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O Banner,  é  a forma de propaganda on-line que mais se aproxima da propaganda tradicional  e ainda é o tipo de promoção que recebe a maior parte dos investimentos das agências  e  anunciantes na Internet. O Banner é uma forma interessante e de fácil operacionalização para a geração de tráfego e divulgação de marca, desde que observada a relação custo/beneficio, ou seja, o retorno em termos de visitas trazidas pelo banner e quantidade de impressões e o investimento realizado para sua publicação.

Como otimizar o uso do banner

  • O Banner é vendido com base na quantidade de exposições da página (page-views). Em tese isso significa a quantidade de  de pessoas que viram o banner com o seu anúncio.  Normalmente, a medida utilizada é o chamado CPM que significa “Custo Por Mil” ou seja, o preço é determinado para cada mil exposições do banner.

  • Embora pareça ilógico,  o CPM  varia conforme o site que está expondo o banner. Isso ocorre principalmente porque o perfil do público de cada site é diferente, e possui graus de segmentação variados.  Quanto mais segmentado for o site, maior a chance de haver mais identificação entre o público alvo e o produto oferecido, conseqüentemente,  maior a expectativa de retorno e maior deveria ser o custo.

  • No Brasil ocorre um fenômeno interessante: os grandes sites e portais, mesmo tendo um público mais diversificado e portanto menos interessante, cobram mais caro pelo CPM.  A partir do momento que houver uma maior distribuição dos investimentos em sites menores, naturalmente haverá uma diminuição nos preços cobrados por banner devido à maior competição pelo anunciante.

  • Outro aspecto com relação aos grandes portais, é que não é possível fazer pequenas quantidades de anúncios para se avaliar o retorno. Os custos mínimos nesses sites giram ao redor de  R$ 2 mil reais, o que os torna inviáveis para a maioria dos pequenos anunciantes.

Forma de mensuração do Banner

A forma tradicional de mensuração é a “taxa de click through” que significa  percentual de pessoas que clicaram no Banner.  Uma taxa média varia ao redor de 1% embora isso dependa muito do banner e do produto anunciado

Acompanhamento do Banner

Normalmente os sites disponibilizam relatórios on-line para os anunciantes. Esses relatórios  mostram ao anunciante, dados de desempenho do banner como: quantidade de impressões,  taxas de “click through”  médias  entre outros.

Objetivos do Banner

Um banner tem basicamente dois grandes objetivos. O primeiro é atrair a atenção do cliente e o segundo, induzir ao clique. Os banners com animação e interativos tem mais chance de atingir esses objetivos.

Mas o clique no banner  é apenas metade do caminho. O site onde o visitante for “catapultado” deverá  ser eficiente para levar o cliente a realizar a ação desejada: fechar  uma compra, preencher um cadastro, assinar uma Newsletter, etc… e isso vai depender de outras variáveis como produto, preço, qualidade do site, entre outros.

TIPOS DE BANNER:

Banner estático

O banner é composto de imagens fixas e foi o primeiro tipo de banner a ser utilizado na Internet. São fáceis de serem criados, mas, com todas as inovações utilizadas parecem envelhecidos, entediantes e ultrapassados. Por isso geram um número inferior de respostas quando comparado aos animados e interativos.

– Banner animado

O banner possue algum tipo de ação, tendo mais quadros (frames) consegue veicular muito mais informação e impacto visual do que um banner estático. Geram um número maior de respostas do que os banners estáticos.

-Banner interativo

O banner envolve o internauta e de alguma forma, faz com que haja interação direta,  Ex.: preencher um formulário, responder a uma pergunta, abrir um menu…

– Anúncios Pop-up

Embora não seja propriamente um banner, os anúncios do tipo pop-up são comuns na Internet. São anúncios que “saltam” na frente do texto, quando da abertura da página, obrigando o internauta a removê-lo para continuar a leitura. São anúncios considerados invasivos e incômodos pela maioria absoluta dos internautas, o que os torna de eficiência duvidosa

Tamanhos oficiais de Banner

banners
Full banner (468 x 60)

Full banner (460 x 55)

Half banner (234 X 60)

Button 1 (120 X 90)

Button 2 (120 X 60)

Micro bar (88 X 31)

Square button (125 X 125)

Vertical banner (120 X 240)

Truques com banners que você não deve utilizar

Algumas das formas utilizadas para potencializar a taxa de click through de um banner são as seguintes:  Formular perguntas, comunicar oferta grátis, uso de lay-out e cores iguais as do navegador, uso de recursos apelativos, como erotismo e até mesmo de conotação sexual.  Isso não é recomendável, na medida em que qualquer artifício que iluda o visitante com relação ao produto, tem efeito negativo em termos de ação desejada, ou seja você traz mais visitantes, mas terá mais dificuldades em transformá-los em clientes.

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