title="eCommerce

PROFISSÕES DA INTERNET

 

Profissões da Internet / trabalho na Internet / descrição das funções executadas pelo profissional

A Internet fez surgir no mercado inumeras oportunidades de trabalho e uma série de novas profissões. Segue uma lista das mais conhecidas profissões na Internet com uma descrição sucinta do trabalho executado.

 


 

ARQUITETO DA INFORMAÇÃO - Information Architect

Desenvolve o projeto de um website. É responsável pela definição clara dos objetivos do site e pela organização do conteúdo, navegação e usabilidade em função desses objetivos. Recebe as informações vindas do cliente, realiza o projeto que será a base para outros profissionais envolvidos como o Web-designer,  Web-developer e Copywriter.

ANALISTA DE MÍDIA ONLINE - Media analyst

Analisa a presença da empresa na Internet e propõe ações de divulgação tendo em vista os objetivos a serem atingidos. A atividade mais comum é a avaliação e escolha das melhores alternativas para realização de campanhas, bem como acompanhamento da presença da empresa na Internet.

http://www.wisegeek.com/what-does-a-media-analyst-do.htm  

ANALISTA DE ANUNCIOS EM LINKS PATROCINADOS - Pay Per Click  Analyst

Trabalha principalmente com links patrocinados do Google, Yahoo e outros sistemas de busca. Escolhe as palavras-chaves mais adequadas, compõe o texto dos anúncios, acompanha o desempenho dos anúncios e define estratégias. Este profissional é normalmente encontrado em agencias de marketing digital, como responsável pelas campanhas PPC dos clientes.

http://www.e-commerce.org.br/links_patrocinados.php

BLOGGER PROFISSIONAL - Professional Blogger

Administra a publicação de conteúdo e a manutenção de um blog. Pode trabalhar em blogs corporativos ou para si próprio, obtendo receita de publicidade vinda de seu blog. Pesquisa e publica conteúdo com regularidade. Deve escrever bem, ter muita familiaridade com Internet e suas peculiaridades, conhecer uma ferramenta de publicação de conteúdo como Blogger ou Wordpress. 

http://www.ehow.com/how_2149306_become-professional-blogger.html

CONSULTOR EM ECOMMERCE -  eCommerce Consultant

Analisa o posicionamento da empresa na Web, recomenda ações de direcionamento em relação aos objetivos da empresa e orienta a implementação dessas ações.  Deve ser especialista em e-commerce, com conhecimento do mercado da Internet, funcionamento das lojas virtuais e sites de conteúdo, bem como das principais estratégias de marketing digital. Trabalha com um amplo escopo de conhecimento, por isso deve ser um profissional com muito estudo e vivência na área.

http://www.e-commerce.org.br/consultoria_e-commerce.php

COPYWRITER - Copywriter

Utiliza a escrita para realizar a promoção de uma Idea, uma pessoa ou um produto. Seu texto deve ser claro, objetivo e, principalmente convincente. Pode trabalhar tanto na mídia impressa quanto na Internet, desde que se atenha as peculiaridades da web e de seu apressado leitor. É encontrado em agências de publicidade, na área de relações públicas de grandes empresas e organizações e também como free-lancer..

http://en.wikipedia.org/wiki/Copywriter

ESPECIALISTA EM OTIMIZAÇÃO DE SITES - SEO - Expert

Pesquisa, analisa e realiza modificações no site, de forma a melhorar o posicionamento nos sites de busca. Com o aumento do valor do espaço publicitário na web, conseguir um bom posicionamento nos sites de busca orgânica tornou-se cada vez mais importante, e mais difícil em razão da concorrência. Por esse motivo esse profissional tende a ser cada vez mais valorizado. É encontrado em grandes corporações, empresas de consultoria prestadoras de serviços na Internet e também pode atuar como free-lancer. 

http://www.e-commerce.org.br/otimizacao_de_sites.php

ESPECIALISTA EM  REDES SOCIAIS – Social Media Expert

Um profissional que monitora as diversas comunidades existentes na rede mundial de computadores e a presença da empresa nesses ambientes. O papel dele é estar atento ao que se fala sobre uma empresa ou marca em fóruns, sites de relacionamento e blogs e realizar ou recomendar ações que levem que causem impacto positivo para a empresa. Ele precisa atuar como uma ponte entre o cliente e as pessoas certas da empresa/organização para a qual trabalha.

http://www.conversationmarketing.com/2009/07/10-questions-for-social-media-experts.htm

GERENTE DE ECOMMERCE -  eCommerce Manager

Gerencia o canal de comercialização Internet. Planeja e executa ações administrativas e mercadológicas na Internet, acompanha o desempenho da loja virtual, o desempenho das vendas on-line e as ações de marketing Digital.  É um cargo de responsabilidade e demanda um profissional com visão ampla de administração no ambiente da Internet.  É um profissional cada vez mais valorizado em virtude da importância cada vez maior das vendas on-line para as empresas.   

http://www.collegecrunch.org/careers/business-admin/ecommerce-manager/

WEB DESIGNER  -   Web Designer

Elabora o projeto estético e funcional de web sites, segundo a definição encontrada na Wikipédia. A estética remete ao uso adequado das cores e visual adequado e a funcionalidade lembra que o visual deve estar em sintonia com o objetivo do site e com as funções neles executadas. Além de bom-gosto, o web-designer deve ter um bom conhecimento de ferramentas de web design como Photoshop, e também  conhecimentos específicos, tais como: XHTML e CSS.

http://www.e-commerce.org.br/web_design.php

DESENVOLVEDOR WEB - Web Developer

Executa a construção e manutenção de sites utilizando linguagens de programação como ASP, PHP. JAVA; bancos de dados como SQL, e ferramentas como Dreamweaver e outras. Cria aplicativos e soluções sempre tendo em vista a funcionalidade do site. O desenvolvedor web trabalha em conjunto com o Webdesigner para construir um site que atenda tanto os objetivos funcionais quanto estéticos. 

http://www.wisegeek.com/what-does-a-web-developer-do.htm

WEBWRITER -  Webwriter

Diferentemente de seu colega COPYWRITER, o Webwriter escreve texto jornalístico e realiza pesquisas para embasar o conteúdo publicado. Além de saber escrever bem, precisa estar familiarizado com a web, conhecer o perfil do internauta e padrão de comunicação mais eficiente neste meio.

http://www.useit.com/papers/webwriting/writing.html

PROFISSIONAL DE SUPORTE  – Support Professional

Auxilia o internauta, geralmente o cliente de uma loja virtual, a realizar a contento as ações que deseja realizar. Foi uma das primeira profissões surgidas com advento das lojas virtuais.  Pode realizar suas funções por meio de salas de chat ou telefone.



eCommerce - Copyright 2001 - 2008 - Todos os direitos reservados.