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Já falamos aqui anteriormente do e-mail marketing. Como dissemos à época, esta é uma excelente ferramenta de relacionamento e de comunicação para o marketing digital. Com ela, é possível enviar qualquer tipo de e-mail, com ativação de promoções,cartões comemorativos, avisos úteis, ofertas e muito mais.

Mas é necessário pensar em cada um desses formatos antes de enviar. Há diferentes tipos, que podem ser usados para cada ocasião. Então, é preciso atenção, pois só assim uma empresa irá conseguir atingir ao máximo o seu objetivo. Para facilitar sua vida, nesse texto resolvemos fazer uma espécie de guia dos formatos mais utilizados do e-mail marketing.

Porque devo seguir um modelo de e-mail marketing?

Você sabe quantos emails sua empresa manda todo dia? Durante uma semana ou durante um mês? Cada e-mail é criado do zero ou vocês trabalham como templates prontos? Se você ainda não tem templates prontos, saiba que isso é uma forma de facilitar, e muito, o envio de emails em grandes escalas. Além disso, com templates prontos você não precisa fazer novos modelos a cada conteúdo. Isso, com certeza, evitará retrabalho e aumentará a produtividade da sua equipe.

Se você ainda não sabe, é possível realizar um template para cada ação diferente.

Isso diferencia cada uma das propostas ao mesmo tempo que dá uma identidade para suas campanhas. Para resumir o porquê você deve utilizar modelos prontos para mandar e-mail marketing, segue uma listinha de adjetivos: qualidade, identidade com a marca (branding), economia, agilidade e escalabilidade.

Veja modelos de e-mail marketing para diferentes negócios

Para facilitar sua tarefa, abaixo apresentamos os quatro modelos de templates mais utilizados pelas empresas. Veja qual melhor se adapta ao seu objetivo:

1- Modelo de e-mail promocional

Você já deve saber, mas e-mails promocionais são aqueles que apresentam como assunto principal uma oferta de um produto. Nessa categoria, entram não só a compra de produtos, mas também produtos gratuitos, como o download de e-books. Para ficar claro, e-mail marketing promocional pode contemplar os seguintes produtos:

1)download de produtos digitais gratuitos, como ferramentas, webinários, eBooks e outros materiais;
2) de produtos físicos, que podem ser adquiridos online, como qualquer produto de varejo e de e-commerces; e 3) de serviços e produtos digitais, como compra de ferramentas pagas, softwares e contratação de serviços de consultorias. No geral, esses produtos são formatados em uma estrutura que traz os botões de call to actions.

2 – Modelo de e-mail especial

Esse tipo de e-mail é utilizado com frequência para empresas que desejam fazer uma mensagem personalizada para o seu cliente. Assim, é possível formar uma campanha focada em lembrar conquistas dos clientes, datas comemorativas e mensagens de aniversários. Aqui, geralmente se faz uso maior de gráficos e imagens.

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Os textos, por sua vez, são curtos e visam chamar a atenção do destinatário. Algumas dessas campanhas já vem com cupons de descontos para os usuários, fazendo promoções específicas para a data. Assim, acabam sendo campanhas cruzadas, misturando o e-mail marketing promocional com o especial.

3 – Modelo de e-mail informativo

Esses são bem conhecidos do público em geral. São as neswletters. Esse tipo de e-mail tem como objetivo principal informar sua base de clientes sobre as novidades que são importantes sobre seu produto, seu nicho de mercado e seu negócio.

 

Esse tipo de e-mail marketing promocional também é muito utilizado por atualização. As características principais desse tipo de e-mail são a maior presença de textos e a chamada constante de links para o blog ou site. Aqui, o foco é no conteúdo.

 

A mensuração desse tipo de conteúdo se baseia basicamente na quantidade de pessoas que clica no link do e-mail marketing informativo. Além disso, para que esse tipo de e-mail funcione, é necessário que os emails tenham periodicidade, ou seja, sejam enviados de forma constante. Também é bom colocar um logo no cabeçalho para associar sua marca a neswletter.

4 – Modelo de e-mail transnacional

Esse tipo de e-mail marketing é aquele que traz algo que o consumidor já aguardava.Geralmente, são emails que trazem a troca de senha, a confirmação de cadastro, o recebimento de material gratuito ou até mesmo a confirmação de um pedido feito no seu site. No geral, essas mensagens transnacionais são simples, servindo como uma confirmação do serviço ou produto solicitado. Por isso, constituem por ter emails curtos e simples. Isso serve para certificar a relação com a base de clientes. Tenho certeza que você já recebeu um e-mail do gênero quando efetuou a compra de um produto junto a um

 

Escolhi o modelo. E agora?

Modelos de e-mail marketing servem como uma forma de você garantir a adaptação doseu negócio a qualquer tipo de necessidade. Por terem templates pré-definidos, facilitam a realização do trabalho.

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Templates não são o e-mail final, podendo que cada modelo possam ser personalizados e adaptados, dando uma identidade exclusiva para sua marca e produto. Mas é necessário lembrar que para ter sucesso com seu e-mail marketing, não é só escolher um bom template. É necessário fazer a escolha correta do produto, saber segmentar bem o cliente, garantir a entrega dos produtos no tempo hábil e correto.

Então, mãos as obras e boas escolhas.

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