Como fazer análise de mercado

Como fazer análise de mercado

0
SHARE
Como fazer análise de mercado
Como fazer análise de mercado

Como fazer análise de mercado.Leia nesse artigo e tire suas dúvidas de como como fazer análise de mercado para sua loja virtual

 

A análise de mercado, é uma ferramenta extremamente necessária para empresário individual, de modo especial quando estamos falando de elaboração do busines plan que seria um plano de negócios para determinado empreendimento ou mesmo para a criação de uma empresa em questão trazendo a tona uma série de efeitos que não somente podem como devem ser levados em consideração em se falando de uma análise de mercado a médio e longo prazo.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Em termos de análise de mercado, o que é imperativo que você entenda é que este tipo de ação deve ser uma ação baseada em uma coisa que é de vital importância no mundo dos negócios que consiste na informação que é algo extremo em termos de internet e vital para o sucesso ou não de um processo de análise de negócios.

Como começar a minha análise de mercado?

A primeira providência que você deve tomar ao iniciar pela sua análise de mercado, é começar por uma pesquisa vasta, densa e intensa de informações relativa aos mercados que apontamos no artigo como elaborar o seu business plan leitura obrigatório para este ponto, a dica é utilizar de informações de sites como IBGE e blogs relevantes como por exemplo os blogs do UOL.

Evite de se basear a coleta de seus dados para sua análise de mercado, com base em sites que não tenham credibilidade, sempre faça suas analise e verificações com base em sites confiáveis como UOL, IG, Terra dentre outros, nunca colete informações de sites pouco conhecidos pois estes não tem compromisso com a verdade.

Uma vez coletado as informações para sua análise de mercado então coloque tudo no computador, a dica é que você utilize por uma planilha para verificar os mercados consumidores, concorrentes e o mercado fornecedor, para que você tenha uma visão mais elaborada e mais bem, feita do que é e o que representa este mercado em questão.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Uma outra questão que também, deve ser levada em consideração de modo especial no processo de elaboração de sua análise de mercado é que você deve durante este processo realizar uma verificação de eventuais sazonalidade que os mercados analisados podem sofrer, por isso considere eventuais estratégias para superar esta sazonalidade de mercado.

Uma outra questão que também deve ser levada em consideração, é que ao realizar a análise de mercado você deve considerar outros mercados além do mercado concorrente, consumidor e fornecedor como, por exemplo variações do mercado financeiro que podem gerar crises econômicas que podem afetar o seu negócio em questão.

Outro mercado que também deve ser levado em consideração na análise de mercado é o mercado

de matéria prima para caso de empresas que vierem a trabalhar com produção e mercado de bens e serviços para o caso de empresas que vierem a trabalhar com serviços, neste caso é aconselhado analisar o mercado de commodities para o caso de empreendedor que vier a aplicar em produção ou procument para o caso de empreendedor que vier a trabalhar com serviços.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

O mercado de commodities, é medido com base em parâmetros internacionais, o mercado de procument é medido com base na questão do orçamento que este tipo de fornecedor oferece considere contratar por empresas de e-procument para realizar por este trabalho em questão antes de fechar com outras empresas.

Montando minha análise de mercado:

Uma vez feito a coleta das informações e medido os mercados então se começa a montar uma análise minuciosa de mercado, com projeções e dimensionamento sobre o tamanho do mercado e o quanto ele pode ser explorado em se falando de ações de médio prazo faça uma análise bastante profunda de mercado.

É fundamental que você faça por uma, análise de mercado que seja bastante eficiente e bastante profunda em termos de negócios para que você possa ter uma base boa, pois uma análise de mercado mal feita, representa um enorme prejuízo para o planejamento e desenvolvimento de seu negócio e para uma análise mais profunda da questão.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Uma outra questão, que também deve ser levada em consideração, de modo especial em se falando de análise de mercado de riscos que também deve estar incluída em sua análise de mercado é que prioritariamente é preciso antes e acima de tudo que você considere mercados e influências destes mercados no seu empreendimento como por exemplo o mercado financeiro.

Outra questão, que também deve ser levada em consideração, principalmente e de modo especial em se falando de análise de mercado de riscos, é que a economia pode causar tanto beneficio como danos aos seus negócios por isso a análise de mercado é também uma forma de você conseguir visualizar por oportunidades para desenvolver seu mercado de maneira praticamente indiscutível e poder desta forma aproveitar o bom ou mau momento da economia para realizar grandes lucros e grandes ganhos na operação de negócios.

O que mais devo saber para montar minha análise de mercado?

Você deve entender que a análise de mercado, é um processo que é vital não somente para o plano de negócios como também para que você possa traçar uma estratégia de marketing que seja algo extremamente eficiente para você e para o seu mercado em questão, trazendo assim uma série de ganhos de médio e longo prazo para o seu negócio.

Outra questão que também deve ser levada em consideração, é que o uso de forma correta de uma análise de mercado representa o sucesso de seu empreendimento assim como também o mau uso desta ferramenta pode eclodir em uma série de prejuízos para o seu empreendimento ou negócio em questão.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Por fim, se pode dizer que uma análise de mercado bem feita em termos de análise de mercado representa algo crucial para o sucesso de seu negócio, por isso saber análise de maneira correta os mercados é algo extremamente vital e para que você consiga tal êxito é preciso antes e acima de tudo que você tenha um bom tempo disponível, para que você possa por realizar este tipo de negócio e assim desenvolver uma boa base de operações e viabilizar seu empreendimento.

LEAVE A REPLY