Bondfaro

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Saiba um pouco mais obre a trajetória do Bondfaro.
Saiba um pouco mais obre a trajetória do Bondfaro.

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Leia nesse artigo e saiba um pouco mais obre a trajetória do Bondfaro.A trajetória dos grandes negócios virtuais da atualidade tem rumos bem diferentes.

 

Quando nos deparamos com nomes brasileiros como Camila Porto, Henrique Carvalho, Érico Rocha, entre outros famosos dos infoprodutos, refletimos no quanto seria necessário gastar para poder atingir a mesma fama e o mesmo reconhecimento. Será que a preocupação seria apenas essa: quanto gastar?

Simplo 7 - Loja Virtual

Nomes como Rodrigo Guarino, Roberto Malta, Gustavo Guida Reis, Guilherme Pacheco e José Guilherme Pierotti não são tão reconhecidos pela maioria. Mas a luta que foi travada por eles, sim! Essa é muito reconhecida, o que torna seu exemplo de vida uma fonte de inspiração para todo aquele que deseja estartar sua loja virtual.

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Esses são os nomes dos fundadores de uma ferramenta que ganhou fama em toda a América Latina e, depois ao redor do mundo. Quem nunca pesquisou um preço no BondFaro? A plataforma de pesquisa que ganhou terreno gradativamente a partir dos anos 2000 em diante passou por muitos momentos difíceis.

Você sente que precisa de inspiração para dar um boom em sua loja virtual? Agora é a hora de tirar 5 ou 6 minutos para ler o que impulsionou seus fundadores a fincar o pé na estratégia que tinham, e que funcionou. Conheça um pouco da história do comparador, ou buscador de preços, BondFaro.

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Altos e baixos: o fator prevalecente de qualquer startup

Subidas e descidas são constantes nas agendas econômicas de qualquer startup. Isso não foi diferente do que ocorreu com o BondFaro. A inquietação dos seus cofundadores com as novas oportunidades surgindo na web injetaram ânimo nas veias de seus jovens empreendedores. Quais foram os resultados disso?

A união de forças entre eles gerou o desejo de criar algo de sucesso na internet. Cada vez mais dígitos eram mencionados entre aqueles que investiam no mercado ascendente da tecnologia da informação.

O diferencial encontrado na formação do “Time BondFaro

O princípio das conversas que fizeram estourar a ideia inicial do BondFaro surgiu com cinco pessoas, segundo Gustavo Guida Reis. Depois de algumas conversas sobre o assunto, o grupo se formou. Você talvez esteja se perguntando qual era a profissão de cada um deles.

Essa é a melhor parte da história. Era um time de negócios, pelo menos de um ponto de vista mais empresarial. Dos cinco membros do time BondFaro, quatro eram bancários e apenas um deles tinha conhecimento de TI (Tecnologia da Informação). Pode parecer muito fácil pensar que o início foi tranquilo, pois, segundo se pensa, bancários levam uma vida fácil.

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É aí que você se engana. Perceba que apenas 20% da equipe inicial conhecia o assunto de modo mais aprofundado. O que precisaria ser feito? Equilibrar as habilidades. Isso foi feito com o passar do tempo. Alguns saíram, outros chegaram, e o projeto começou a ganhar mais estabilidade profissional. Só com muito esforço e dedicação direcionada é que o projeto ganharia impulso. Mas algumas dificuldades começaram a tomar forma.

 

Desafios enfrentados com coragem pelo BondFaro

A ideia foi reduzir ao máximo o valor de investimento inicial. Um pure player parecia ser o mais indicado, pois a demanda de recursos não poderia quebrar o giro de capital necessário.

No final dos anos 90 a situação era bem diferente do que vemos hoje no que diz respeito à informatização de plataformas. Com o cloud em pleno funcionamento, muitas empresas colocam aplicativos, portais, blogs e sites para rodar com eficiência. Diversos usuários têm mais satisfação do que estresse para acessar serviços de busca.

Naquela época as coisas eram bem diferentes. Bem antes da existência do conceito de cloud, os gastos envolvidos na hospedagem de plataformas demandavam muito investimento, e com o BondFaro isso correu na mesma direção. Consegue imaginar um investimento de cerca de US$ 300 mil apenas para hospedar o site? Com todo aquele rebolado para ter um link dedicado no próprio escritório da empresa, o esforço em crescer no mercado parecia um elefante rosa! Mas as coisas precisavam ir em frente, como no caso de outras startups ascendentes!

Os idealizadores não conseguiriam corrigir as desigualdades sociais do mercado da época, mas pensavam seriamente em ajudar para que isso se consolidasse. A ideia fixa na mente de todos era possibilitar ao consumidor ter à sua disposição um meio de consulta de preços, para que o melhor custo-benefício fosse premiado! Consegue imaginar algo mais promissor naquela época? Foi nesse ponto que o insight ficou mais claro: o BondFaro seria um site de pesquisa de preços na internet!

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A princípio, a empresa queria tornar possível ao consumidor ter em mãos uma lista exaustiva de preços com diversos detalhes sobre os produtos. Essa possibilidade daria mais segurança ao consumidor, que buscaria com mais assertividade os produtos de sua necessidade imediata. Naquela época, ter uma lista com os melhores preços de determinado produto era algo grandioso, ainda mais se os apresentasse de forma ranqueada. O BondFaro começava assim a ter mais direção, estratégia e forma específicas de mercado.

O que tornou o BondFaro algo ainda mais excepcional era o fato de que o Google estava começando a ter forma. Ou seja, as pesquisas de preço ainda não eram tão afamadas e, com o tempo, isso iria impulsionar a plataforma mais do que qualquer outro concorrente.

A ideia estava formada, o time já estava formado e a propulsão de marketing precisava iniciar. Como isso se daria? Os recursos financeiros eram muito escassos.

 

Como o BondFaro lidou com as injeções iniciais de investimento

Três dos fundadores do BondFaro tinham conhecimentos técnicos profundos do mercado de finanças, e isso foi muito positivo para arrancar a ideia que se formou. Os investidores certos foram procurados, contratos foram propostos e fechados e, em apenas 6 meses, o boom proposto pela empresa estourou!

A startup logo estava a mil por hora no que se tornou um dos meios mais usados durante muito tempo para pesquisa de preços na web. Com seu próprio escritório e equipe de trabalho a pleno vapor, o BondFaro agora tinha o que havia de melhor a oferecer para seus visitantes em matéria de busca de produtos!

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Mais da metade do primeiro milhão que foi captado foi ‘embora’ com servidores e outros investimentos. Aos poucos, o capital de giro emagreceu a ponto de deixar o caixa vazio. Os fundadores chegaram num ponto em que restou apenas cerca de 30 mil reais no banco. No andar da carruagem daquele momento, o BondFaro teria apenas mais um mês de sobrevivência.

Alguns sugeriram que se queimasse esse valor em propaganda, para que o site se tornasse mais conhecido, como muitas outras empresas da época fizeram. O momento era tenso, e todos os fundadores começaram a repensar como levar em frente o empreendimento.

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Nessa situação, começou-se a estabelecer um plano de soerguimento, mesmo de forma precoce, pois muitos dos envolvidos no negócio virtual queriam ‘fazer a coisa dar certo’.

Grandes cortes no time, a mudança para um escritório bem menor e o trabalho colaborativo sem salários começou a se tornar realidade. Quando aquela ideia de retorno imediato ficou um pouco de lado, as ideias começaram a surgir de forma mais natural, e a empresa ganhou força renovada!

 

A consolidação do BondFaro

Como se poderia consolidar uma empresa que tinha como principal competidor de mercado o famosíssimo BuscaPé? O capital investido, de um número nove vezes maior do que o do BondFaro assustava. O que fazer para correr lado a lado ou pelo menos logo atrás de quem já estava um ano à frente no mercado?

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O crescimento que o mercado digital tinha na época permitiu que a empresa conseguisse seguir no empreendimento que planejou. O sol brilhava, e muito, para todos naquela época!

Quais foram os resultados de tanta perseverança empresarial?

Em 2005 o BondFaro comprou um concorrente com recursos financeiros próprios. Na mesma época, já tinha a cifra poderosa de 40 ótimos colaboradores, e até se formaram filiais promissoras no México e na Argentina. Muitos ficaram empolgados com o crescimento da empresa e a procuraram para promover seus produtos.

Um dos fundadores se tornou sócio do BuscaPé e assumiu o posto como Vice-Presidente de Produto de quem antes era concorrente. A junção que se formou entre o BondFaro e o BuscaPé tornou ainda mais útil os serviços que ambos tinham a oferecer ao público. Com o tempo, a empresa mudou de proprietário e se tornou de natureza ainda mais internacional.

Essa história de crescimento prova que é preciso coragem, adaptação e muita, mas muita persistência para que as coisas aconteçam. Ficou inspirado pelo que leu? Comente abaixo quais são seus planos para o futuro próximo!

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