SHARE

Aprenda quais são as dicas de como comprar no Mercado Livre para oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes

Ter um e-commerce pode ser o sonho de muitos vendedores, inclusive, daqueles que comercializam produtos pela internet na plataforma de terceiros. Embora existam muitas vantagens em ter a sua própria loja virtual, a verdade é que também são muitos os benefícios em oferecer os seus produtos em sites que funcionam como classificados, como o Mercado Livre.

Simplo 7 - Loja Virtual

Esse canal de venda já é bastante tradicional e, por isso, conta com grande credibilidade na hora dos consumidores online decidirem onde adquirir os mais diversos tipos de artigos. No entanto, existe uma série de dicas que são ensinadas aos compradores desse site e ao saber como comprar no Mercado Livre as suas chances de vender mais aumentam.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como atrair cliente com e-mail 
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Além disso, muitas das dicas para vender mais em lojas virtuais funcionam na hora de aumentar a sua conversão de vendas no Mercado Livre.

Entre essas dicas, se destaca a importância de anunciar um produto com todas as informações relevantes a respeito do mesmo, a fim de suprir tudo o que os consumidores em potencial para esse artigo possam ter interesse em saber.

Outra dica que pode fazer toda a diferença na hora de vender ou não uma mercadoria consiste em usar uma foto de boa qualidade. Isso não significa apenas que ela deve contar com uma boa resolução, mas também ter foco e estar bem posicionada, para que se tenha a visão mais completa possível. O fundo branco da foto é outro fator que colabora em muito para a imagem ter maior nitidez e qualidade.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

O Mercado Livre reúne um imenso número de vendedores online e para algumas categorias de produtos a concorrência é bastante ampla. Desse modo, outra dica de ouro é avaliar como está o preço praticado pela sua concorrência direta, ou seja, que comercializa as mesmas mercadorias que você.

Se houver muitos produtos iguais ao seu com valores mais baixos, as suas chances de vender são reduzidas

Por outro lado, é possível ter um preço levemente acima da média se você oferecer algum diferencial para os consumidores online, como maior parcelamento ou brindes.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Nesse sentido, vale a pena ainda oferecer como forma de pagamento o Mercado Pago, que é o parceiro oficial do Mercado Livre. Para os consumidores online isso torna a compra mais segura, uma vez que com esse método de pagamento ele sabe que será ressarcido caso haja algum problema com o produto ou com a entrega.

Dicas para vender no Mercado Livre

No Mercado Livre, os compradores qualificam os vendedores conforme o atendimento que recebem. Por isso, da mesma forma que acontece em um e-commerce, é importante que você tenha uma boa relação com os seus clientes virtuais, seja respondendo as suas dúvidas com agilidade, seja entregando o produto no prazo combinado.

Além disso, o site conta com um termômetro para identificar a confiabilidade do vendedor.

Assim, quando ele está verde significa que a confiança é grande, mas ao estar na cor cinza indica que o vendedor não está no grupo dos mais confiáveis ou não vendeu muito ainda. Por conta disso, ao entrar no Mercado Livre como vendedor é importante criar boas estratégias de venda para que elas cresçam logo e você possa ter o seu termômetro verde.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Outro indicativo que ajuda você a efetivar mais vendas é com as medalhas, sendo que para ser um MercadoLíder é preciso ter realizado várias vendas e ter sido bem avaliado pelos seus clientes. Para tanto, é preciso ainda cumprir todas as normas fiscais, por isso, é de extrema importância você saber como funciona em detalhes a venda por meio desse site.

Esteja a par dos termos de uso e demais documentos que expliquem as regras para você não agir de forma errada sem estar ciente disso

Outra dica para aumentar as suas vendas no Mercado Livre é oferecer produtos com garantia, se forem novos, sendo que esse requisito é bastante procurado quando os consumidores estão escolhendo entre os produtos que desejam adquirir.

Além das dicas que servem especificamente para esse site de vendas, quem deseja oferecer os seus produtos no Mercado Livre também deve ter outros cuidados, como o de sempre contar com mercadorias em estoque, ainda mais se ela estiver anunciada. Atrasos na entrega são um dos principais empecilhos para realizar novas vendas, já que clientes que não recebem a sua encomenda no tempo estipulado costumam riscar o vendedor na sua lista.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

No entanto, se houver algum problema na entrega e você já sabe que vai atrasar, nunca deixe de informar para o seu cliente. Ser sincero é a melhor forma de ganhar a confiança dos consumidores virtuais. Já quando a entrega for realizada pessoalmente, no caso do comprador morar na mesma cidade que você, o que pode ser mais econômico para ambos conforme a situação, sempre combine o encontro para a entrega em lugares públicos com bastante movimento.

Como ter uma loja virtual no Mercado Livre

Quem está iniciando o seu negócio de vendas online e deseja em breve montar o seu próprio e-commerce deve já começar a pesquisar quais são as melhores plataformas de acordo com as suas necessidades estéticas, funcionais e financeiras. Uma opção é abrir uma loja virtual por meio do próprio Mercado Livre.

O site oferece o MercadoShop, um serviço que dispõe aos seus cliente uma plataforma que permite terem o seu próprio negócio, a partir de modelos já prontos de e-commerce. Esse mecanismo funciona como qualquer outro site de vendas, com funcionalidades diversas, entre elas, formas de pagamento variadas, por meio do Mercado Pago, catalogação de produtos, entre outros.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Além disso, mesmo com a sua loja virtual, os seus produtos são visualizados por quem acessa o Mercado Livre, o que ajuda a aumentar as suas vendas. Outra vantagem é que o serviço conta com plataforma responsiva, permitindo assim que até mesmo os internautas que usam dispositivos móveis possam acessar a sua loja virtual e realizar compras por tablets e smartphones. Há ainda o recurso de integração com o Facebook, assim, você pode usar em conjunto a rede social para promover os seus produtos e aumentar a sua conversão de vendas.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY