Como descrever produtos de forma clara e atrativa no e-commerce

Como descrever produtos de forma clara e atrativa no e-commerce

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Vender produtos com qualidade é a base de uma loja virtual. No entanto, isso não é suficiente para manter uma loja ativa e com um bom fluxo de clientes. Isso porque quem está do outro lado da tela navegando não conhece os produtos e a sua qualidade, e tem dúvidas que precisam ser esclarecidas antes de finalizar a compra.

Escrever uma descrição detalhada sobre cada produto é fundamental para que os clientes saibam se estão diante do item que precisam ou não. Isso também otimiza o trabalho de quem gerencia o atendimento do e-commerce, pois reduz o número de perguntas que poderiam ser evitadas com uma boa descrição. Confira aqui algumas dicas para descrever os produtos de forma clara e atrativa:

Ofereça informações completas. O comércio eletrônico tem a grande vantagem de poder aliar o uso de texto, fotos e vídeos para descrever um produto. O ideal é criar um texto completo, com todas as informações técnicas e específicas daquilo que você oferece, e complementar com fotografias que mostrem o produto a partir de vários ângulos. Se, por exemplo, o seu negócio vende louças de cerâmica, deve incluir o material da composição, as medidas de cada louça, a temperatura a que podem ser submetidas, se podem ser lavadas na máquina ou somente na mão, e etc. Vale lembrar que um texto detalhado sobre o produto ajuda inclusive a aparecer nas buscas do Google.

Um exercício interessante é se colocar no lugar do cliente, como se estivesse vendo o produto pela primeira vez. Assim você conseguirá imaginar as dúvidas que podem surgir. É válido incluir informações como a fragilidade do produto e também detalhes que possam agregar valor, como a produção manual e exclusiva do item. Tudo isso faz com que o cliente imagine o produto que está pensando em comprar, avalie se é o que procura e compreenda o valor cobrado.

Seja original. Pense que o cliente que está visitando a sua loja virtual também passará por lojas virtuais do mesmo segmento. Ainda que você se inspire em outros comércios eletrônicos para descrever os seus produtos, deve escrever um texto original e único, que não será encontrado durante a navegação. Apesar de parecer difícil, lembre-se que ninguém conhece o seu produto melhor do que você, e que com concentração conseguirá elencar o que é importante de incluir no texto.

Não fale nem pouco, nem muito. É claro que o melhor é incluir bastante informação sobre o produto. Mas isso não significa que deve criar uma descrição repetitiva, que cite mais de uma vez a mesma informação. Isso faz com que o cliente canse de ler e parta para outra. Antes de publicar o texto em sua loja virtual, leia com atenção e veja se está falando tudo o que é essencial, sem se tornar repetitivo.

Se você ainda não usa estas técnicas para apresentar os produtos do seu e-commerce, avalie o que está bom e o que pode ser melhorado na descrição atual. Com algumas pequenas mudanças, os seus clientes podem se sentir muito mais encorajados a comprar em sua loja!

 

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