Como fazer marketing no Facebook

Como fazer marketing no Facebook

0
SHARE
Como fazer marketing no Facebook

Tenho certeza que você conhece o Facebook. Mesmo que não tenha perfil, conhece inúmeras pessoas que entram e se conectam todos os dias na rede social. Da mesma forma que uma quantidade enorme de pessoas acessa o Facebook, muitas empresas também criaram seus perfis na rede social buscando uma forma eficiente de atingir seu público. Mas embora toda essa grande quantidade de empresas passem a utilizar a rede social em busca de um único produto, não são muitas que conseguem atingir seu principal objetivo: atrair mais e mais clientes. Porque isso acontece? Em geral, um uso inadequado da rede social. Algo que tentaremos ajudar você a melhorar a partir deste artigo.

Uma empresa precisa pensar o Facebook como um catálogo gigantesco em que ela pode encontrar milhares de milhares de potenciais clientes. Além disso, pode encontrar uma forma de fidelizar todos aqueles antigos clientes para que eles voltem a utilizar seus produtos ou marca. Pense: a rede social criada por Mark Zuckerberg atinge mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo. Logo, sua marca pode atingir seus clientes os segmentando por sexo, formação, localização ou faixa etária. Isso tudo com um post. Mas não é qualquer post. Por isso, siga as regras abaixo para ser mais eficiente.

Saiba quem é seu público alvo

Pode parecer algo primário, mas a definição do público-alvo é fundamental para qualquer tipo de estratégia bem-sucedida de marketing no Facebook.
Assim, responda essas perguntas:

1) Qual a faixa etária de quem consome seus produtos?
2) A maior parcela dos seus clientes são mulheres ou homens?
3) Quem quer comprar seus serviços ou produtos?
4) Seu negócio ou produto é de uma determinação região ou pode atingir todo o país?
5) Seus clientes são solteiros ou casados?
6) Fazem o que nos finais de semana?
7) Eles tem filhos?
8) Do que eles gostam?

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS

>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

Essas informações ao serem reunidas dão um retrato mais completo de quem é seu cliente e acabam sendo essenciais para que você possa alcançar de forma eficiente o seu público-alvo. Se você não sabe, as responda o mais rápido possível.

Como você pretende se comunicar com os clientes?

De antemão, saiba que o Facebook não é um canal de vendas de um produto ou de uma empresa. Na verdade, nesta rede social, a grande maioria das empresas está buscando atingir novos clientes. Vender, nesse caso, fica para um segundo passo. Então, pense no Facebook como uma estratégia de relacionamento entre o cliente e sua loja ou serviço.

Assim, é necessário saber como se relacionar com quem curte sua página. Da mesma forma, é preciso um trabalho regular e contínuo. Querem um exemplo, vejam a página do Netflix no Facebook e entenda o que é interação com o cliente, que gera fidelização do cliente. mas bem, antes de começar a criar sua página e procurar fazer marketing pela rede social, você precisa ter um objetivo ao se relacionar com os clientes. Pode ser ter mais interatividade com seu público. Isso pode ser feito na publicação e compartilhamento de assuntos que sejam comemorativos ou descontraídos.

A rede social não deve servir apenas para postar produtos e serviços. Tenha, também, posts com vídeos e imagens, explique as vantagens e benefícios de seu serviço e saiba colocar seus posts de uma forma que não apareça como um intruso na timeline do possível cliente.

Saiba como atender o cliente

Você pode ter uma página com muitas ou poucas curtidas, mas de nada adianta se você não sabe como tratar e atendê-los. Atendimento é parte fundamental do negócio. Então, tenha um profissional treinado que saiba tirar qualquer dúvida em um tempo curto. Atender todos os clientes é essencial, assim como um atendimento atencioso é importante.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Valorize o feedback do cliente

Como todo serviço, você irá receber críticas, elogios e sugestões. Em todos os casos, dê uma resposta apropriada, rápida e de qualidade. Entenda quais são as reclamações comuns dos clientes, como o serviço ou produto é tratado e tente entender se os posts da sua página estão sendo levados a sério ou não. A página pode ser um excelente local para perceber a necessidade de alterações no seu produto ou serviço que vocês ainda não identificaram.

Mais posts, mas com cuidado

A página do Facebook precisa ser constantemente alimentada, mas cuide com o excesso de postagens. Uma quantidade elevada de posts pode fazer com que seus curtidores saiam da página por se sentirem incomodados com novas postagens aparecendo em sua timeline a cada instante. Invista recursos do marketing para o Facebook Ads.

Assim como o Google Adwords, o Facebook Ads é um instrumento que segmenta com grande eficiência a publicidade online. Essa ferramenta passou a ter ainda mais relevância depois que o Facebook limitou o alcance orgânico das publicações de cada página em menos de 2%. Então, gaste um pouco do seu orçamento de marketing para divulgação de campanhas promocionais e que causem engajamento entre os clientes e internautas.

Monte um plano de riscos

Muitos ignoram, mas é necessário ter um plano de risco para evitar a geração de propaganda negativa na rede social. Então, monte um plano de riscos e saiba o que fazer caso isso ocorra com sua empresa ou serviço. Seu plano, para ser eficiente, deve trazer uma estratégia clara do que deve ser feito, ou seja, de quais medidas serão tomadas para sanar o problema.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Como mostrado acima, publicar no Face pode parecer simples, mas é necessário um bom planejamento para que ele gere os resultados esperados. Então, saiba como encarar a rede social como uma excelente oportunidade de conhecer melhor o seu cliente e saber como se relacionar com ele. E antes de finalizar, se lembre: as vendas no Facebook são uma consequência do trabalho bem feito.

 

LEAVE A REPLY