SOCIAL-COMMERCE NA PRÁTICA

SOCIAL-COMMERCE NA PRÁTICA

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O que é o Social-Commerce / Como funciona o Social-Commerce / As 7 etapas do Social-Commerce para as empresas.


O termo Social-Commerce é o resultado da fusão das palavras MIDIAS SOCIAS + E-COMMERCE. Na prática, o Social-Commerce é a utilização das midias sociais como o Facebook, Twitter, Orkut, YouTube,… com o objetivo de concretizar transações comerciais..

Como funciona o Social-Commerce

A idéia principal do Social-Commerce é envolver as pessoas com os produtos e com a empresa estimulando a propagação da informação entre os membros das midias socias, o que por sua vez deverá gerar conhecimento da marca, relacionamento e vendas. Para que esse processo ocorra, algumas etapas do Social-Commerce devem ser percorridas pela empresa.

AS 7 ETAPAS DO SOCIAL-COMMERCE

Social-Commerce 1. Estabelecer presença nas mídias sociais.O número de usuários nas principais midias sociais indica que parte de nossos potenciais clientes já deve estar ali, portanto, o primeiro passo é colocar a empresa em cada midia social relevante por meio de uma página ou perfil.

Social-Commerce 2. Prospectar clientes. É preciso filtrar dentre os usuários, aqueles cujo perfil tem afinidade com os produtos oferecidos e as mídias sociais oferecem recursos para se fazer essa prospeção.  A tarefa é localizar o público alvo e mostrar que a empresa tem coisas interessantes para oferecer em termos de conteúdo e de produtos.

Social-Commerce 3. Atrair seguidores. O próximo passo é trazer usuários para o ambiente da empresa, por exemplo, torná-los fãs da pagina da empresa no facebook ou um seguidor do twitter. As pessoas vão fazer isso na medida em que haja identificação com a empresa e um estímulo para essa adesão.

Social-Commerce 4. Desenvolver conteúdo. No ambiente virtual devemos produzir conteúdo que estimule o interesse e o envolvimento das pessoas. Naturalmente, cada empresa tem um perfil e caracteristicas específicas, mas cada situação tem a sua abordagem mais adequada e que será eficaz na medida em que despertar o interesse dos usuários.

 Social-Commerce 5. Estabelecer relacionamento e interatividade. Mídias sociais são o ambiente propicio para o relacionamento e interatividade, afinal, as pessoas freqüentam mídias sociais para se expor e saber sobre outras pessoas e coisas interessantes. Atendimento ao cliente, sugestões de melhorias, idéias para novos produtos, avaliações, entre outras, vão fortalecer a imagem da empresa

 Social-Commerce 6. Estimular a ação de compra. Uma vez estabelecido o relacionamento com o usuário, uma boa parte do caminho para a compra já foi percorrida. É preciso agora estimular a compra por meio de campanhas, ofertas, concursos e inúmeras outras formas que a criatividade permitir.  A finalização da compra pode ser feita no próprio ambiente da midia social, como já é possível fazer por meio do f-commerce ou em uma loja virtual externa.

Social-Commerce 7. Avaliar resultados. Em qualquer circunstância não se deve esquecer que o objetivo final de toda empresa é a venda . Todo investimento em mídias sociais deve ser feito em consonância com esse objetivo e métricas como o ROI, devem ser utilizadas de forma a avaliar se esse objetivo está sendo atingido.

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