sexta-feira, maio 14, 2021

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Como faço para vender produtos pela internet

Como faço para vender produtos pela internet

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Como vender pela Internet
Como vender pela internet

Leia nesse artigo como faço para vender produtos pela internet

Para o novo empreendedor da era digital sempre há um dilema a enfrentar o que vender pela internet, como vender, como disputar no e-commerce com meus produtos, o novo empreendedor tem que estar sempre atualizado.

O Empreendedor tem que criar um planejamento e seguir suas prioridades, ele pode focar em um determinado produto, seguimento ou simplesmente ter de tudo um pouco, pode utilizar as novas funções do e-commerce como o marketplace, vender produtos de marcas e lojas já conhecidas é também um bom começo, mas independentemente do que você quer vender precisa ter planejamento, investimento, se identificar com o que vende, pensar que o dinheiro ganho é só a consequência de um projeto bem feito e de uma dedicação total ao negócio e ao cliente.

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Vamos analisar alguns fatores para que você comece a vender produtos pela internet e se de bem com isso. Como todo negócio sendo ele virtual ou físico você deve entender que são necessárias algumas coisas básicas como:

 Parcerias:
Lojas do mesmo seguimento, loja de acessórios para o segmento, sites, blogs, revistas, jornal

 Fornecedores:
Fornecedores de produtos, matéria prima, acessórios, embalagens, produtos de papelaria, caixas, etc…

 Clientes:
Como atrair para seu negócio, como manter seus clientes, o que seu cliente precisa, o que ele quer e procura.

 Concorrentes:
Quais métodos são usados, como eles vendem, para quem eles vendem, o que dá certo e o que não dá no e-commerce.

 Marketing:
Qual será a abordagem da propaganda de seu negócio, quem você quer atingir, qual seu público, quais meios digitais serão usados.

Para começar deve ser feito um Plano de Negócios onde você terá menos chances de ter fracasso no seu negócio, onde você terá um roteiro para seguir e não esquecer de coisas fundamentais para seu negócio com o projeto no papel será muito mais fácil adaptar melhorias suprir dificuldades e não perder tempo e nem dinheiro, você terá que avaliar se seu negócio será pequeno, mas eficiente ou será um mercado de massa onde a competição é feita a através dos preços.

Vender produtos na internet precisa de um site 100%.

 

O sua loja é seu site e seu site é sua loja então se seu site tem que ser 100% para sua loja ser 100%, ter um visual bacana, ter uma navegação rápida, fácil, que se adapte à navegação seja ela feita a partir de um celular, tablet , notebook, PC, Smart tv, uma loja interativa com boas fotos, técnica de zoom cores que não machuquem os olhos, poluição visual com muitas informações links e até gifs.

Faça um layout bem distribuído com cores e letras de boa visibilidade, uma linguagem simples e direta, detalhes do produto, especificações detalhadas faça como se o cliente possa ver o produto em suas mãos dependendo de seu segmento há alguns produtos como óculos por exemplo onde as lojas usam recursos de levar o produto na casa da pessoa para que ela prove o produto e decida por qual modelo, cor, tamanho.

Na batalha do e-commerce sempre tem que se estar à frente da concorrência e pessoalmente com o cliente, por que o fantasma que assombra o e-commerce é o fato do cliente não se sentir seguro ao clicar em comprar será que meus dados vão ser preservados, será que vou receber o produto, será que essa imagem do produto é real dentre outras dúvidas.

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Não prometa o que não pode cumprir, deixe bem claro as instruções sobre frete, sobre dias e hora de entrega, sobre disponibilidade de produto, sempre mantenha seu catalogo atualizado, sempre procure ter bem nítido a data de entrega e o valor do frete coloque uns dias de vantagem, exemplo se o produto chega na casa dele dia 05, peça para que ele aguarde até o dia 08 porque assim você terá uma folga, acompanhe o pedido, demonstre que você está presente envie torpedos avisando que a encomenda já foi separada, já está a caminho, é bom passar essa segurança, de que a compra está sendo monitorada, as pessoas gostam de se sentir seguras.

Sua loja precisará estar com os termos legais em dia seguir regras como nome, CNPJ, atendimento ao cliente pelo menos dois números de acesso, pagina em redes sociais onde você pode ter um contato direto com o cliente, etc.

Algumas regras do e-commerce:

 Informações claras e objetivas:

Um site com layout de fácil acesso, carregamento, letras e fotos legíveis, informações visíveis como valor do frete e tempo de entrega, CNPJ, nome, endereço, telefones, e-mail da empresa ou pessoal caso vocênão tenha a loja virtual, mas uma página ou blog.

 Atendimento ao Consumidor:

Vários tipos de canal de atendimento ao cliente, dois números de telefone, e-mail, chat, envio de reclamações, sugestões, prazo para a resposta de 5 dias, canal de troca, devolução, informação e respostas.

 Compras Coletivas:

Apresentar a quantidade mínima para obter o benefício do desconto, prazo de início e fim da promoção, localização do fornecedor do produto.

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 Direito dos Consumidores:

As empresas são obrigada a fornecer um contrato ou um simples resumo antes da finalização da compra, ele deve ter detalhes da compra do produto, frete informações necessárias para a aceitação da oferta, o e-commerce também disponibiliza ao cliente seus direitos de consumidores como por exemplo o de se arrepender da compra no prazo de até 7 dias uteis sem necessidade de nenhuma justificativa por parte dos cliente, sendo feito a retirada na casa do cliente sem nenhuma cobrança ao cliente tudo por conta da empresa. No caso de problema com o produto se for um bem não durável o prazo é de 30 dias, se for um bem durável 90 dias.

 Lista de produtos para a reparação imediata:

É uma lista de produtos essenciais onde qualquer problema verificado pelo consumidor que estejam na garantia terá que ser resolvido imediatamente pelo fornecedor. Essa lista tem que ser feita até 30 dias pela câmera nacional de relações de consumo, integrada pelos ministros da justiça, da fazenda, do desenvolvimento Indústria e comércio, do planejamento da casa civil da presidência da república.

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Logística para a engrenagem de sua loja virtual funcione no E-commerce:

A logística de sua loja precisa ser sempre estar em bom funcionamento, deve manter todos os setores funcionando para que juntos possam fazer a encomenda chegar as mãos de seu cliente, sempre estar com os dados de estoque, disponibilidade de cores, tamanhos, embrulhar para presente, ser lacrado e protegido para não ter danos durante o transporte, sempre o cliente tem que receber o produto da melhor forma possível.

Para que sua venda na internet tenha sucesso:

Planejamento

 Produto ou serviço
 Site bem elaborado
 Loja com documentação necessária ok
 Comunicação com o Cliente na venda.
 Comunicação com o cliente depois da venda
 Canais de contato com o cliente
 Honestidade
 Diversificação de produtos
 Especialização em um tipo de produto
 SEO
 Segurança no site com certificados.

Back office – A compra do produto pelo cliente não é o fim.

Sempre quando se fala em vender produtos pela internet usamos várias dicas e recurso para atrair o cliente, divulgar o produto, cuidar do frete, mas isso não é tudo a empresa de comercio eletrônico.

A equipe de BackOffice ou retaguarda interna são responsáveis pela gestão interna das operações de um e-commerce. Elas se mantem invisível aos olhos do consumidor é responsável pelo funcionamento harmonioso de toda a operação, permitindo que a empresa se desenvolva de forma organizada, sua atuação é tão importante quanto as outras áreas diretamente ligada a logística da loja virtual, gerencia estoque, pedidos, clientes, relatórios, planejamentos dentre suas responsabilidades as que são destacadas são:

Gestão de pedidos:

Recebe o pedido, avaliação financeira do cliente e validação do pedido feito na loja virtual, gerar um diagnóstico da compra efetuada, verificando informações cadastrais do cliente especificando o produto solicitado se for preciso entrar em contato com o cliente e realiza pesquisa de pós-venda e de satisfação do cliente.

Gestão de Estoque:

Área que cuida das compras recebimentos dos produtos, cadastrando-os no sistema verificando se o produto é fisicamente igual a descrição e se é preciso repor o estoque.

Gestão de Logística e Entrega:

Responsável para que cada pedido que tenha sido realizado seja levado ao cliente dentro do que foi combinado. Faz expedição e entrega de produto aos correios ou a transportadora, acompanhando sua entrega até o cliente e em alguns casos faz o percurso inverso de um pedido.

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O fluxo de pedidos tem a seguinte sequência:

Pedido é realizado – Analise de fraude – Cobrança do cartão – Separação dos produtos – faturamento do pedido – Embrulho e envio.

Atraso de entrega de pedidos são na maioria resultado de uma má gestão de estoque, as vezes sem atualização da página algo pode ser vendido sem que tenha a disponibilidade para a entrega, esse é um dos grandes fatores do e-commerce não ser considerado 100% seguro. Porque as vezes o não recebimento daquilo que compramos é um sentimento mais frustrante do que a devolução do valor pago. Por essa razão faça sempre uma boa gestão para vender produtos pela internet.

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