Como abrir um restaurante

Como abrir um restaurante

0
SHARE
Como abrir um restaurante

Abrir um restaurante é o sonho de muitas pessoas, pois é um seguimento que dificilmente deixa de faturar, contudo mesmo sendo um negócio de lucro quase certo são necessários alguns cuidados para que o sucesso seja alcançado.

A localização é sem sombra de dúvidas um dos principais pontos a serem escolhidos, isso porque o local onde o empreendimento será instalado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso, não se pode por exemplo escolher abrir uma cafeteria ao lado de uma grande empresa do ramo, pois a mesma pode não ser pário para um concorrente tão forte.

Pontos importantes para abrir um restaurante

Antes de definir qual será o endereço do restaurante é necessário levar em consideração pontos como o publico alvo, a concorrência pré existente,vias de acesso e facilidade ao estacionar, objetivo do negócio.

Existem alguns tipos de negócios voltados ao ramo de gastronomia, entre eles estão os self­service, a la carte, fast food, comida saudável, comidas típicas de um país, rodízio, porções entre outros, e o primeiro passo é definir qual desses tipos se encaixa melhor aos seus objetivos e qual trará maior lucratividade levando­  em consideração o local onde o mesmo será aberto.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Após o local e o tipo de negócio ser definido será necessário providenciar todos os documentos para a abertura definitiva da empresa dentro dos padrões legais, tais como:

Registros da empresa: a empresa precisa obter registro junto a Junta comercial, Secretaria da Receita Federal(CNPJ), Secretaria estadual da fazenda, Prefeitura do Município(para obter o alvará de funcionamento), Sindicato da categoria, Caixa Econômica Federal(para obter o registro no INSS/FGTS), Corpo de Bombeiros.

Ainda deve­-se obter o alvará de licença sanitária e as instalações do novo restaurante devem seguir a risca o Código Sanitário, além disso toda a manipulação e venda dos produtos devem seguir os parâmetros Sanitários exigidos por lei, caso contrário órgãos ligados a ANVISA podem fechar o estabelecimento assim que acharem necessário.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Além dos itens citados acima ainda é preciso que o restaurante seja cadastrado no Conselho Federal de Administração e faça uso das práticas listadas no código de defesa do consumidor, e que de maneira alguma ofereça bebidas a base de álcool a menores de idade.

Estrutura do restaurante

A estrutura do restaurante pode variar de acordo com o tipo de negócio escolhido, caso seja um self­service a estrutura é de fato bem simples, devendo conter uma cozinha grande capaz de armazenar e cozinhar quantidade satisfatória e que atenda a demanda de clientes diária.

Ela também deve possuir um balcão destinado a saladas e pratos frios, outro para os acompanhamentos e claro uma bancada específica para carnes,
no caso das comidas quentes é necessário ter recipientes específicos que mantenham os alimentos na temperatura correta para que nenhum cliente acabe ficando com a comida fria.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS

>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

 

LEAVE A REPLY