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Como vender em sua loja virtual usando a psicologia do consumidor
Como vender em sua loja virtual usando a psicologia do consumidor

Saiba como vender em sua loja virtual usando a psicologia do consumidor

O comércio virtual é uma realidade bastante lucrativa de negócio. Dados estatísticos comprovam que o e-commerce pode aumentar as vendas de determinada loja física em até 60%. No entanto, para gerar resultados satisfatórios, a loja virtual deve estar sempre atualizada sobre a melhor maneira de abordar, atender e conquistar o cliente, já que não existe o contato físico.

O consumidor online tem desejos, percepções e expectativas diferentes daquele que sai de casa e vai às compras. Ele se interessa pela imagem e é conquistado pela forma como o produto se apresenta, assim como pela maneira como é atendido. Quem compra pela internet quer rapidez e eficiência.Realiza as compras com comodidade, do conforto de sua casa, mas nem por isso é menos exigente.

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A rede mundial é um mar de oportunidades de negócio, à disposição por 24 horas diárias, o que deixa a concorrência ainda mais acirrada. Os empreendedores do comércio eletrônico vêm desenvolvendo técnicas de persuasão para obter sucesso nas transações, com base em estudos comportamentais do consumidor. Esses estudos formam a chamada psicologia do consumidor.

Para aplicar esse tipo de psicologia em comércio virtual, é fundamental conhecer o consumidor, saber o seu perfil, suas preferências e suas condições para adquirir mercadorias. Estreitar os laços de comunicação, criar uma relação amistosa e amigável, a fim de entender como esse cliente se comporta na hora de comprar e, por fim, usar esse padrão de comportamento a favor da loja eletrônica. É importante oferecer ao comprador online soluções para as sua necessidades, pois é isso que ele, geralmente, busca.

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Conheça o seu cliente:

O método utilizado para entender e conhecer melhor o seu futuro cliente é a aplicação da chamada psicologia do consumidor. Quando uma pessoa busca produtos ou serviços na internet, ela dá sinais que vão definindo suas particularidades de comportamento e de escolhas. Isso destaca o indivíduo da totalidade e delimita a forma como ele quer e precisa ser tratado, para que realize a compra.

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Para facilitar, o primeiro passo é delimitar o nicho de atuação e, a partir daí, desenhar um mapa de estratégias eficazes, com base no comportamento e nas escolhas do possível consumidor. A navegação dele precisa ser monitorada, assim o seu caminho vai mostrando qual o objetivo desse cliente ao interagir com a página de compras. É o chamado funil de vendas, que vai naturalmente “escolhendo” quem poderá consumir o seu produto.

O fator emocional também é um forte determinante de compras online. Cause empatia e emocione o cliente, isso pode fazê-lo decidir mais rapidamente pela compra. Crie campanhas de marketing que sejam próximas da realidade do comprador, que estejam de acordo com o seu modo de agir e de pensar.

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Conhecer o consumidor ajudará a adequar o site ao que ele deseja, aumentando, certamente, as vendas. A pessoa precisa estar em uma condição psicológica propensa a adquirir determinado bem ou serviços online. O e-commerce deve, então, analisar essa dinâmica do consumidor e depois direcionar como irá abordá-lo, identificar os seus desejos e estimular a efetivação da compra.

3 fatores psicológicos fundamentais para a realização de compras online

1. Aspectos culturais e sociais – o ambiente em que a pessoa vive, suas relações familiares, religiosas, localização geográfica e ideologias, criam formas particulares de percepção, preferências e hábitos que definem o que o indivíduo irá consumir. Pessoas da mesma camada social têm a tendência de se interessar e adquirir produtos similares.

2. Núcleo familiar – muitas vezes a compra é definida, não pelas preferências individuais, mas pelas da família. Um produto ou serviço pode ser adquirido para proporcionar vantagens, resolver problemas ou trazer benefícios para o grupo.

3. Gênero e idade – a linguagem de comunicação da loja virtual deve ser direcionada a seu público. Gênero e faixa etária, nesse caso, são essenciais. Determinadas cores, formas e maneiras de abordagem funcionam de forma diferente para homens e mulheres, bem como para pessoas jovens ou maduras.

A psicologia do consumidor procura entender como ele reage aos estímulos de convencimento e o que o leva a realizar a compra. São muitos os fatores a serem observados, mas alguns já estão definidos, por autoridades no assunto, como importantes para realização da compra: segurança, comodidade, rapidez na entrega, soluções e respostas.

Usando a psicologia do consumidor em sua loja virtual, além de realizar mais vendas, você pode criar fidelidade com o cliente e obter sucesso nos negócios digitais.

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