Como elaborar um contrato de prestação de serviços

Como elaborar um contrato de prestação de serviços

0
SHARE
Como elaborar um contrato
Como elaborar um contrato de prestação de serviços

Leia nesse artigo dicas de como elaborar um contrato de prestação de serviços.Para quem é empreendedor, saber elaborar um contrato de prestação de serviços que lhe deixe longe de problemas é essencial.

Evitar contratempos e a possibilidade de processos é fundamental para qualquer um que deseja ter seu próprio negócio. Então, é essencial que você saiba como elaborar esses documentos de forma a ficar longe de maiores complicações.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

O primeiro passo é entender que o contrato de prestação de serviços nada mais é do que um acordo que foi firmado entre uma empresa ou entre um profissional autônomo e o contratante que está recebendo aqueles serviços. Seguindo essa lógica, a transição possui um caráter temporário, mesmo que haja certa possibilidade de que ela venha a se repetir (caso tenha sido vantajosa para ambas as partes).

De forma bem simples, podemos afirmar que um contrato de prestação de serviços regula a contratação de uma organização ou que alguém que precisa do serviço de uma empresa ou um indivíduo para fazer um trabalho isolado.

LEIA TAMBÉM:
>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Nesse tipo de contrato, obviamente, não haverá nenhum tipo de vínculo empregatício. Como exemplo, podemos dar o contrato que geralmente se estabelece entre os profissionais freelancers, que acabam oferecendo seus serviços a diferentes clientes de forma temporária.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

E é aí que reside a importância de saber montar um bom contrato de prestação de serviços. Isso porque será através dele que você irá assegurar que tanto o contratante quanto o contratado irão cumprir às obrigações durante a transação. Ali também estarão estabelecidos claramente quais são os direitos de cada parte.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS
>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

Nesse documento, estarão detalhados os prazos, os preços, o estabelecimento exato em que será realizado o serviço, entre outros aspectos relevantes. Um contrato de prestação de serviços de serviço simples ou autônomo, para a realização de serviços gerais pode ser escrito ou verbal.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

É preferível utilizar um contrato escrito, para que possa ser formalizada algum tipo de relação de trabalho e que esta possa vir a servir como prova jurídica–se necessário. Esse tipo de contrato irá oferecer uma proteção para cada uma das partes.Por sua vez, quando o contrato firmado é verbal, não há como se provar nada do que foi combinado entre contratado e contratante.

A importância do contrato de prestação de serviços

Além de direitos e deveres, o contrato de prestação de serviços também irá mostrar quem está oferecendo os serviços, irá estabelecer detalhadamente a remuneração que foi combinada entre as partes, além de criar uma cláusula que assegure a isenção das partes com relação às responsabilidades técnicas e obrigações que não tenham sido previamente acordadas.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail 
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Assim, haverá uma obrigatoriedade para que o contratado entregue ao cliente um serviço de acordo com o que foi determinado pelo contratante. Por sua vez, este documento irá garantir o cumprimento do serviço de acordo com aquilo que foi selecionado, isso da forma combinada e no prazo estipulado.

Desse modo, a obrigação que for assegurada pelo contrato será a de pagar os honorários que tiverem sido acordados no início da relação. Por fim, o contrato precisa ser regular também em relação às obrigações tributárias de cada uma das partes.

Passos para elaborar um contrato de prestação de serviços

Se você deseja elaborar um bom contrato de prestação de serviços, é necessário cumprir certas etapas. O primeiro passo para concluir esse contrato é conseguir definir de forma clara o objeto em questão, ou seja, qual será o serviço que deve vir a ser realizado e qual será a remuneração que será paga ao contratado.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Após isso, é importante que seja o contratante lembre-se de apresentar, de modo claro, qual será o local de execução de serviço e qual é o prazo final para a entrega do serviço encomendado, assim como o valor e a forma de pagamento escolhida (em comum acordo com a outra parte). Nesse momento, as obrigações do contratante para que o contratado realize os serviços solicitados e do contratado para que o contratante cumpra os termos acordados devem estar descritas detalhadamente, para que seja garantida a sua execução e cumprimento.

BAIXE NOSSO 

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Outro ponto fundamental que é preciso levar em conta e que o contrato deve estabelecer é colocar no documento o número de vias que ateste a presença, além das duas partes, de duas testemunhas. Por fim, é necessário colocar eventuais encargos trabalhistas ou previdenciários que houver, do mesmo modo que a regra para a rescisão, com estipulamento de cláusulas de multa para qualquer tipo de descumprimento ou de quebra de contrato também precisam estar definidas de forma clara no documento. Somente assim as duas partes terão segurança do acordo firmado.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Uma cartilha para auxiliar

Uma boa pedida para quem quiser formular seu próprio contrato de prestação de serviços é olhar a cartilha fornecida pelo Sebrae, que trás um roteiro básico de como é feita a montagem desse tipo de contrato. Essas dicas podem ser conferidas no seguinte

link:

Ali, é possível encontrar um amplo material com informações fundamentais para todos aqueles que não possuem, ainda, a experiência com esse tipo de contrato. Um passo a passo é formulado para que qualquer um possa elaborar esse tipo de documento sem dificuldades, facilitando e muito a vida do pequeno empreendedor. Mas para auxiliar, já apresentamos aqui alguns passos do roteiro, que são explicados em seus mínimos detalhes no material do Sebrae. Os passos são os seguintes:

1. Qualificação das partes
2. Objeto do contrato
3. Obrigações do contratante
4. Obrigações do contratado
5. Preço e condição de pagamento

6. Reajuste
7. Despesas
8. Prazo
9. Rescisão
10. Multa
11. Condições gerais

Com a utilização desse roteiro fornecido pelo Sebrae, a tarefa para que seja montado um eficiente contrato de prestação de serviços irá se tornar bem mais simples.

Mesmo possuindo esses recursos disponíveis, é essencial que você consulte outros profissionais e empresários do seu setor para não deixar nenhuma particularidade do seu setor em branco. Até mesmo a consulta a um advogado da área trabalhista ou civil é recomendada para que não haja problemas futuros com o seu contrato de prestação de serviços.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

LEAVE A REPLY