Como funciona o Google AdWords

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Como funciona o Google AdWords

No serviço de publicidade do Google você pode criar e divulgar anúncios. Esses anúncios podem aparecer nos resultados de pesquisas, ou em sites de afiliados Google. Sendo que neste caso, os locais onde os anúncios vão aparecer são indicados pelos sites. Na página de busca você já deve ter reparado que os anúncios aparecem na parte superior e na lateral. Algumas funcionalidades permitem que sejam desenvolvidas estratégias pensando na divulgação integrada entre desktop, notebook, tablets e smartphones.

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Google AdWords funciona mesmo?

Sim, entenda como: para que um dos tantos anúncios disponíveis na plataforma seja exibido nos resultados do Google ele passou por um leilão. A relevância da palavra-chave é considerada, mas também o valor do custo por clique.

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Portanto, a classificação de um anúncio após esse leilão depende da relevância da palavra-chave, do valor do lance, e do índice de qualidade. Esse índice nada mais é que a nota que o próprio Google dá para os anúncios.Na prática, o Google AdWords funciona com um dinamismo incrível. A cada busca feita para o mesmo termo, podem surgir anúncios diferentes.

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Para criar uma campanha no Google AdWords você precisará de uma conta, poderá escolher entre diversas formas de pagamento, e o próprio Google emitirá uma nota fiscal. Antes de configurar a sua primeira campanha é necessário planejar, isso envolve algumas questões, sendo a principal: qual o objetivo com esses anúncios? Então escolha a oferta de valor. Prepare uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu anúncio. E na aba “campanha” em sua conta Google AdWords, selecione “criar primeira campanha”.

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Siga esse passo a passo simples para criar a sua campanha em Google AdWords:

– Configure o tipo de campanha (pesquisas ou rede de displays);
– Nomeie a sua campanha;
– Selecione os dados demográficos e o idioma;
– Em “redes”, defina se seus anúncios serão exibidos somente para desktops ou dispositivos mobile;
-Defina seu lance. Ou se preferir, selecione “lance automático” para que o Google defina o melhor valor;
– Defina seu orçamento diário;
– Salve as configurações.

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Pronto, agora monitore os resultados de sua campanha. Isso mesmo, um investimento como esse não pode ser deixado ao acaso. Para otimizar o monitoramento de sua campanha, integre o Google AdWords e o Google Analytics. Assim você conseguirá mensurar seus resultados. Além disso, pode acompanhar os termos digitados, a comparação entre cliques e visitas, e as conversões.

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Inicialmente crie poucas campanhas para conseguir controlar com tranquilidade e se habituar a ferramenta. Logo, logo estará dominando e será expert em links patrocinados.

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Melhore a sua posição nos resultados

Para ficar bem posicionado não basta pagar mais, você também precisa se preocupar com a qualidade do anúncio. Na classificação o Google procura em sua relação de anunciantes aqueles que se mostram mais relevantes para atender a palavra- chave buscada. Quanto mais relevante, maiores as chances de ser clicado. Lembrando que a relevância é definida por: relevância da palavra-chave, do valor do lance, e do índice de qualidade.

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Ao selecionar os participantes do leilão, o Google vai classifica-los considerando dois grandes fatores:

– O preço máximo que cada anunciante está disposto a pagar por clique para a palavra-chave;

– O índice de qualidade da palavra-chave.

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Esse índice é um mecanismo utilizado pelo Google para determinar através de algoritmos a relevância do anúncio. Para que o usuário tenha contato com anúncios clicados com mais frequência. E existe uma fórmula para isso:

A posição de um anúncio será determinada pelo preço máximo por clique multiplicado pelo índice de qualidade da palavra-chave.Esse índice é simplesmente a explicação para o Google ter se tornado a máquina de fazer dinheiro como conhecemos. E passou a ser considerado o melhor mecanismo de busca por oferecer os melhores e mais relevantes links patrocinados.

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Para definir esse índice, o Google considera a palavra-chave, a relevância do anúncio, e a página de destino. Assim, o usuário tem aumentada a probabilidade de encontrar o que busca tanto nos resultados orgânicos, como nos links patrocinados.

Logado em sua conta AdWords, é possível verificar o índice de qualidade de seu anúncio. Entre na aba “palavra-chave”, clique em “colunas”, depois em “personalizar colunas”, em “atributos” adicione o ícone “índice de qualidade”.

A escolha da palavra-chave

A escolha da palavra-chave é o principal fator para calcular o índice de qualidade. Nesse momento o Google avalia principalmente o CTR (Click-through rate) da palavra-chave que disparou o anúncio, ou seja, considera-se o número de vezes em que o anúncio foi clicado e divide-se pelo número de vezes que o anúncio apareceu.

Portanto, se um anúncio é muito clicado em relação a outros similares, provavelmente está melhor escrito ou é o mais relevante em relação à palavra-chave digitada por quem fez a busca no

Google. Assim, ao escrever um anúncio, tenha a certeza de que ele é relevante para as palavras que você cadastrou em seu grupo de anúncios AdWords.

Estima-se que o CTR represente 70% do valor do índice de qualidade de uma palavra-chave. Mas há outros fatores que influenciam o índice de qualidade:

– A experiência pela qual o usuário vai passar na página de destino do anúncio;

– A relevância do texto do anúncio em relação à palavra-chave cadastrada;

– O histórico do índice de qualidade do anunciante.

Importante ressaltar que o Índice de Qualidade nas buscas é calculado apenas usando-se as buscas Google, é calculado pela correspondência exata da palavra-chave em disputa no leilão, sendo descartados os termos de pesquisa com variações.

Conclusão

A cada busca realizada no Google, é oferecida uma combinação de resultados, composta por resultados gratuitos (orgânicos) e resultados pagos (anúncios), também conhecidos como links patrocinados. Os links patrocinados são exibidos nas três primeiras posições, em destaque, também na coluna lateral. Sendo que a cada busca novos anunciantes são eleitos, sendo que o anunciante paga somente quando o usuário clica.

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