Usabilidade na Loja Virtual

Usabilidade na Loja Virtual

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Imagine a seguinte situação: o visitante chegou até sua loja virtual; identificou-se com os produtos oferecidos e os preços; sentiu-se confiante para realizar a compra, e quando tentou realizá-la… simplesmente não conseguiu por um problema de usabilidade!!  Ou o cadastro pedia uma informação que ele não possuía, ou o boleto não apareceu na tela para ser impresso, ou clicou no botão errado e desistiu ao ter que reiniciar todo o processo. Estes, são exemplos de situações que ocorrem com freqüência nas lojas virtuais  causando a perda de muitas vendas. A usabilidade é conseqüência da forma como a loja virtual é desenhada, mas vai muito além dos aspectos visuais.  Usabilidade é a facilidade encontrada pelo usuário para navegar na loja e realizar todas as ações que desejar. Quanto mais fácil for esse processo para o usuário, menor o nível de “fricção” que desestimula a efetivação da compra e menor a chance de que erros ocorram. Algumas das principais variáveis associadas à usabilidade e que afetam o desempenho da loja virtual são:

Usabilidade na loja virtual é texto objetivo. 

Sabe-se que a leitura no computador é cerca de 25% menos produtiva e mais cansativa que a leitura em papel. Por isso, o texto deve ir direto ao ponto apresentando de forma clara e objetiva os benefícios de se realizar a compra. Lojas virtuais com usabilidade não usam textos rebuscados ou excessivamente técnicos, a não ser que seu público seja majoritariamente composto por especialistas. Lembre-se também, de usar parágrafos curtos e separados por uma linha para tornar a leitura menos monótona.

Usabilidade na loja virtual é capricho no visual, sem exageros.  

Web design clean e adequado ao propósito de cada site é fator crucial no comércio eletrônico. Lojas com usabilidade não fazem exageros no uso de imagens e grafismos que não acrescentam valor e sobrecarregam a página tornando mais lento o seu carregamento na tela do usuário. Outro inconveniente mais grave ainda, é tirar a atenção do usuário do roteiro, cuidadosamente estabelecido para ser concluído com a ação de compra.  Por outro lado, vale a pena investir em boas imagens de produtos e, se possível, mostrar os produtos sob vários ângulos de forma a destacar aspectos que podem valorizá-los aos olhos do comprador. Procure utilizar fundo branco que além de fornecer o melhor contraste com as letras, não acarreta peso adicional, desnecessário às páginasl.  Utilize cores mais fortes apenas em pequenos grafismos que vão dar um visual mais bonito a loja virtual. 

Usabilidade na loja virtual é uma boa home-page. 

A home-page é a porta de entrada de sua loja virtual, onde os visitantes terão a primeira impressão, positiva ou negativa, do que a loja pode oferecer.  Mostre imediatamente, de preferência no topo da página o que é a sua loja virtual e em seguida os produtos que ele  oferece. Além disso, deixe um link para uma página “quem somos”, onde o visitante poderá obter informações mais detalhadas sobre a loja virtual e seus responsáveis, ganhando confiança para realizar a compra.  Coloque na home-Page links para todas as seções importantes do site e nessas seções, um link de retorno. Em sites com muitas páginas e grande volume de informação é interessante colocar também um sistema de busca, no qual o usuário possa digitar a palavra-chave para o que procura e obter os links para as seções onde a palavra foi encontrada. Usabilidade também implica em permitir ao usuário realizar a compra imediatamente, disponibilizando um link  “comprar” já nessa página.

 Em geral, as lojas virtuais têm se esforçado para facilitar a vida do usuário e o processo de compra on-line. A medida que aumenta o know-how na área, vão se estabelecendo padrões de usabilidade a serem seguidos com a conseqüente melhora na avaliação dos lojas  e nas taxas de conversão em clientes. Não por acaso, a maior e mais bem sucedida loja virtual do planeta, a Amazon.com, já decretava em sua missão: “Através da Internet, transformar a compra de livros na mais rápida, fácil e prazerosa experiência de compra possível”.

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