Como administrar o fluxo de caixa de uma loja virtual

Como administrar o fluxo de caixa de uma loja virtual

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Como administrar o fluxo de caixa de uma loja virtual
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Leia nesse artigo dicas de como administrar o fluxo de caixa de uma loja virtual

Qualquer pequeno empreendedor irá dizer: “O dinheiro é rei”. Esse ditado é muito conhecido, mas o que está por trás dessas poucas palavras? Qual é realmente o sentido dessa afirmação?

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A ideia é simples e “fatal”: a longo prazo, lojas virtuais vão à falência quando há falta de lucros, pois elas ficam sem dinheiro suficiente para pagar suas contas. O fluxo de caixa é a fonte da vida de qualquer negócio, acima de tudo no empreendedorismo virtual. A cada dia que passa, mais e mais empresas estão quebrando por causa de problemas de fluxo de caixa.

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Os princípios da boa administração do fluxo de caixa são simples:

 Primeiro, é preciso ter certeza de que se está recebendo mais dinheiro do que gastando.

 Também é preciso pagar os fornecedores e investir em novos produtos no momento certo.

 Ter um bom fluxo de caixa também lhe dá mais poder de negociação e compra. À longo prazo, sua empresa pode poupar mais dinheiro.

 Prever possíveis momentos de recessão também é importante, pois permitirá que sua empresa faça planos de contingência e, assim, expandir o seu crédito.

Vamos aprofundar um pouco mais? Entenda agora alguns elementos importantes que tem ajudado muitos a entender como administrar o fluxo de caixa de uma loja virtual.

1. Tire o máximo proveito do seu fluxo de caixa

Antes de tudo, é preciso aprender a controlar o crédito de seu negócio virtual. Estabelecer um bom sistema de controle de crédito não precisa ser tão complicado assim. Como simplificar as coisas? Tire o máximo proveito do fluxo de caixa de sua loja virtual.

É algo básico estabelecer claros limites de crédito e boas condições de pagamento para seus clientes. Dúvidas nessas questões empurrarão seus clientes para voar em outras lojas virtuais.

Valorize os bons pagadores, enviando mensagens eletrônicas dando elogio aos bons pagadores, e dizendo que foi somente com eles que sua loja virtual encontrou solidez.

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Caso alguns clientes tenham dívidas com você, informe-os constantemente a respeito delas, mostrando os benefícios de pagarem o que devem. Quando um devedor enxerga de forma mais clara que seu crédito estará aberto novamente caso quite sua dívida, ele pode voltar a ter uma postura mais responsável.

Esse elemento de estratégia de conversão pode reconquistar muitos clientes. Isso sim é saber como administrar o fluxo de caixa de sua loja virtual!

2. Previsão de vendas

Analisar ciclos de venda é importantíssimo para conseguir prever o que pode acontecer. Assim, sua loja virtual estará mais preparada para enfrentar altas e baixas no fluxo de caixa. Assim que fechar seu primeiro mês de vendas, já é possível fazer previsões eficazes usando o seu conhecimento de mercado. Para isso, pense em aspectos como:


 Níveis de
 Situação atual da
 Demanda de trabalho

Lembre-se de que para administrar de forma adequada seu fluxo de caixa melhor ser mais cauteloso do que otimista. Então, sua loja virtual evitará desagradáveis, e os ganhos não serão superados tão facilmente pelas despesas.

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3. Corte despesas e custos desnecessários

Quando se trata de preservar recursos financeiros, ao ‘dar partida’ em sua virtual, aja com a máxima economia possível; mas sempre de uma forma que não afete a qualidade de seu produto ou serviço.

Analise o objetivo de cada compra que você faz. Assim, você saberá exatamente para onde seu dinheiro está indo e usará seus recursos com prudência. Pense muito antes de comprar algo, compre apenas o que o que você realmente precisa.

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Seja sincero: existem itens que são mais considerados como ‘sonhos de consumo’ do que algo que poderia fazer a loja virtual decolar. E nesse momento é mais indicado se concentrar no fluxo de caixa do que em sonhos irrealistas!

4. Aprenda a negociar com seus fornecedores

Sempre vale a pena investigar para ver se eles podem ampliar as condições pagamento. Um bom exemplo disso tema ver com o prazo de pagamento.  Franco e pergunte se há maneiras de prorrogar mais o pagamento para 60 ou dias, em vez de se enforcar logo de início nos poucos 30 dias.

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Essa é uma maneira de segurar o seu dinheiro por mais tempo, e isso ajuda a regular o fluxo caixa na sua loja virtual. Se está pensando em fazer uma grande encomenda,  perca a oportunidade de negociar! Estabeleça um plano de pagamentos periódicos, por exemplo, em vez de pagar tudo numa tacada só!

5. Gerencie seu estoque

Verifique o estoque de perto, e peça apenas o que é necessário naquele Cuidado com grandes projeções no começo do seu e-commerce! É essencial evitar gastar dinheiro desnecessariamente. Pense em comprar o que é vendido de forma mais rápida e rentável, para manter sua receita ativa e certifique-se que você não está ‘amarrando’ seus recursos em itens difíceis de vender.

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Se estiver procurando ter uma entrada mais rápida de dinheiro, tente vender mais produtos a um preço mais barato. A quantidade pode ser a saída no início de suas atividades no mercado virtual.

6. Esteja atento a sinais de perigo

Quando surgirem quedas na sua receita, seria bom pensar o quanto antes em reter recursos por um tempo antes de expandir as atividades. Se não, os juros que precisará pagar a seus fornecedores poderá colocar-lhe em maus lençóis. Quando perceber sinais de queda de rendimento:

 Pare
 Pense
 Calcule
 Planeje
 Corrija
 Aja

Quanto antes você conseguir salvar seu fluxo de caixa, melhor! Há sinais clássicos de queda de rendimento, e corrigir as coisas no início é fundamental. Lembrar-se do efeito bola de neve, quando o acúmulo gerado numa enorme avalanche pode ser fatal, ajuda a pisar no freio e gastar menos. Com o tempo, os 6 passos acima vão conduzí-lo numa boa direção empresarial e seu negócio vai se firmar mais.

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Fique atento aos sinais de perigo. É mais fácil encontrar meios para administrar melhor o fluxo de caixa do que acumular um monte de dívida já no início dos trabalhos!

7. Seja realista sobre o seu negócio

Às vezes será preciso ‘dar um passo atrás’ para enxergar as coisas com mais clareza. Se você sempre está com problemas e seu investimento sempre se perde,

pergunte-se:

 Porque isso está acontecendo?
 Preciso baixar o preço?
 A qualidade do que vendo não é tão boa assim?

Seja racional sobre sua empresa e o futuro dela. Se não está tendo benefícios, pare e pense nos seus objetivos econômicos e profissionais. Elementos de estratégia como esses podem ‘salvar a pátria’ de sua loja virtual. Assim, encontrar a maneira certa de administrar o fluxo de caixa de sua loja virtual se tornará um aspecto importante de seus métodos empreendedores.

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