SEO – Faça seu site crescer de forma natural

SEO – Faça seu site crescer de forma natural

1269
0
SHARE

Quando você cria um novo site deseja que ele já comece a aparecer na primeira página do Google, se possível como o número 1. Mas é melhor considerar uma abordagem mais paciente.

Um profissional de SEO vai lhe dizer que o crescimento orgânico de conteúdo relevante é a mais bem sucedida estratégia de longo prazo para a colocação nos sites de busca. Uma das razões para isso é que o próprio tempo de existência de uma página é levado em consideração pelo Google para a determinação de seu pagerank. A lógica por trás disso é que um conteúdo que já está publicado há um bom tempo e continua recebendo visitantes é, em tese, mais confiável que outra que acabou de ser publicada e pode ter sido criada unicamente com objetivos de rankeamento, o que é comum.

O que é crescimento orgânico?

Crescimento orgânico significa crescimento lento, constante, contínuo. É o processo natural de crescimento que ocorre com os seres vivos de maneira geral, daí a palavra “orgânico”. Quando o Google classifica seu site, ele avalia este padrão de crescimento para ajudar a determinar se o seu site é “para valer”. Pense em um site informativo que você visita aos montes, um fórum talvez, ou um site como a Wikipedia. Esses sites não nasceram durante a noite, são cheios de conteúdo, e com uma centena de links apontando para eles. Em algum momento começaram pequenos, e conforme as pessoas foram postando mensagens e artigos e o seu conteúdo passou a ser indicado por outras páginas foram ficando maiores e também ganhando mais credibilidade. Isso não significa que as técnicas de SEO não devem ser utilizadas ou que são ineficazes em páginas recém-criadas. Você deve sim utilizar todas as técnicas de SEO possíveis, apenas não espere que a eficácia seja a mesma em páginas antigas e recém-criadas.

Como isso pode ser aproveitado para ajudar a promover um site?

Um calendário de atualizações pode ser mais importante do que o volume de cada atualização. Webmasters têm dificuldade em atualizar seu site regularmente. Podem ter outros empregos, famílias, e outros sites para serem administrados. Isto pode levar a uma tendência frequente de fazer grandes atualizações de uma só vez.
Para obter o máximo benefício de suas atualizações, tente fazer isso: quando chegar o momento de você atualizar o seu site, prepare e organize o seu novo conteúdo, para que possa ser carregado em pedaços pequenos. Tenha tudo pronto para lançar, de modo que a única tarefa que reste seja a publicação real.

Depois, suba para o servidor cada bloco de conteúdo separadamente, levando entre cada carregamento alguns dias. Ao fazer isso, seu site acaba com o mesmo conteúdo. Mas os monitoramentos dos mecanismos de busca registram a frequência com que você o atualiza, estabelecendo assim um padrão de crescimento constante. Você pode escrever ou reunir todo o seu conteúdo de uma só vez, e apenas distribuí-lo para o seu servidor web lentamente, em vez de uma única publicação. Você não vai perceber resultados imediatos, mas o fato do conteúdo ser atualizado com regularidade vai repercutir positivamente em termos de PageRank.

LEAVE A REPLY