Sua empresa é uma vencedora.com?

Sua empresa é uma vencedora.com?

661
0
SHARE

Terceirizam serviços para o cliente. Que tal seu cliente trabalhar para você, gratuitamente? Pois é isso que fazem as empresas vencedoras: substituem o trabalho de seus funcionários pelo trabalho do cliente. Os bancos são mestres nesse procedimento. Atualmente, cerca de 25% dos clientes dos bancos utilizam regularmente o Internet banking, o que representa para os bancos menos funcionários, papel, imóveis, filas, tempo e, evidentemente, custos menores. Todas as empresas que utilizam a Internet como um novo canal de comercialização estão terceirizando serviços para os seus clientes, uma vez que substituem vendedores, gerentes e infra-estrutura física por um software de atendimento na loja virtual. O objetivo dessas empresas é atender ao cliente com mais agilidade e comodidade, com um custo menor.

“Canibalizam” seu próprio mercado. Muitas empresas resistem ao novo canal de comercialização representado pela Internet, pois temem tirar clientes de si próprias se o utilizarem. É o caso de muitas editoras que receiam que os livros eletrônicos tirem leitores de seus livros de papel e, por essa razão, torcem para que “esse negócio de e-book” não dê certo. Há resistência também de alguns comerciantes tradicionais que pensam que suas lojas, até o momento bem-sucedidas, ficarão às moscas caso invistam em sua loja virtual. A “triste notícia” para esses empresários é que, se eles próprios não o fizerem, outros o farão, se já não estão fazendo e, com isso, levarão parte de seus clientes embora.

Tratam seus clientes de forma individualizada. Pode parecer paradoxal, mas a tecnologia permite que as empresas se aproximem mais de seus clientes ao personalizar o atendimento oferecido a cada um deles. Isso pode significar desde coisas simples, como o fato de o website indicar o nome do cliente logo na primeira página e a possibilidade de que ele configure a página de acordo com seu gosto, até funções mais sofisticadas, como o acesso ao perfil do cliente por todos os membros da empresa com os quais ele pode interagir, de tal forma que estes obtenham as informações relevantes para que o cliente seja efetivamente bem atendido. Existem dois benefícios decorrentes da personalização: o primeiro é a satisfação do cliente, o que estimula a sua fidelização à empresa; o segundo é que, ao conhecer melhor seu cliente, a empresa pode atender, de forma mais eficiente, às suas necessidades, oferecendo-lhe produtos ou soluções que realmente sejam de seu interesse.

Transformam seu site em uma comunidade de valor. Com a popularização da Internet, os sites tornam-se, cada vez mais, um ponto de freqüente e intenso contato entre as empresas e seus clientes. Os sites devem gerar valor para o cliente, agregando todos os tipos de serviços e facilitando ao máximo a realização de transações, o que diminuirá a utilização de outros canais, geralmente saturados, como o atendimento telefônico.

No próximo artigo, você conhecerá mais características das empresas vencedoras na Internet.

LEAVE A REPLY