Como funciona uma loja virtual de sucesso

Como funciona uma loja virtual de sucesso

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As lojas virtuais estão bombando na internet. Os motivos para o sucesso das lojas online são diversos, contudo, há sempre ressalvas que precisam ser feitas. É muito bom ter uma loja virtual, gerenciar o seu próprio negócio e virar o seu próprio patrão sem precisar sair de casa, no entanto, para que esse sonho do empreendedorismo digital não se transforme em uma grande dor de cabeça é preciso investir no conhecimento.

Fazer cursos, assistir palestras, participar de workshops, são ideias fantásticas para melhorar o seu entendimento sobre a sua ideia de negócios. Afinal, para que o seu sonho saia do papel e se transforme em realidade é preciso contar com expertise suficiente.

Neste texto, apresentaremos alguns aspectos fundamentais sobre o funcionamento das lojas virtuais. Aqui você encontrará passos para montar uma loja incrível e promissora e também conhecerá algumas dicas super valiosas para que o seu negócio seja reconhecido no meio virtual.

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7 questões técnicas sobre como montar uma loja virtual

Uma loja virtual precisa oferecer todas as funcionalidades adequadas a modo de garantir uma excelente experiência de compra. Além disso, o layout da loja é fundamental para que os internautas não somente acessem o seu site e confiram o que tem a oferecer como também assegurar que eles retornem à sua loja e continuem fiéis ao seu empreendimento digital.

1- Cores do layout

Busque oferecer umaa loja virtual atraente, neste sentido, a escolha das cores é algo fundamental. Pense no nicho de mercado, no seu público-alvo e quais as sensações que deseja causar. Lembre-se de lançar mão do seu conhecimento sobre mercadologia das cores.

2- Adicione especificações aos produtos

De nada vale você oferecer infinidade de opções de produtos se você não informa quais são as características de cada um deles e quais benefícios eles proporcionam ao usuário. Seja empático e coloque-se no lugar do seu cliente, imagine que ele precisa comprar algo que não pode tocar, verde perto. Por isso, forneça todas as informações necessárias para assegurar o reconhecimento do produto da melhor forma possível.

➜ Dicas para montar uma loja virtual de sucesso

3- Dê opções para pagamento

Esta questão é super importante para o sucesso e o correto funcionamento do seu site. Estava pensando em colocar o boleto bancário como única forma de pagamento? Esqueça! Essa atitude é extremamente perigosa. Afinal, hoje em dia as pessoas utilizam cartões de crédito para boa parte das transações. Além disso, a cultura do brasileiro influencia a adoção do sistema de parcelamento como forma para pagar suas coisas e poder adquirir os artigos que deseja.

4- Segurança dos dados

Certificações são imprescindíveis para que o seu site proporcione confiabilidade aos consumidores. Outra questão aliada à segurança dos dados remete à colocação de todas as informações da sua loja incluindo CNPJ, endereço, telefones, e-mail, formulário de contato, entre outras alternativas.

5- Especificação do mecanismo de frete e distribuição

Há lojas virtuais que optam pela adoção de transportadoras para entregar os produtos para os clientes. No entanto, a grande maioria de lojas virtuais, principalmente as pequenas, investe nos Correios. Algumas questões interessantes a serem ressaltadas é a colocação de um preço de frete acorde ao CEP do consumidor e cobrar pelo envio da mercadoria. Embora o fato de não cobrar frete seja uma atitude simpática, em muitos casos essa gratuidade pode gerar prejuízo ao lojista.

6- Informações sobre troca de produtos

A troca dos produtos é um direito do consumidor, principalmente quando o produto está danificado. No entanto, explicar que a loja oferece a possibilidade de troca é uma informação preciosa para as pessoas, dâ conotação de seriedade e de interesse pelo consumidor.

7- Setor destinado ao direito do consumidor

Deixe um setor do seu site para disponibilizar a cartilha de direito do consumidor. Mostre que a sua loja é comprometida e proporciona confiabilidade.

7 passos importantes para montar a sua loja virtual

1- Escolha o nicho de mercado

Avalie qual segmento você domina e quais produtos relacionados à ele podem ser de interesse dos internautas. Verifique todas as informações relevantes sobre cada mercadoria. Saiba mais sobre o assunto, leia Produtos para loja virtual: como escolher.

2- Verifique canais de vendas adicionais

Tudo bem que o seu empreendimento é online, mas invista em canais adicionais como vendas diretas, telemarketing ativo e/ou receptivo, whatsapp, entre outras vias.

3- Invista em uma boa plataforma para lojas virtuais

A escolha da plataforma é um passo fundamental para o sucesso do negócio. Aposte em uma plataforma que ofereça um excelente suporte para você e proporcione um abrangente leque de funcionalidades.

4- Meios e formas de pagamento

Geralmente, esta decisão está associada ao intermediador de pagamento que deseja usar ou à opção de gateway oferecida pela plataforma.

5- Metodologias de logística em alta

É hora de pensar no processos de estoque, armazenamento e expedição. Crie um centro de distribuição. A maios parte das plataformas possui suporte para garantir um correto procedimento logístico e gerar a emissão da nota fiscal. Além de pensar no processo logístico tradicional, no qual você deverá encaminhar os produtos para os clientes, é preciso pensar na logística reversa ocasionada quando um cliente precisa trocar um produto, por exemplo.

6- Divulgue sua loja e atraia clientes

O planejamento da área de marketing é um ponto fundamental. Avalie a opção de utilizar a criação de conteúdo e/ou efetuar a divulgação do seu negócio nas redes sociais. Também existem opções pagas, elas são ótimas para garantir um bom tráfego na sua página. Vale a pena conferir!

7- Atendimento pós-venda

Tenha certeza que os clientes que você demorou em conquistar e que finalmente fecharam uma compra cairão fora da lista de clientes fiéis se detectarem que você não está nem um pouco preocupada/o com os consumidores. Busque manter um bom atendimento nas mídias sociais, central de atendimento e tenha uma boa comunicação com o seu cliente. Crie um e-mail marketing para conferir se ele gostou dos produtos, seja atencioso com os clientes.

E ai, está pensando em montar uma loja virtual? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Confira as outras matérias do blog e vire um expert no assunto.

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