Como fazer uma proposta comercial

Como fazer uma proposta comercial

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Como fazer uma proposta comercial
Como fazer uma proposta comercial

A proposta comercial é o documento mais importante e a primeira etapa nos processos de um negócio. Através da proposta, você será capaz de apresentar seu trabalho, mostrar o que te diferencia no mercado como profissional e em relação ao seu produto ou serviço. Além disso, este é um dos primeiros contatos do cliente com seu projeto, e como dizem, a primeira impressão é a que fica, então respeite essa etapa.

O marketing é a alma do negócio, e sua proposta comercial é justamente a propaganda de seu trabalho para novos e possíveis clientes. Mas nem todas as empresas conseguem aproveitar essa oportunidade de maneira eficaz, pois não sabem como criar uma proposta comercial atraente. Se você não quer perder essa chance de se dar bem, aprenda agora como fazer uma proposta comercial matadora.

Para início de conversa, precisamos entender cada etapa que compõe uma proposta comercial, o conteúdo de sua proposta, as possíveis falhas que uma proposta pode apresentar, o que o seu cliente deseja em um serviço ou produto, e por fim, como tornar a sua proposta comercial a chave para o seu sucesso. Enfim, nesse texto você conseguirá entender o que é preciso para montar uma proposta comercial matadora, e como isso fará toda a diferença na hora de negociar com seus clientes.

Existem diversos tipos de modelos na internet de proposta de prestação de serviços, que poderão te auxiliar na organização das informações, mas se você não entender como funciona a elaboração de seu projeto, de nada vai adiantar se utilizar dessa ajuda.

Organize as informações

Primeiro, é necessário definir quais as informações importantes que você não pode deixar de transmitir em sua proposta. Partindo desse ponto, você poderá começar a pensar qual modelo de proposta será o ideal para você e sua empresa. Crie listas para cada função em sua empresa para manter a organização de suas informações. Isso facilitará na hora da montagem da proposta. Apenas tendo o conhecimento de como funciona e tudo o que há em relação ao seu negócio, você conseguirá visualizar o caminho que vai escolher em sua proposta comercial.

Você também pode se utilizar de meios alternativos para facilitar e tornar mais ágil esse processo. Existem alguns softwares responsáveis pela organização e administração de uma apresentação com modelo simples, porém claro para o entendimento e exposição de informações, e responsável pela entrega das propostas aos clientes. Isso te garantirá tempo e mão de obra para se dedicar à interação com os clientes e conhecer suas expectativas, suas necessidades e assim criar um elo de confiança com seus clientes.

Evite as estimativas

A menos que o seu cliente já esteja certo e convencido de que deseja fechar o negócio, evite enviar estimativas aos seus clientes. A proposta comercial é um documento mais sério e que traz um teor maior de responsabilidade, de certezas. As estimativas têm sempre esse tom de imprecisão que podem espantar o cliente, pode causar confusão.

A proposta comercial tem como objetivo atrair o cliente a fechar um negócio, a ser persuadido de que aquele serviço é o que conseguirá resolver seus problemas, trazer soluções que ninguém conseguiu antes. Sem contar que enviar para um cliente o valor de um serviço é totalmente diferente do que mostrar a ele todos os problemas que ele tem e como a partir de sua decisão, isso pode mudar com as informações apresentadas – e claro, o custo de tudo isso. O que você acha que convenceria mais? Portanto, evite as estimativas.

Apresente propostas flexíveis

Partindo do princípio de que seus clientes são diferentes, possuem necessidades e desejos diferentes, é necessário levar em consideração que, apesar de ser muito bom possuir uma proposta fechada e completa, você conseguirá satisfazer muito melhor os seus clientes, se conseguir oferecer a eles propostas que consigam alcançar os pontos principais nas demandas dos clientes. Ou até se algo desagradar ou não trouxer tanta confiança assim, enfim, esteja pronto para ser mais flexível e colaborar para que seu cliente consiga alcançar seus objetivos – e fechar o negócio com você.

Essa postura tende a tornar o relacionamento com o cliente ainda mais próxima e de confiança, além de permitir que seus consultores de vendas continuem nesse caminho de atendimento personalizado. Isso trará credibilidade à sua proposta comercial, tanto nos momentos de negociação, quanto no mercado.

Escreva propostas comerciais diretas

Os leitores mais apaixonados não gostam de documentos longos e maçantes. Imagine seus clientes, que possuem várias outras situações para resolver. Provavelmente você não leria uma proposta comercial muito longa.

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Se você acaba por fazer um documento muito grande, além de o cliente acabar tendo o desinteresse de ler toda a proposta, ainda pode acabar pulando as partes que mais lhe interessariam. Essa é uma técnica simples que garante que o seu cliente não perderá nada do que você deseja transmitir a ele em sua proposta comercial matadora.

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Um dos erros mais comuns que acabam tornando a proposta mais longa do que deveria é acabar dando espaço para a apresentação de sua empresa, o que é desnecessário, levando em conta que o cliente já deve conhecer a sua empresa desde sua primeira apresentação ou reunião. Se ainda assim, você quiser falar sobre sua empresa, não dê prioridade a isso em sua proposta comercial.

Não enrole no envio de sua proposta

A rapidez no envio de sua proposta garante que o cliente se sinta mais seguro para fechar o negócio com você. Isso pode ser explicado pelo fato das informações recentes terem mais força em nossas decisões. Se após uma reunião, o seu cliente se sentiu bastante motivado e convencido de que aquele será um bom negócio, uma proposta enviada o mais rápido possível garantirá a conclusão do processo. Se isso levar mais tempo do que deveria, a motivação provavelmente vai esfriar, e talvez até outras oportunidades apareçam, levando embora a atenção e o desejo de fechar o negócio com você. Não deixe que a chama do entusiasmo de seus clientes esfrie com a demora de envio de uma proposta.

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