3 dicas para planejamento de ações de marketing

3 dicas para planejamento de ações de marketing

2518
0
SHARE
3 dicas para planejamento de ações de marketing
3 dicas para planejamento de ações de marketing

Leia nesse post 3 dicas para planejamento de ações de marketing

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Você já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? Pois então, quem fez essa afirmação estava totalmente certo. É preciso concordar que uma empresa que sabe se mostrar no mercado para atrair mais clientes, acaba adquirindo uma credibilidade muito maior em relação aos seus concorrentes.

LEIA TAMBÉM:
>PLANO DE NEGÓCIOS
>CONHEÇA OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET
>SAIBA MAIS SOBRE E-COMMERCE

>COMO CRIAR UMA NEWSLETTER
>SAIBA MAIS SOBRE E-BUSINESS
>COMO COMPRAR PRODUTOS BARATOS PARA REVENDER
>APRENDA COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Além disso, a visibilidade da empresa faz com que sejam atraídos muito mais do que consumidores. Uma divulgação bem feita pode resultar em novos investimentos, abertura de novas possibilidades de negociação e, em alguns casos, a ligação direta da marca quando se fala de um produto. Uma boa propaganda só tem benefícios à oferecer para o empreendedor.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Para isso, é necessário um excelente planejamento de ações de marketing, que visem expor exatamente aquilo que seu negócio tem de melhor, superando a concorrência.

É importante destacar que todas as ações de marketing só devem ser colocadas em prática depois de uma pesquisa de qualidade, pois o planejamento das atividades só pode ser feito quando se conhece as principais características do público, concorrentes e situação econômica em que a empresa se encontra. Portanto, siga as três dicas para realizar um bom planejamento de ações de marketing e comece a colocar suas ideias em prática agora mesmo!

LEIA TAMBÉM:

>E-MAIL MARKETING
>PORCENTAGEM DE VENDAS NO MERCADO LIVRE
>COMO COMPRAR NO E-BAY E PAGAR COM BOLETO

>COMO GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM
>COMO SER TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
>FAÇA UM CURSO DE E-COMMERCE

Desenvolvendo o planejamento de ações de marketing

Quando se fala em planejar, temos a ideia de que essa etapa diz respeito aos primeiros passos de uma estratégia. Entretanto, o próprio desenvolvimento do plano de ações merece ser tratado com bastante cuidado. Existem algumas questões que precisam de atenção no momento de construir o planejamento de ações de marketing.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

O planejamento só deve começar a ser desenvolvido após uma pesquisa que mostre as principais características do mercado em que a empresa está inserida, além do perfil e desejos de seus clientes. Em resumo, é necessário entender perfeitamente onde e com quem a empresa está lidando. Estamos falando de conhecer, e muito bem, o mercado de atuação.

O objetivo aqui é bem simples: para que as decisões sobre como se dará o plano sejam tomadas, é necessário ter conhecimento sobre como cada ação irá influenciar os concorrentes e o público. As atividades precisam ter características proporcionais a situação do mercado, tendências da área e aos voos futuros desejados pela empresa.

A partir das informações adquiridas durante o desenvolvimento do planejamento, você terá o objetivo principal bem delineado. Com isso, fica muito mais fácil guiar as atividades e saber distribuir as ações ao longo do plano de marketing.

A definição de estratégias e ações

Para finalizar o planejamento de ações de marketing, é necessário definir quais serão as estratégias. Uma ótima dica é utilizar o perfil dos clientes para criar sua própria metodologia. As pesquisas qualitativas que a empresa fez anteriormente para dar início ao planejamento não servem apenas para conhecer quem é o público e quais seriam os produtos e serviços com maior demanda no mercado, mas sim para ter conhecimento sobre os hábitos e preferências dessas pessoas.

Com base nessas informações é possível traçar o tipo de mídia e atividades preferidas dessas pessoas. Por exemplo, imagine que você tem uma empresa que vende câmeras fotográficas dos mais variados tipos. Você provavelmente, durante a pesquisa, vai chegar à conclusão de que seu público é formado por jovens, que adoram fotografia e utilizam diversas redes sociais para divulgar seu trabalho. Além de descobrir qual tipo de câmera eles mais desejam no momento, você pode extrair dessas entrevistas informações sobre quais as redes sociais mais utilizadas e que tipo de evento essas pessoas costumam comparecer para compartilhar suas experiências sobre o mundo da fotografia.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

A partir daí, você já começa a desenhar suas estratégias serem realizadas. Com esses dados, pode­se chegar a conclusão de que é necessário criar uma conta para divulgação no Pinterest, rede social usada apenas para pegar inspirações em fotos e imagens. Além disso, pode haver algum local em que ocorrem cursos, workshops e outras atividades em que pode ser interessante criar parcerias para divulgação da loja, como promover um concurso cultural ou desconto para os frequentadores. Tudo isso precisa estar no planejamento das ações de marketing

Use sua criatividade e faça os investimentos necessários. Se for preciso, contrate um profissional para ficar por conta apenas desse tipo de relação com o publico e parceiros. Feito isso, basta definir o tipo de ações de marketing a serem feitas: digital, inbound, outbound… As opções são várias.

Cronograma no planejamento de ações de marketing

Uma das questões mais importantes, que merecem bastante atenção, é o cronograma no planejamento de ações de marketing. Você pode até ter os melhores produtos ou serviços do mercado e possuir a estratégia perfeita para conquistar cada vez mais clientes, mas nada disso vai dar certo se você não cumprir os prazos e criar um coronograma que se adeque da maneira perfeita a cada uma das ações. Cada tipo de estratégia tem uma demanda de tempo diferente das demais. É preciso estar atento a que tipo de veículo e qual local de exposição de suas companhas de marketing, para saber exatamente o tempo necessário para atualizar, lançar novos produtos ou até mesmo tirar do ar, quando necessário.

O cronograma só é cumprido da forma correta quando definido antes mesmo da execução das atividades. Feito isso, é hora de monitorar os resultados que forem alcançados ao longo do tempo, medir de alguma forma a importância de cada um deles e finalmente avaliar o sucesso de cada ação. Em seguida, é chegada a hora de corrigir os erros, aprimorar questões que ainda não atingiram todo seu potencial e, em seguida, repetir tudo com todas as melhorias possíveis. Trata-se de um ciclo infinito.

O tempo de cada ação varia de acordo com o meio utilizado para colocar em prática. Um outdoor, por exemplo, precisa ficar no local escolhido durante todo o período de aluguel, sem que sejam feitas modificações. Já campanhas em redes sociais podem ser atualizadas a qualquer momento, mas é aconselhável esperar de uma semana a um mês para avaliar os resultados obtidos.

Por fim, é importante lembrar que todas essas etapas precisam ser realizadas em conjunto. Cada um desses passos do planejamento de ações e marketing merecem um tempo especial e exclusivo a ser dedicado, mas em seguida é necessário pensar se o resultado de cada um deles funciona, quando colocados em sequência. Portanto, organize suas estratégias, faça seu planejamento e verifique a viabilidade antes de colocar as ações em prática.

➜ Como montar e-commerce

LEAVE A REPLY