Como definir os preços de venda da loja virtual

Como definir os preços de venda da loja virtual

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Leia nesse artigo como definir preços de venda para sua loja online.

Ao realizar seu projeto de e-commerce e se tornar um empreendedor digital em seu planejamento deve constar todos os valores que você vai investir nesse seu novo negócio é nessa hora que os preços de seus produtos ou serviços serão gerados.

Ao montar um e-commerce você avalia o valor a investir, o valor que será gasto, assim você forma o preço de seu produto ou serviço. Se seu produto tiver um preço caro poucos iram comprar, se ele for barato demais vai gerar desconfiança pois coisa barata geralmente não tem qualidade, então poucos irão comprar.

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Por essa razão vamos encontrar o equilíbrio entre o caro e o barato. Vamos mostrar como surge o preço de seu produto ou serviço. Para começar vamos a pergunta chave, quanto custa para produzir seu produto ou seu serviço?

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Exemplo:

Se você vende bombons quanto você gasta para produzi-lo?
Ingredientes: barra de chocolate 1k.
Itens para preparar os bombons para venda: papel para embrulho, laço de fita, caixinhas, potinhos.

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Local para vende-los: Escolas, restaurantes, rua, lojas. Caso não seja perto de sua residência você terá gastos com transporte sendo gasolina se for em um automóvel ou passagem de ônibus, metrô, trem caso utilize transporte público.

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Neste exemplo você já tem uma visão de gastos para poder colocar os bombons a venda, o valor de venda deles terá que cobrir todas essas despesas e ainda sobrar, essa sobra será usada para a fabricação de mais bombons, material para a venda e transporte.

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Exemplo 2:

Se você presta serviço, vamos usar exemplo um consultor imobiliário (corretor de imóveis)

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O que você precisa para prestar seu serviço? Recursos eletrônicos: Smartphone, Tablet, Notebook, GPS, PC.
Local de trabalho: Locação de sala ou imóvel.
Transporte: Carro.
Site: Página na internet, redes sociais, Blog.
Despesas: Alimentação, gasolina, locação, telefone, internet.

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O preço de venda é a soma de tudo custo, gasto e lucro, vamos mostrar no quadro abaixo. Custos + Despesas + Lucros = Preço

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Vender um serviço ou produto requer esses itens para que você consiga realizar seu negócio sem prejuízo algumas empresas até tentam cobrando barato algo de qualidade, infelizmente eles não se mantem por muito tempo pois acabam se afogando em dividas, não pagando fornecedores, atrasando aluguel, não repondo o estoque esse tipo de competição não é bom para ninguém, preço justo e produto ou serviço de qualidade, isso é o certo para seu negócio.

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Principais despesas recorrentes da loja virtual:

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Despesas é o que sua empresa gasta para vender seu produto ou serviço gerando a receita, temos que tomar cuidado com multas e juros que consomem boa parte e deixa o caixa com menos dinheiro.

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 Domínio e Hospedagem
 Plataformas Alugadas
 Gestão de pagamentos
 Custos de Frete
 Investimento em Marketing
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 SEO

Esses são as despesas que você terá que suprir todos os meses, acrescentando o custo. Custo nada mais é do que sua empresa gasta para produzir o que é vendido em sua loja, pagamento de funcionários que produzem o que é vendido ou pagamento de fornecedores que entregam os produtos que serão vendidos ou a matéria prima que será utilizada na confecção do produto, sabendo quanto você vai gastar fica mais fácil determinar o preço final do que você vende.

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Perdas, um item que não pode ser esquecido.

Não podemos esquecer das perdas, que acontecem em qualquer empresa tanto virtual como física caso a perda não seja reparada existe uma grande chance de ela ser o iceberg no seu negócio.

Problemas nos computadores, na rede elétrica, acidentes de trabalho, produtos vencidos, produtos quebrados, atraso do fornecedor, perda do fornecedor, reforma de emergência, problemas com encanamento, extravio da entrega, reposição no estoque, enfim não importa a perda sempre tem gastos e esses gastos devem estar em sua planilha e projeto de vendas online.

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Com seu preço definido faça uma pesquisa com seus concorrentes observando gastos, despesas, lucros e preço final para que você tenha uma ideia se sua empresa está no mesmo nível de disputa que os concorrentes, faça uma margem de lucros, o lucro é calculado por produto e não como um todo, se sua loja tiver vários tipos de produtos cada um deles tem sua margem, seu valor, defina uma margem de lucro mínima.

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Resumindo tudo.

Para chegar ao preço você vai precisar:

 Custo da produção, fabricação do produto, compra do produto via fornecedor, cuidar para que não tenha desperdícios.
 Custo Operacional maquinas, mão de obra, energia elétrica, custo da plataforma e-commerce.
 Frete usando um plano de logística para distribuir produtos e serviços.
 Impostos cada produto tem uma taxa e precisa ser sempre analisado e calculado.
 Custo de produto embalagem, layout, do seu produto ou serviço.

Não arrisque seu projeto, investimento ou negócio em caso de vendas baixas, faça promoções, descontos no frete, descontos nas formas de pagamento, amplie o prazo da primeira parcela da compra, forneça brindes, opções mais baratas do mesmo produto, a qualidade não pode de maneira nenhuma ser prejudicada, preço justo nesse relacionamento cliente lojista não precisa haver perdas para ambos os lados, mas soluções a concorrência também não não pode colocar em risco todo um segmento que foi planejado e que envolve vários gastos, pessoas, produtos, fornecedores.

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Leve em conta na hora de estipular o preço

Estudo aprofundado do segmento, concorrentes e preços praticados. Essa pesquisa também além de auxiliar deve ser colocada logo no inicio junto com o planejamento do negócio e não na parte final do processo de construção de loja virtual, encontrar um valor que agrade aos clientes gere lucros, etapas de compras com fornecedores, revenda, maximização de setores redução de custo de logística dentre outros fatores. O valor atribuído ao produto determinara o tipo de público que será atingido.

Lucro, é importante para seu e-commerce.

Lucro é tudo o que foi ganho ou recebido a partir de um ato de comercialização financeira. Antes de determinar o lucro que um produto vai gerar para a sua empresa não esqueça de que do outro lado da linha está o consumidor que também interfere no valor final do produto, pois o preço de seu produto deve ser aceito pelo mercado e pelo consumidor isso é chamado de variável incontrolada a dica é que você tenha sob seu controle o foco real das variáveis. Então pesquise, controle, conheça o mercado e o foco dele e de seus clientes.

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