Como enviar encomendas de forma mais barata

Como enviar encomendas de forma mais barata

0
SHARE
Como fazer entregas de loja virtual
Como fazer entregas de loja virtual

Leia nesse artigos dicas de como enviar encomendas de forma mais barata

Encomendas de formas mais barata. O envio de produtos se constitui numa das principais dificuldades encontradas pelos lojistas virtuais. Muitas vezes, o alto custo envolvido no frete de um produto acaba afastando clientes que já estavam fechando seus pedidos, mas que se assustaram com o alto valor cobrado pelo transporte e pela entrega do produto comprado.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: Ecommerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Sendo assim, saber como diminuir os custos envolvidos com o frete pode se constituir numa importante e fundamental ferramenta para o sucesso do seu negócio virtual. Então, nesse artigo, iremos como enviar encomendas de forma mais barata. Com essas dicas, esperamos que você consiga alavancar as suas vendas ainda mais. O primeiro passo para isso é descobrir qual se constitui como a forma mais indicada de encomendas. O envio por transportadora ou pelo Correios? Não sabe?Confira abaixo.

Transportadora ou Correios, qual escolho?

Para todos que estão abrindo ou que já possuem uma loja digital há algum tempo, sabem que um dos fatores que impacta tanto positivamente quanto negativamente o sucesso do seu negócio é o transporte das mercadorias para os clientes. Dessa forma, podemos afirmar: a logística é um fator decisivo para o sucesso do seu negócio. Então, trate e cuide com muita atenção da atividade de entregar as mercadorias no endereço do cliente.

Planejamento e cuidado redobrado é a receita

Já que isso necessita de muito planejamento, de cuidado redobrado e só deve ser feito com empresas sérias, que já estejam bem consolidadas no mercado. Então, diante deste cenário, em que o frete pode ser decisivo para o seu sucesso com sua loja digital, você precisa responder a esse difícil questionamento logístico: Correios ou transportadora? Bem, ambos possuem bons argumentos em seu favor e também possuem pontos negativos que pesam contra si.

Por que devo enviar as mercadorias pelos Correios?

Atualmente, os Correios já atendem há inúmeros tipos de lojas virtuais, com todas possuindo uma grande representatividade e possuindo um grande alcance nacional. Isso faz com que seja possível que o serviço dos Correios chegue em locais distantes, que uma transportadora comum provavelmente não conseguira alcançar. Dessa forma, a amplitude dos Correios acaba sendo um ponto bem favorável ao seu negócio.

Diversas formas de fretes

Outro ponto interessante a favor dos Correios são as diversas formas de fretes que são oferecidos pelos Correios, todas sendo calculadas de acordo com o peso da mercadoria enviada, do tipo de produto comprado, do tempo de espera, entre outros requisitos.

Esse tipo de personalização no envio acaba possibilitando que seja possível atender inúmeros clientes, já que o Correios, ainda mais que o sistema é conhecido pela sua total credibilidade e confiança.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Integração com a plataforma

Outro ponto importante é a integração com a plataforma. O Correios, através do seu web service torna possível que seja feita uma integração direta com a sua loja digital. Isso possibilita que seja mostrado o valor do frete ao clinete final de forma bem prátia e automatizada.

Tenho certeza que você já calculou o frete de algum produto, em algum tipo de loja virtual, feito na hora do fechamento do pedido e que vai sendo automaticamente alterado de acordo com a região escolhida. Essa integração também é algo que pesa favoravelmente para os Correios.

O motivo? É de que isso possibilita informar para o cliente antes de que ele venha a concluir o pedido, que ele possa garantir que não haverá nenhum prejuízo na hora de enviar uma mercadoria para a localidade desejada e que o preço ficará de acordo com o previamente estabelecido. Essa forma de frete pode ser entendido como uma maneira de evitar que existam prejuízos tanto para a sua loja quanto para o cliente.

Uma última vantagem que podemos enumerar dos Correios é a possibilidade que ele oferece de que seja feito um contrato com uma pessoa jurídica para que possa se alcançar fretes por meios mais em conta, tudo dependendo da quantidade de produtos enviados.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Esse contrato acaba possibilitando por parte do lojista em um maior controle dos produtos enviados e em uma economia no valor final para os seus clientes. Já que quanto menos ser pago em frete, mais fácil para você vender.

Porque devo enviar mercadorias por meio de transportadoras?

Se os Correios possuem uma credibilidade inquestionável, as transportadoras surgem como um atrativo para quem deseja fazer contratos pontuais em certas regiões. Isso porque as transportadoras muitas vezes conseguem fazer as entregas de forma mais ágil que os Correios. O ponto é que você precisará realizar inúmeros contratos, em diferentes regiões, para cobrir a mesma região que os Correios fazem.

Outra vantagem das transportadoras é que também se torna possível realizar contratos de acordo com a quantidade de produtos vendidos. Assim, quanto mais tiver vendido, mais barato irá ficar o frete pago. Isso acaba sendo um auxílio bem interessante para lojistas que começam a vislumbrar maiores lucros em determinadas regiões.

Uma dica interessante talvez seja oferecer os dois serviços ao cliente (tanto a transportadora quanto o Correios), para que o cliente decida qual tem o menor preço. Assim, em regiões que você vende mais, talvez a transportadora faça um trabalho mais rápido, ágil e barato do que os Correios. Por sua vez, em regiões mais distantes, talvez seja mais confiável contar com a credibilidade alcançada pelos Correios.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

O que faço?

Como é possível constatar, não existe uma fórmula certa sobre o que é o melhor para sua loja virtual. Cada caso deve ser estudado individualmente. Somente assim se tornará possível encontrar o melhor equilíbrio entre rapidez, confiabilidade e custos. Porque como já vimos, os gastos com frete costumam ser determinantes para que os clientes decidam se irão comprar ou não um produto. Então, é necessário estudar bem antes de decidir por um sistema.

Além disso, se faz necessário compreender como ambos os sistemas funcionam. O Correios costuma ser utilizado em sua maior parte por clientes iniciantes em seu negócio digital.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Nesses casos, a agência do governo federal acaba sendo uma ferramenta muito útil, já que conta com todo um arsenal de medidas que facilitam as vendas do seu negócio. Enquanto isso, as transportadoras podem se tornar um instrumento poderoso para lojas que começam a apresentar grandes lucros e que visam ter um atendimento ainda mais rápido, ágil e barato (devido a grande quantidade de produtos entregues) em determinadas regiões.

LEAVE A REPLY