O que é SEO?

O que é SEO?

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SEO – Search Engine Optimization (SEO) é a técnica de preparar um site para que suas páginas atinjam um bom posicionamento nos resultados de busca. Isso inclui etapas como: escolha das palavras-chave mais adequadas e relacionadas ao seu site; inclusão dessas palavras em locais estratégicos da página; busca de links externos apontando para as páginas; organização dos links internos de forma a priorizar páginas específicas, entre outras ações. Nada pode garantir que uma página vá ser a primeira ou a top 10 no Google, porém, um bom trabalho de otimização fatalmente a fará melhorar o posicionamento nos resultados.

O trabalho de SEO também envolve: refinar o conteúdo do site, verificando HTML, metatags e links. O site de busca mais popular é o Google, portanto, é a ele que devemos dedicar atenção.

Para determinar o posicionamento, o Google utiliza uma fórmula chamada Algorítmo, composta por milhares de variáveis. O algorítmo determinará um valor final para a página e é esse valor que irá determinar o posicionamento da página, no momento em que o usuário digitar a palavra-chave para a qual ela foi otimizada. Profissionais que trabalham com SEO não conhecem todos os fatores que compõe o algorítmo do google, mas uma boa parte deles. É em função disso que o site é otimizado. O Google costuma alterar o seu algorítmo e isso impacta na classsificação das páginas. O profissional de SEO acompanha cada uma dessas mudanças e realiza os ajustes necessários na página de forma que ela continue bem rankeada.

Novos sites não precisam ser “apresentados” aos sites de busca para serem listados. Um simples link de qualquer outra página da Internet já levará o “googlebot” a encontrar a página. Googlebot é nome dado ao software do google que percorre a web localizando e cadastranto as páginas nos servidores do google, para que possam ser acessadas quando um usuário digitar alguma palavra-chave que esteja relacionada a essa página. É importante ressaltar que o Google indexa páginas e não sites. Isso significa que cada página recebe uma pontuação do google e ocupará uma determinada posição nos resultados em função de seu pagerank. Na prática isso implica que o mesmo site pode aparcer em 1º lugar com uma página, em 10º para outra e em milionésimo para uma terceira. Isso vai depender do grau de otimização da página e também da palavra-chave que foi associada a ela por quem realizou a otimização.

A atividade de SEO não é complexa, embora para quem não esteja familiarizado possa parecer assim. A atividade exige estudo da técnica e monitoramento constante dos resultados, de forma a realizar adaptações que se façam necessárias, principamente em função de mudanças no algorítmo, conforme já citado. Em princípio, qualquer pessoa com conhecimento de Internet pode aprender a fazer o trabalho de SEO em seu próprio site. Atualmente, já existem no mercado ferramentas que auxiliam no processo de otimização,, automatizando etapas do trabalho de SEO. Além disso, existem livros e cursos no mercado que poderão ajudá-lo a entender a lógica dos sites de busca e as principais ações realizados na área de SEO.

Outra alternativa é contratar uma empresa especializada em SEO para realizar esse tipo de serviço para você.. Naturalmente, isso facilitará sua vida, mas por outro lado existe um investimento a ser realizado para isso. O importante é saber que as duas alternativas (fazer por conta própria ou terceirizar) estão a sua disposição.

SEO – Otimização de Sites

O que é o SEO / Porque utilizar SEO é importante no ecommerce / Principais etapas no processo de otimização de sites /


SEO é abreviatura de Search Engine Optimization, ou Otimização para os Sites de Busca. O termo é utilizado para representar o processo de otimizar, ou melhorar, páginas da Internet para que sejam bem rankeadas nos resultados dos sites de busca e atraiam usuários qualificados para as páginas.

A importância do SEO no ecommerce

O processo de SEO é considerado uma das estratégias de divulgação mais importantes do ecommerce, porque um bom rankeamento no Google, Bing ou Yahoo, pode trazer uma grande quantidade de visitantes qualificados e resultados para o site. Essa importância levou ao surgimento de um mercado que envolve profissionas e agências especilizadas em SEO, cuja missão é definir e aplicar as melhores praticas de otimização de forma a melhorar o posicionamento de páginas nos resultados de busca. Veja os principais fatores de ranqueamento.

 

Fatores fundamentais para um bom ranqueamento – SEO

Utilizamos como referência o sistema pagerank do Google que canaliza cerca de 90% das buscas no Brasil.

– Conteúdo. Esse fator é fundamental em SEO. A qualidade da informação que se oferece no site vai influenciar o comportamento do usuário e o comportamente do usuário é monitorado pelo Google por meio de seu sistema de busca, de seu navegador Google Chrome, de sua rede de sites parceiros… entre outros.

– Presença e localização das palavras-chave. A palavra-chave é o elo de ligação entre aquilo que o usuário busca e aquilo que a página pode oferecer. Por esse motivo, a presença da palavra-chave digitada em boa quantidade e bem posicionada em locais estratégicos da página é fundamental para a SEO. Exemplos: no título, nos sub-tíulos, nos links internos, nas URLs, no texto âncora dos links.

Arquitetura do site e links internos. O bom ordenamento e indicação das páginas mais relevantes facilita a navegação do usuário e sua localização e cadastramento pelo sistema de rastreamento do Gooogle. Isso é feito principalmente por meio dos links internos e seu posicionamento na página.

– Quantidade e qualidade de links externos apontando para a página. Páginas bem ranqueadas devem ser páginas populares e isso é medido pela quantidade de links externos que apontam para a página. Mais importante que a quantidade, no entanto, é a qualidade dos links: os links que vem de páginas com conteúdo relacionado ao site e que sejam bem ranqueadas pelo Google valem muito mais.

 

ETAPAS NORMALMENTE REALIZADAS NO TRABALHO DE SEO

Seguem algumas das etapas normalmente executadas em um projeto de SEO, lembrando que trata-se de um processo contínuo e que se retroalimenta.  

  • Planejamento. Inclui análise do público-alvo, da concorrência e do site e seu conteúdo; pesquisa e escolha de palavras-chave mais adequadas e definição de metas e objetivos.
  • Inserção e otimização de conteúdo. Dentro dos parâmetros estabelecidos no planejamento, analisar o conteúdo disponível, inserir as palavras-chave nos locais adequados e hierarquizar páginas posicionando links internos. Realizar melhorias em fatores específicos de SEO.
  • Link buiding. Buscar links externos de qualidade que aumentem o pagerank, o valor da página para o Google e melhorar o ranqueamento.
  • Monitoramento e atualização . Acompanhar o ranqueamento e sua evolução ao longo do tempo por meio de buscas e utilização de ferramentas específicas como google analytics e google webmasters tool. Produzir e inserir novas páginas e conteúdo de qualidade sempre que necessário.

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