Como fazer o monitoramento de redes sociais

Como fazer o monitoramento de redes sociais

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Como fazer o monitoramento de redes sociais
Como fazer o monitoramento de redes sociais

Como fazer o monitoramento de redes sociais.Saiba nesse artigo sobre como fazer o monitoramento de redes sociais com algumas dicas essenciais

As redes sociais estão presentes no dia a dia das pessoas mais do que nunca, por isso, cada vez mais as empresas investem em formas de se fazer presente nelas, seja criando publicações periódicas, respondendo às duvidas dos clientes, desenvolvendo promoções, entre muitas outras ações possíveis. Por outro lado, ao fazer uso das redes socais para divulgar o seu negócio, é preciso integrar essa ação ao plano de marketing da empresa.

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Essa atitude é importante para que a presença nas redes sociais esteja em sintonia com os objetivos das estratégias de marketing promovidas pela marca. Entre outras palavras, isso quer dizer que é necessário que haja um ou mais profissionais dedicados a usar as redes sociais da empresa de maneira regular, a fim de supri-las com informações e mesmo estreitar o canal de comunicação com os clientes.

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Ou seja, não adianta a sua empresa ter uma conta em todas as redes sociais se elas ficam largadas “às moscas” e apenas de vez em quando algo é publicado. Se isso acontecer, corre-se o risco ainda de, ao acessar um dos perfis, encontrar várias perguntas não respondidas dos clientes, o que definitivamente é bastante desfavorável para a reputação de uma marca.

No entanto, quem deseja investir para valer nas redes sociais não pode se contentar em somente publicar conteúdo e interagir com os clientes. Hoje em dia, existem diferentes ferramentas que permitem o monitoramento de redes sociais, sendo que por meio do seu uso é possível acompanhar o que os internautas estão falando a respeito da sua marca.

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Ao pode desfrutar dessa possibilidade, é possível a uma empresa dar uma resposta a um cliente insatisfeito, por exemplo, mesmo que ele não tenha reclamado diretamente com a empresa. Quando a marca consegue se antecipar dessa forma, ela pode aumentar em muito a sua credibilidade, além de evitar a perda de clientes e mesmo fazer com que mais consumidores decidam comprar os seus produtos.

Esse monitoramento é útil ainda para entender o que passa pela cabeça do seu público alvo, sendo que vale a pena lembrar que essa preocupação é essencial para conquistar mais clientes e assim aumentar a conversão de vendas do seu negócio.

Opções para fazer o monitoramento de redes sociais

Existem muitas ferramentas disponíveis, atualmente, para fazer o monitoramento de redes sociais, sendo que para escolher entre elas, é importante conhecer as opções disponíveis para avaliar qual oferece os recursos que vão ao encontro das suas necessidades. Isso porque algumas ferramentas atuam monitoramento uma rede social específica, enquanto outras acompanham muitas delas.

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Além disso, alguns recursos exigem um investimento financeiro, embora possuam versões ou testes gratuitos. O melhor é escolher aquele que possa realmente colaborar com os seus objetivos ou mesmo fazer uso de mais de uma ferramenta, caso de complementem. Para saber quais são algumas das opções existentes, veja as cinco ferramentas separadas a seguir:

1 – Scup:

essa é uma ferramenta bastante completa para quem deseja fazer o monitoramento de redes sociais, sendo que com ela é possível saber o que os internautas estão falando sobre a sua marca em sites como Facebook, Google+, Twitter, Instagram e mesmo em blogs e sites, além do Flickr, Youtube e Yahoo Respostas.

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Para tanto, o usuário deve escolher alguns termos que serão usados pelo recurso para fazer a pesquisa. Dessa forma, é possível não apenas saber o que os consumidores virtuais falam da sua empresa como também a respeito do seu setor e assim antecipar tendências e se tornar mais atrativo para o seu público alvo.

2 – Socialbakers:

essa ferramenta é bastante completa e, além de monitorar as citações que os internautas fazem da sua marca e de outros termos que deseja monitorar, ela permite que sejam feitas publicações nas redes sociais, as quais também são monitoradas, facilitando o trabalho que costuma ser realizado de maneira manual, o que é mais dispendioso. Esse recurso também ajuda a otimizar o site da sua empresa.

3 – OpSocial:

Além de monitorar tudo o que é falado a respeito da sua empresa, essa ferramenta oferece gráficos que ajudam a entender melhor como está a audiência das publicações realizadas nas suas contas das principais redes sociais. Outro recurso é o de gerenciar a rotina de publicação de conteúdo, um grande aliado dos profissionais que usam as redes sociais para promover o seu negócio.

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4 – Mention:

Com esse aplicativo as possibilidades são bastante amplas, uma vez que ele traz muitas informações a respeito do seu segmento de mercado, como tendências, eventos relacionados ao setor e, claro, quando a sua marca é citada por um internauta, inclusive, se ele tiver um perfil bastante popular nas redes sociais. Além disso, essa ferramenta traz informações de mídias sociais em mais de 40 línguas, sem contar que possui recursos adicionais, como criar e compartilhar alertas, monitorar a sua equipe e designar tarefas.

5 – Klout:

Esse recurso também busca as informações que circulam nos perfis mais influentes das redes sociais, com a vantagem de contar com um painel de controle bastante intuitivo e de fácil utilização. Além disso, com a ferramenta, a sua empresa ganha uma nota, para saber como anda a sua reputação, bem como recebe dicas de boas práticas para aumentar a sua aceitação.

No entanto, depois de escolher com qual ou com quais aplicativos você vai monitorar a sua marca nas redes sociais, para valer a pena o investimento, se não de dinheiro, de tempo da sua equipe, é de extrema necessidade fazer um acompanhamento efetivo dos dados coletados pelo monitoramento. De nada adianta ter tudo em mãos se as informações coletadas não forem usadas.

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Mais importante do que verificar que a sua empresa possui uma boa reputação e que se pode continuar com a mesma estratégia de marketing, é avaliar quais as soluções que podem ser tomadas quando são detectados problemas com a imagem da sua empresa.

Com as medidas certas, é possível ter uma boa relação com os seus clientes e aumentar o número de consumidores que desejam adquirir as suas mercadorias e serviços

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