SHARE

Essa proposta pode chocar muita gente, mas acho que deveríamos acabar com os BUSINESS PLAN, essa tão falada ferramenta do empreendedor esgotou-se, e como tenho fama de ser um consultor e estrategista web bem fora dos padrões, e gosto disso estou lançando essa Campanha : Abaixo o BUSINESS PLAN !

Mas afinal, o que é um Business Plan? 

Antes vamos responder uma outra pergunta: Como é que empresas que têm prejuízos constantes ou lucram muito pouco podem valer tanto?
Existem várias leituras possíveis para esse fato, a primeira é que um novo esporte americano surgiu e desbancou o Baseball como esporte nacional americano, o esporte de jogar dinheiro pela janela.
Uma outra leitura, mais lógica e aceitável, é a que os investidores sabem que o mundo está mudando, e que as chances de uma empresa como esta sobreviver e vir a ter lucro no futuro próximo é muito maior que o de empresas tradicionais, e isso aumenta o valor da “aposta”. Desde a crise da NASDAQ em Abril/2000 isso mudou um pouco, o risco aumentou, ou melhor, os investidores se deram conta do risco e estão mais rigorosos, mas na cabeça de muito e-mpreendedores a coisa ainda funciona assim :

Suponhamos que eu tenha uma idéia mirabolante, criativa, de como ganhar dinheiro na Internet, o primeiro passo que eu tenho que tomar é montar um BUSINESS PLAN, onde eu descrevo o meu projeto em detalhes, inclusive com a necessidade de capital, suponhamos, 1.000.000,00.
Como o Business Plan na mão procuro uma empresa de VENTURE CAPITAL e apresento meu Business Plan e convenço o capitalista que é uma boa idéia, ele estima que essa nova empresa poderá um dia, valer algo como 5 milhões, então ele capitaliza a empresa, ficando com 20% do negócio.
Como o dinheiro recebido eu monto a infra-estrutura necessária, desenvolvo os sistemas necessários e invisto lanço meu produto, com uma boa campanha de Marketing.

Depois que começar a colher frutos eu (ou a empresa de Venture Capital) transformo essa empresa em uma sociedade anônima e procuro um banco especializado para me ajudar com o IPO.
O Banco estima que essa nova empresa vale algo como 100 milhões (O Venture Capital já ganhou 19 milhões, pois seus 20% valem agora 20 milhões…)
É feito então um IPO de 20% do capital inicial lançando-se 2 milhões de ações a 10,00 cada uma, os investidores acham que a empresa é um bom investimento e correm para comprá-las, de tal forma que a ação falta no mercado, e seu valor começa a subir chegando a 50,00 reais cada, onde ela se estabiliza.

Minha empresa agora vale na totalidade 500.000.000,00!! O Venture Capital vende seus 20% de ações, recebendo assim 100 milhões pelo milhão investido, se recuperando assim das outras 19 empresas onde ele também, investiu 1 milhão, e elas não deram certo…

Dessa forma podemos notar que o que faz uma empresa se tornar em uma empresa bilionária é a aposta que o investidor em bolsa faz que no futuro ela será um excelente negócio.

 Dinheiro real ou virtual ?

O Grande problema com o BUSINESS PLAN é que ele ficou muito ligado a essa estrutura, ou seja na cabeça de muitos e-mpreendedores o BP é um instrumento para conseguir dinheiro dos investidores de risco, onde pode-se fantasiar a vontade para mostrar o quão fantástica é nossa idéia…
Quando falo em ABAIXO O BUSINESS PLAN, estou indo contra essa idéia pré concebida…

Sou a favor de um PLANO DE NEGÓCIOS, onde o empreendedor coloque todas as variáveis, boas e ruins, um verdadeiro roteiro para o SEU negócio dar certo, quanto mais verdadeiro for esse plano, mais viável torna-se o negócio e o empreendedor terá mais facilidade para GANHAR dinheiro na Internet, com ou sem um INVESTIDOR DE RISCO.Obviamente fazendo isso nota-se que a maioria das “Idéias Brilhantes” não “param em pé” , ou seja, não é economicamente viável, portanto, se forem colocadas em prática, com certeza darão consistência ao discurso do sr. Larry “Oracle” Ellison, de que apenas 1 entre 1000 empresas WEB sobreviverão.

Muitas empresas morrem, não por serem más idéias, mas porque foram lançadas sem o Planejamento adequado, queimam a idéia no mercado e depois não conseguem reverter esse quadro.

Com um bom Plano de Negócios evitamos esse problema, ou arrumando formas de evitar o problema ou não investindo numa idéia aparentemente brilhante, mas insustentável economicamente.

Segundo uma propaganda da LG, o ser humano tem 70.000 idéias por dia, isso são 25.500.000 idéias por ano, acho que descartar uma que não sobrevive a uma simples análise e esperar por outra melhor não é algo tão ruim assim.

LEAVE A REPLY