, quanto você vai usar para investir, quanto você vai usar para ter um estoque de produto, quanto você vai investir em marketing, divulgação, conhecimento, se você vai precisa fazer cursos, ler material via internet, ferramentas que vai precisar para trabalhar, caixas para a embrulhar para a entrega, contrato com correios ou transportadoras, segurança para os pagamentos via cartão de credito ou debito, boleto bancário, suporte técnico para resolver problemas de entrega, estoque, atraso, danos ao produto, devolução.

Toda a loja virtual seja ela básica ou uma grande empresa ela tem que ter:

  • Receber o pedido
  • Verificar pagamento
  • Separar pedido e conferir
  • Embalar para a entrega
  • Emitir nota fiscal e etiquetas de identificação
  • Expedir ou enviar mercadorias
  • Acompanhar o pedido junto ao cliente.
  • Aprenda também e leia bastante sobre e-commerce existem vários lugares com muito boa informação e ensinando a você viver nesse novo mundo de comércio eletrônico.

Porque toda loja virtual começa com um planejamento.

 É porque através dele que cada fase é analisada e estudada para que da melhor maneira possível ela seja executada e a loja virtual possa entrar no mundo do e-commerce. Até as franquias começam do zero pois dependendo da localização, tipo de unidade o planejamento da franquia é adaptado ao novo empreendimento, apenas sendo preservado as características mais marcantes do negócio como nome, logotipo, cores e outras características que identificam o comercio.

Com o planejamento os erros e dificuldades se tornam poucos e mais fáceis de superar pois o empreendedor deve ter tempo para fazer seu negócio crescer e evoluir e não de ficar resolvendo problemas pequenos e até possivelmente gastando dinheiro que poderia ser usado como investimento, na compra de material, pagamento de taxas de inscrição dentre outras coisas.

A escolha do segmento para seu e-commerce.

Através das muitas opções a escolha de segmento de e-commerce é escolhida através de pesquisas simples como:

  • O que vender?
  • Para quem vender?
  • Onde vender?
  • Como vender?
  • Como entregar?

Procurar coisas da moda, produtos ou serviços que estejam com grande procura no mercado, coisas que as pessoas precisam e que seja indispensável.

Para começar um e-commerce alguns desses itens são bem importantes:

  • Informação
  • Foco
  • Planejamento
  • Capital para investimento
  • Pesquisas
  • Dedicação
  • Estudo
  • Objetivos

Cada item descreve ações principais para que ajudaram a escolher um segmento e as características de umas coisas como valores de investimento, quanto tempo tem retorno do valor investido.

Uma grande ajuda para abrir seu negócio é o SEO.

 Algumas dicas de SEO:

  • Site legível: utilize linguagem HTML, consulte um desenvolvedor de sites.
  • Escolha do Domínio: Geralmente o nome de sua loja, será escolhido para ser seu domínio, mas será que esse será um bom recurso, estude possiblidades de nomes, simples, fáceis de lembrar, informativo os domínios que coincidam com os termos de busca são bem vantagioso, para sua loja.
  • Conteúdo exclusivo: Existe o conteúdo duplicado presente em mais de uma URL ou pagina pode ser definido como plagio para que os buscadores indiquem que ambas a página inclua a tag= rel=‘ canonical” em seus links, se sua página vende produtos terceirizados não copie as informações, mas as coloque de uma maneira diferente e criativa.
  • Links para sua loja virtual: Obtenha vários links para sua loja, dessa forma seu posicionamento será melhor nos sites de busca, não aceite serviços pagos desse tipo não compensam, pois, truques são detectados e sua loja será prejudicada. O google penaliza esse tipo de serviço. Uma boa dica é conseguir links em blogs do segmento de sua loja virtual.
  • Textos Otimizados dos links: As URLs não são as únicas que fazem redirecionamento dos sites os textos e seus conteúdos também, você pode controlar os textos escritos e links de sua loja virtual, evite expressões como “clique aqui”, mas use algo atraente como “compre os melhores celulares aqui. ”
  • Produzir algo novo: A melhor forma de ter um conteúdo de qualidade é ter conhecimento e informação que traga algo de útil e novo para seus visitantes, um design interessante, um bom texto e boas fotos ajudam bastante a atrair os possíveis clientes, outra estratégia do SEO é investir em um blog que traga informação de coisas relacionadas ao que você vende em sua loja virtual.

O mais importante antes de começar o E-commerce.

Em primeiro lugar saber que sucesso e lucro são consequências de muito trabalho, dedicação, informação, através de tudo isso seja qual for o segmento ou tamanho de sua loja virtual, você vai se dedicar por dias, meses, anos no segmento escolhido por essa razão é bom que você goste do que faz e que conheça o que faz ou vende, vender sem saber o que vende não é possível passar as informações que o cliente pede, não é possível resolver os problemas que surgirem, encontrar novas ações para expandir seu e-commerce. Você tem que ter dedicação, responsabilidade, vontade, animo, pois, nem todos os dias são bons, nem sempre o sucesso vem no mês seguinte as vezes leva anos para que você consiga alcançar o primeiro objetivo e depois que alcançar o próximo virá outro, mais outro e assim por diante.

O mundo do e-commerce é incrível cheio de possibilidades, mas tudo isso depende de você e de sua dedicação, lembre-se é o seu negócio é o seu sonho as consequências como lucro, sucesso, dinheiro, reconhecimento também serão seus.

Boa Sorte.

LEAVE A REPLY