Como escolher o nome de empresa

Como escolher o nome de empresa

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Como escolher o nome de empresa
Como escolher o nome de empresa

Como escolher um nome de uma empresa? Essa é uma dúvida bem comum para quem deseja empreender online

Escolher o nome de uma nova empresa não é tarefa simples. Ela precisa ser tomada com cuidado e por isso mesmo é algo que incomoda diversos empresários. É necessário levar muita coisa em consideração, como a força do nome, a disponibilidade de uso e o registro de um domínio. Mas com alguma atenção e dicas preciosas, o processo acaba ficando mais simples.

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Há alguns elementos que não podem faltar na hora de escolher o nome de uma empresa. Dois elementos que não podem faltar de forma alguma são o logo e o nome. É necessário enxergá-los como peças que estão juntas e que trabalham lado a lado na hora de consolidar uma imagem de organização.

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Para ficar mais claro essa lógica, é necessário levar em consideração que um logo trará, muito provavelmente, o nome contido nele. Logo, a necessidade da escolha adequada.

Como se vê, o nome escolhido faz parte do patrimônio de uma empresa, da história. Então, são vários pontos que precisam ser levados em conta na hora de escolher. Se quiser entender um pouco mais sobre o que pesa na escolha, continue a leitura:

1. Saiba qual é o perfil dos seus clientes

Você sabe quem adquire produtos da sua loja? Ou seja, qual é o seu cliente ideal?

Sua empresa até pode ter mais de um cliente ideal, mas é fundamental que você o conheça. Isso pode ser feito através de pesquisas de opinião ou até mesmo da sua experiência no mercado.

Mas é a partir disso que você definirá suas crenças, as atitudes que valoriza, seus valores e o seu jeito de ser. Isso é fundamental, já que cada cliente apresenta demandas e hábitos específicos. Sabendo o perfil do cliente, você precisa entender qual é a melhor forma de conseguir utilizar isso para criar um nome que se identifique com algo que faça sentido para o seu público, que crie uma noção de pertencimento.

2. Tenha clareza de qual é o diferencial de seu negócio

Você já ouviu falar em diferencial competitivo, acredito. Caso não, diferencial competitivo se refere a um motivo que faz com que um cliente venha a comprar da sua empresa e não da empresa do concorrente. Esse diferencial pode ser fundamental na hora de escolher o nome adequado para a sua empresa.

Uma dica importante é saber que o preço baixo não é, necessariamente, um requisito, já que é simples de imitar por qualquer concorrente. O diferencial tem que ser algo que possa ser aliado, associado junto ao nome da sua empresa.

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3. Posicionamento da sua empresa

Esse é outro ponto que precisa ser levado em conta na hora de escolher o nome adequado para a sua empresa: o posicionamento. Isso porque será ele que dará uma definição clara de qual é o seu público-alvo. Assim, um posicionamento adequado levará em conta as necessidades do cliente, as habilidades e talento da sua empresa e o seu diferencial. O nome, nesse caso, contará com forma de posicionar sua empresa no mercado.

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Agora que você já tem clareza da importância dos elementos acima para a hora de criar um nome para a sua empresa, veja dicas simples para ter o melhor nome:

1) O nome precisa ser fácil de soletrar e memorável

É fundamental que os seus potenciais clientes consigam se lembrar facilmente do nome da sua empresa. É isso que tornará ela capaz de ser encontrada facilmente na internet, tanto em buscadores como em redes sociais. Então, saiba bem como escolher o seu nome, tente encontrar uma grafia simples, uma palavra curta. Aqui, vale a dica certeira de que um nome forte e simples sempre acaba sendo a melhor opção.

2) Todos os nomes que possuem sucesso conseguem agregar um bom elemento visual

Não adianta criar um nome gigante para a sua loja. Ele precisa lembrar algo e também, precisa agregar valor a sua loja. As pessoas precisam visualizar algo quando o leem, e ele precisa incorporar algum tipo de elemento visual que facilite a memória dos clientes. Isso, se bem feito, é uma excelente ferramenta de publicidade.

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3) O nome da sua empresa precisa ter uma conotação positiva

Existe um grande número de palavras que possui denotação (significado literal), enquanto conotação gera um sentido emocional. Esses sentidos podem ser neutros, negativos e positivos.

Tudo irá depender da associação de emoções que as pessoas realizam. Isso significa que você, ao criar um nome para o seu negócio, precisa encontrar uma palavra que tenha conotação positiva para que seu negócio fique bem associado.

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Então pense algo que transmita confiabilidade e força, que gere um sentimento de segurança para o seu cliente. Tente lembrar das grandes empresas do seu setor. Garanto que todas possuem nomes com essas qualidades.

4) A sua empresa precisa ter no nome ou no seu logo algum indicativo do que faz ou de qual negócio está

Quando você inicia um negócio, não será tão conhecido. Então, é necessário ter certeza de que seu nome indique algo semelhante a sua empresa, que dê alguma pista para o cliente do que você realmente faz.

É por isso que uma empresa que vende pneus geralmente tem pneus no fim do nome. É uma forma de indicar para o potencial cliente qual serviço é oferecido ali. E isso, ao contrário de ser redundante, é muito útil para novos negócios.

5) Escolha um nome curto

Pode parecer pequeno, mas é fundamental que todos sejam capazes de se lembrar do seu nome. Então, facilite a vida do cliente e escolha um nome pequeno, facilmente identificável. Isso lhe ajudará muito.

Para não esquecer

O que evitar na hora de escolher um nome de uma empresa, você deve conhecer algumas características que NÃO devem constar do nome:

1. Nomes parecidos com de nomes de concorrentes ou de marcas muito famosas.
2. Nomes com significado impróprio ou ofensivo em outras línguas.
3. Nomes com duplo sentido que podem ser pejorativos ou de mau gosto.
4. Nomes complexos e de significado obscuro.
5. Nomes difíceis de lembrar.
6. Nomes que atendem ao seu gosto pessoal e não ao do seu público-alvo.
7. Nomes já registrados no INPI.

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