SEM e SEO: dando nomes aos bois

SEM e SEO: dando nomes aos bois

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O ecommerce é um setor extremamente dinâmico que sempre nos traz inovações e, muitas vezes, uma nova abordagem a um assunto já existente. Daí ao surgimento de uma nova sigla em inglês, que vai causar uma certa confusão inicial é um passo. É o caso das Siglas SEM e SEO, muitas vezes utilizadas de forma equivocada. Vamos ver o significado de cada uma delas, começando pelo termo mais amplo.

SEM – Search Engine Marketing(pronuncia-se: Ess i Em). Como o próprio nome diz, trata-se do marketing realizado no ambiente dos mecanismos de busca. Se existe uma palavra de amplo espectro essa palavra é “marketing”, mas, aqui nesse contexto, refere-se àquelas ações realizadas especificamente no ambiente dos mecanismos de buscas.

Isso inclui a otimização de sites (SEO) para que apareçam bem rankeados no resultado orgânico (gratuito) e também os links patrocinados, anúncios pagos que aparecem acima, ao lado, e agora também abaixo desses resultados. No caso do Google, os anúncios em links patrocinados são publicados através do sistema Google Adwords. Além dessas, devemos considerar que os mecanismos de busca possibilitam outras formas de divulgação, como é o caso do Google shopping, que é nova aposta do Google para engordar mais ainda os seus já recheados cofres. Mas isso fica para outro artigo. O importante aqui é entendermos que qualquer ação promocional que seja realizada no ambiente dos mecanismos de busca faz parte do escopo do SEM – Search Engine Marketing ou Marketing nos Mecanismos de busca.

SEO – Search Engine Optimization

(pronuncia-se: Ess i Ou) – Otimização de páginas para que apareçam bem nos mecanismos de busca. Uma das mais antigas e importantes estratégias de marketing na Internet. É a técnica de preparação de sites, página por página, para que sejam melhor reconhecidos pelos mecanismos de busca e, consequentemente, obtenham um melhor posicionamento nos resultados gratuitos. De maneira simplificada, esse trabalho envolve a análise do perfil do site e seus objetivos, a escolha de palavras chave que reflitam a atividade da empresa e ofereçam maior perspectiva de cliques, o posicionamento correto dessas palavras nas páginas adequadas, a construção de sistemas inteligentes de linkagem, entre outras ações. SEO sempre foi importante porque um bom rankeamento no Google pode significar o recebimento de centenas de milhares de visitantes a um custo extremamente baixo. A contrapartida disso, é que é cada vez mais difícil colocar uma página como Top 10 , ou seja, na primeira página do Google.

Naturalmente, em função do que vimos, chegamos a conclusão que SEM é um conjunto de ações mercadológicas realizadas nos mecanismos de busca e que SEO é uma dessas ações, juntamente com os Links Patrocinados e inúmeras outras que estão surgindo em função do dinamismo do ecommerce.

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