Como elaborar um planejamento estratégico para seu e-commerce

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Como elaborar um planejamento estratégico para seu e-commerce
Como elaborar um planejamento estratégico para seu e-commerce

Leia nesse artigo como elaborar um planejamento estratégico para seu e-commerce

Um planejamento estratégico é um planejamento que faz com que a pessoa tenha uma visão clara do projeto, sendo comunicativo e fazendo a comunicação entre as empresas de forma mais direta, simples e mais eficiente. Facilitando a gestão da empresa e auxiliando estratégias para alcançar seus objetivos, utilizando todos os recursos da empresa.

O planejamento financeiro, de marketing de logística podem estar dentro desse planejamento estratégico e não podemos esquecer do tão importante quanto os outros o planejamento estratégico pessoal, que nada mais é do que o planejamento de sua vida pessoal onde quer chegar, objetivos a serem alcançados.

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As etapas do planejamento estratégico

As etapas fazem a organização de um todo, ela ilustra de maneira clara e simples quais as etapas para se fazer um planejamento estratégico. São elas:

Determinar a meta para planejamento estratégico

Elabore sua meta, onde você quer chegar, qual seu objetivo, qual caminho vai seguir, como vai fazer, por onde vai começar, a missão da empresa ou do negócio que pretende seguir, qual sua visão para seu projeto daqui 2 ou 3 anos, quando alcançar essas metas quais outras você vai criar, seu negócio vai ser ampliado, vai ter outros segmentos juntos, será apenas um único produto ou serviço, dentre outras coisas.

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Analisar e Organizar:

Nesta etapa será preciso ter um conhecimento total da empresa, a gestão de recursos da empresa determinando seu valor, raridade, imitabilidade e capacidade organizacional, conhecer todos os setores seus pontos fracos e fortes para poder identificar as soluções e alcançar os objetivos que devem ser bem estabelecido, após a análise.

Não somente a análise interna, mas a análise externa onde se analisa fornecedores, clientes, concorrentes, dentre outras etapas que podem analisar e organizar tanto dentro quanto fora a empresa.

Determinar a missão, visão e valores da corporação:

Aqui seus valores e visão das empresas deve ser conhecida para permitir que que o planejamento siga os acordos com as políticas da organização;

Identifique o público em seu plano estratégico

Da mesma forma que se faz análise da empresa deve-se fazer a análise do público que deseja cativar e chegar a seus objetivos. O que as pessoas querem, o que as pessoas precisam, o que as pessoas gostam, tem que se analisar cada indivíduo e assim poder atender a sua necessidade, estando a alguns passos dos concorrentes.

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Identifique os objetivos da ação

Demanda do mercado, interesses e política de relacionamento com os stakeholders* devem ser devidamente mapeados e identificados.

(*significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. ”)

A importância da empresa em seu plano estratégico

Comunicação é tudo, e sem a comunicação interna a empresa perde muito com isso, todos os setores da empresa devem estar em contato uns com os outros, pois todos juntos tem um objetivo em comum que a empresa progrida, que a empresa seja forte e solucione seus problemas, todos saem ganhando, cada setor é importante e precisa ser conhecido e respeitado por todos os outros, cada setor da empresa é uma engrenagem e se uma delas não funcionar compromete todo o andamento da empresa e consequentemente seu desenvolvimento.

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Objetivos, Estratégias e Metas

 

Vários setores da empresa atuam em conjunto nesta etapa, os objetivos devem ser claros e diretos o foco dele deve ser apresentado a todos os setores da empresa, para que todos juntos trabalhem para que ele seja alcançado, vamos dizer que, o objetivo da empresa seja vender 50.000 (cinquenta mil) celulares em um mês, a estratégia é divulgação em redes sociais e lojas virtuais, a meta é vender 10.000 (dez mil) aparelhos em cinco lojas específicas.

Neste exemplo fica claro de como se pode ser simples e direto nos objetivos a participação de todos é muito importante a divulgação da área de marketing, financeiro, entrega, estoque, transporte, dentre outros setores.

Ação Planejada

Toda ação da empresa deve ser planejada com começo, meio e fim detalhadamente sempre tendo controle de cada etapa, soluções para se alguma etapa é melhor se ter opções de ação no caso de alguma etapa tiver um improviso, cada detalhe seja na ação que for, por exemplo na ação da produção, ação da entrega, ação do pagamento, ação da transportadora, ação do faturamento, ação do gerenciamento do estoque, dentre outros setores. Sempre faça a definição dos passos que farão a empresa alcançar seu objetivo.

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Faça a monitoração

Fazer um cronograma para que o andamento do seu planejamento estratégico não perca nenhum detalhe enquanto está em ação, analisar cada setor, cada ação, desenvolver opções de ação para suprir alguma dificuldade no meio do processo.

Se for preciso revisar todo o planejamento para poder encontrar qual setor teve falha em sua ação, tudo o que está no planejamento deve estar em ação, deve estar em andamento fazendo tudo funcionar, para poder chegar no objetivo que foi estabelecido no início dele.

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Sempre estar pronto para alterar algum ponto, corrigir alguma ação para que não seja perdido o objetivo definido no início do planejamento estratégico pois tudo gira em torno da ação para se chegar ao objetivo proposto.

Análise dos resultados do planejamento estratégico

Depois da elaboração do planejamento estratégico, suas metas, organização, estudo, pesquisa, agora vem a etapa final de seu planejamento:avaliar todos os passos dados até aqui e analisar quais foram os erros e acertos, analisar quais foram as etapas mais difíceis, as mais fáceis.

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O que pode ser melhorado? O que não foi planejado mas aconteceu? o que faltou, o que sobrou, o tempo foi bem empregado, faltou tempo para alguma etapa, o que poderia ser feito para ficar ainda melhor, mais eficiente, mais rápido, mais simples.

O planejamento estratégico ele é mais específico, mais econômico, mais direto, cada etapa gera uma ação que junta com outras etapas faz o procedimento ser mais eficiente o resultado ser mais rápido, é possível saber o porquê e como cada etapa será e como sua ação vai repercutir em todo o processo.

Nesta hora, se vê os resultados, os pontos esperados, as conquistas o fracasso, as soluções, o próximo passo é melhorar o que foi bom, concertar o que não funcionou e assim rever toda a ação e refazê-la para chegar ao objetivo.   

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