A gestão de pessoas mesmo na era digital

A gestão de pessoas mesmo na era digital

0
SHARE
A gestão de pessoas mesmo na era digital
A gestão de pessoas mesmo na era digital

A gestão de pessoas sempre foi um desafio para qualquer setor empresarial, mesmo também no mundo virtual. Todo o processo dentro de uma organização envolve pessoas e cada indivíduo possui suas diferenças e seus talentos. Gerir pessoas foi algo pensado de uma forma no passado e hoje é visto de outra.

As mudanças no conceito de gestão de pessoas

A internet mudou a forma como o mundo se relaciona com várias situações, principalmente no negócios. Logo, a relação de gestão de pessoas também foi alterada. O assunto e sua transformação ganha cada vez mais espaços e profissionais especializados ajudam as empresas a lidarem com essa nova relação de forma tranquila, estimulando a produtividade.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

O “antigo” conceito de gestão de pessoas

O conceito de gestão de pessoas chegava mais próximo do que conhecemos hoje como administração e recursos humanos. Gerir pessoas era uma espécie de olhar administrativo de tudo o que envolvia o processo dos indivíduos dentro de uma organização.

Passado a parte administrativa de um comércio ou indústria, era hora de melhorar e estimular os profissionais envolvidos na cadeia produtiva. Era preciso ir além das relações básicas, era precisa entender quem ali estava fazendo a empresa crescer além do dono.

Gestão de pessoas na organização hoje

Podemos definir que o termo gestão de pessoas, hoje usado de forma mais clara, é formado por técnicas, habilidades, métodos e práticas que, além de administrar um determinado grupo, estimula o comportamento de cada e potencializa suas qualidades, tornando o homem como o agente principal de qualquer tipo de produção.

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

A gestão de pessoas na organização não está mais na área de Recursos Humanos. Este profissional é basicamente um líder que circula por todas as áreas de uma empresa e em cada um aplica os recursos para que uma grande transformação seja feita.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Gestão de pessoas nos pequenos negócios

Mesmo com os vários benefícios de se apostar numa boa gestão de pessoas, nem todo empreendedor ou empresário dispõe de um valor para investir num profissional específico para fazer esse gerenciamento mais amplo. Na prática, mesmo sem ajuda profissional, você pode identificar alguns pontos na sua empresa, sendo você o diretor ou mesmo um funcionário. Para ter uma efetividade, o plano de gestão de pessoas deve envolver pontos fundamentais como:

Comunicação interna
Pesquisas sobre a estrutura organizacional de cada processo
Avaliações de desempenho
Programas específicos de desenvolvimento de líderes
Investimentos em talentos
Alimentação de competências específicas
Melhoria da qualidade de vida no trabalho
Estimulação contínua da criatividade
Motivação e Reconhecimento de talentos
Incentivo ao trabalho em grupo
Distribuição clara de tarefas

Todos esses pontos são importantes e serão considerados para que se faça um plano de ação de acordo com o caminhar da empresa. Além disso, as ferramentas utilizadas por gestores podem ser somadas e assim trarão um resultado melhor.

➜ Baixe E-book sobre capturar E-mail

Gestão de pessoas na era virtual

A gestão de pessoas está muito ligada a outros pontos de entendimento do seu negócio, ou seja, você precisa conhecer sua área de atuação, as pessoas envolvidas o mercado interno e externo e aí então poderá usar as informações para também organizar as pessoas envolvidas na empresa.

A relação de trabalho virtual é bem diferente da presencial e isso ainda é novidade, principalmente aqui no Brasil. Afinal, trabalhar de forma remota é bem mais vantajosos em várias situações, mas muitos chefes ficam com medo deste tipo de trabalho e, num primeiro momento, acham que vão perder o controle das tarefas.

LEIA TAMBÉM:

>COMO FAZER UM PLANO DE AÇÃO PARA SEU NEGÓCIO
>PLANO DE PROJETO DE LOJA VIRTUAL
>SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ADWORDS

>O QUE AS PESSOAS MAIS COMPRAM NA INTERNET
>COMO ANUNCIAR PRODUTOS NA OLX 
>O QUE É E-PROCUREMENT

A verdade é que a gestão de pessoas é que vai trazer os resultados que sua empresa precisa, independentemente da relação virtual ou presencial. Abaixo, listamos alguns pontos que qualquer empresário precisa entender e aplicar para se ter bons resultados na gestão de pessoas.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

1) Sua equipe

Conhecer o time que tem é fundamental para prever se o jogo está ganhou ou não. É preciso que o empreendedor análise bem seus funcionários, reconheça os pontos fracos e fortes de cada um da equipe e dela como um todo. Identificando isso, fica mais fácil distribuir as tarefas.

2) Confie

Confiar em quem está executando o serviço da sua empresa é fundamental. O funcionário que sente a confiança depositada pelo empresário executa seu trabalho de forma mais tranquila, deixando também transparecer seu talento e habilidade.

3) Delegar é fundamental

Essa características não é algo simples, mas fundamental para o negócio dar certo. É preciso sempre alinhar com a equipe os objetivos que devem ser alcançados com cada execução de projeto, dando assim bons resultados e prosperando cada vez mais.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

4) Interaja

Quanto mais confiante você for, mais sua equipe vai ficar tranquila e se sentir à vontade para participar, para trazer ideias inovadoras. É dessa forma que você certamente vai engajar seus colaboradores e eles vão acreditar no trabalho que estão executando.

5) Não fique ausente

A ausência do empreendedor ou empresário é uma problema sério e não apenas por questão de “engordar o boi”, mas porque isso estimula e demonstra o quanto a pessoa também está envolvida no processo da empresa. Não se isole da equipe, faça parte deles. Uma coisa fundamental para o negócio dar certo é ser acessível, recebendo críticas e sugestões de forma tranquila.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

6) Feedback

Ter um retorno das pessoas envolvidas na empresa é importante tanto para você quanto para os colaboradores. Sempre que possível reúna a empresa e exponha seus pensamentos e se abra para ouvir o dos outros. Elogie, aponte os erros e também caminhe junto com a empresa.

LEIA TAMBÉM:

>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

7) Cada conquista deve ser comemorada

Alcançar uma meta nem sempre é algo simples e quando isso acontece é preciso comemorar. Celebrar a conquista de um objetivo é uma forma de estimular sua equipe, de mostrar a eles que você entende cada momento e que comemorar também é importante. Seguindo essas dicas, você certamente vai caminhar para uma gestão de pessoas mais clara, estimulando todos os envolvidos em seu projeto, seja qual área for.

LEAVE A REPLY