A densidade das palavras-chave em SEO

A densidade das palavras-chave em SEO

1099
0
SHARE

Densidade de palavras-chave é um indicador do número de vezes em que a palavra-chave escolhida aparece em determinada página da web em relação ao tamanho da página.

Esse índice é importante porque a palavra-chave deve aparecer em grande quantidade na página, mas ao mesmo tempo, não deve ser usada em excesso. Apenas o suficiente para sinalizar aos sites de busca, como o Google, que ela é a palavra mais importante naquela página e, portanto, quando alguém realizar uma busca, a página deverá ser considerada relevante e aparecer bem nos resultados dessa busca.

Se você exagerar na quantidade de palavras, o Google provavelmente interpretará isso como uma tentativa de burlar o sistema de ranqueamento e essa página será punida e despencará no ranking.

A densidade de palavras-chave é sempre expressa como uma porcentagem do conteúdo total de palavras em uma página da web e seu cálculo é bem simples.

Suponha que você tenha 100 palavras na sua página web, não incluindo o código HTML, e utilize uma determinada palavra-chave cinco vezes nessa página.

Para calcular a densidade de palavras-chave, simplesmente divida a quantidade de ocorrências da palavra pelo número total de palavras que aparecem em sua página web. Então, no exemplo, temos: 5 dividido por 100 = 0,05, ou seja,  5% de densidade de palavras-chave.

Por sinal, 5% é uma média interessante de densidade, e embora isso não seja um número absoluto, é conveniente não fugir muito desse patamar, pelos motivos expostos acima.
Lembre-se que esta regra se aplica a cada página de seu site, pois é assim que os mecanismos de busca avaliam conteúdo na Internet, página por página.

Passos simples para verificar a densidade:

Copie e cole o conteúdo de uma página web individual em um software de processamento de texto, como o Word, por exemplo. Na versão atual do programa, vá até o menu revisão e clique em “contar palavras”. Em seguida, vá até a aba “Página Inicial” e clique no comando a direta do menu “Localizar Palavras”.

Pronto, você já tem a quantidade de palavras-chave e a quantidade total de palavras e pode saber se a página esta dentro da normalidade em termos de densidade de palavras-chave.

LEAVE A REPLY