O que é um Gateway de Fretes?

O que é um Gateway de Fretes?

1412
0
SHARE
Saiba como calcular frete para sua loja virtual e oferecer um preço competitivo para os seus clientes
Como calcular frete para sua loja virtual e oferecer um preço competitivo para os seus clientes

Leia nesse artigo o que é um Gateway de Fretes?

Saiba o que é um Gateway de Fretes e como ele pode aumentar as vendas da sua loja virtual

Você que tem uma loja virtual já deve ter percebido que acontece a perda de vendas em algum momento, ou mais, justamente depois que o seu cliente online fez o cálculo do frete, não é mesmo? Se você já passou por isso, deixou de vender mesmo com o carrinho de compras cheio, saiba que não está sozinho.

Várias pesquisas feitas sobre o segmento de e-commerce comprovaram que a razão de grande parte das desistências é o resultado do alto custo do frete. No entanto,não é porque você não está sozinho que deve se conformar.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Existe um modo muito eficiente de promover a gestão de frete da sua loja virtual, permitindo a oferta de opções mais atrativas as seus clientes. Para tanto, é preciso instalar na plataforma online do seu e-commerce um plug-in de gateway de fretes.

Ele consiste em um sistema com a finalidade de gerenciar toda a cadeia de frete das suas parceiras, sejam elas transportadores e mesmo o Correio. Para entender melhor o que é um Gateway de Fretes, é preciso fazer algumas considerações.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Como funciona a gestão de fretes para e-commerce

Quem possui uma loja virtual que atende vários estados brasileiros deve contar com formas variadas de entrega dos seus produtos. Com isso, são maiores as chances do seu e-commerce vender mais e com sucesso.

Isso porque existem consumidos que preferem gastar pouco no valor do frete, mesmo que tenham que esperar mais de uma semana para receber o seu produto, e há os que não se importam em gastar mais, desde que recebam a sua encomenda  o quanto antes.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Para agradar a “gregos e troianos”, recomenda-se, portanto, que a loja virtual possua diferentes modalidades de frete, o que significa que você precisa ter parceria com transportadoras e com o Correio. Conforme a abrangência de atuação do seu e-commerce você pode ter que contratar os serviços de mais de uma transportadora, uma que atenda mais regionalmente e outra com atuação maior, por exemplo.

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

No entanto, é preciso ter um sistema que permita ao seu cliente digitar o seu CEP no site, quando estiver realizando uma compra, e receber uma resposta rápida a respeito dos valores de cada tipo de frete oferecido pela sua loja virtual. Esse cálculo aparentemente simples para o consumidor final esconde por trás um processo bastante complexo.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

E é nesse sentido que o Gateway de Fretes se torna extremamente útil, pois é uma ferramenta que consegue interpretar e processar os contratos e tabelas de frete que são disponibilizadas pelos Correios e pelas transportadoras diretamente no site da sua loja. Existem plataformas de lojas virtuais que têm dificuldade em executar esse procedimento e, por isso, precisam de um plug-in especifico.

Como funciona o Gateway de Fretes para loja virtual

Com a ferramenta de Gateway de Fretes na plataforma da sua loja virtual, é possível que toda a operação de cálculo de preço e de prazo seja realizada de modo ágil, mesmo que o cálculo seja feito fora da plataforma. Isso deve acontecer para que o cálculo se baseie em informações atualizadas das transportadoras e dos Correios.

➜ Baixe E-book porque usar e-mail mkt em sua loja

Desse modo, com o Gateway, as informações são devolvidas rapidamente, ou seja, em questão de segundos, para que o cliente do e-commerce escolha qual a opção de frete que prefere. Nesses sistemas, costumam-se aceitar todos os tipos de transportadoras, desde as mais conhecidas no segmento até as empresas menores que atendam regionalmente.

➜ Lista vip

O Gateway de Fretes é disponibilizado, geralmente, por empresas que possuem uma equipe dedicada a interpretar as tabelas de frete. Há também plataformas que já oferecem o serviço quando são contratadas. São várias as opções, avalie bem qual a que combina mais com as suas necessidades.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Quando a gestão de fretes permite que o consumidor tenha opções variadas, baratas e atrativas a conversão de vendas é maior. Além disso, vale dizer que o frete grátis é um dos grandes aliados na hora de comercializar produtos em lojas virtuais. Não raro, o frete gratuito é o fator que faz com que o consumidor escolha o seu e-commerce ao invés de outro.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Com o Gateway de Fretes, você pode oferecer frete gratuito em ocasiões específicas, quando o valor das compras for maior que um determinado preço ou quando a encomenda é feita em determinadas regiões, por exemplo. Isso porque o recurso ajuda a gestão de fretes, permitindo que a gratuidade não se torne um prejuízo para você.

Vantagens do Gateway de Fretes

Além de converter mais vendas com o Gateway de Fretes, uma vez que ele permite oferecer ao cliente um rol maior de opções, a ferramenta pode gerar relatórios para que o gerente identifique onde está perdendo vendas por causa do frete e, a partir disso, tome as medidas necessárias.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Outra vantagem para o lojista é o fato de não ter que se preocupar em calcular o frete ou ir atrás das atualizações com os seus parceiros, pois tudo é feito de maneira automática. Com o Gateway de Fretes é possível ainda desenvolver um documento a respeito das condições de frete, que evitam mal entendidos, pois tudo fica especificado em caso de dúvida do cliente.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Além disso, com a disponibilidade do recurso no site da sua loja virtual você pode criar campanhas específicas de frete promocionais e mesmo gratuitos em determinadas datas. Inclusive, em períodos em que há datas comemorativas, momentos esses em que existe uma maior procura pelo comércio online.

Por mais que essa ferramenta seja eficiente para o sucesso das vendas do seu e-commerce, entretanto, não se engane pensando que o Gateway de Fretes vai resolver todos os seus problemas. Ele oferece resultados positivos quando integra uma gestão de vendas em que são levados em consideração demais aspectos, como gerenciamento de estoque.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Isto é, a logística de uma loja virtual depende de uma série de fatores e você deve estar a par de quais são todos eles e criar uma rotina para que sejam geridos com eficiência.

Quando a logística, marketing, administração, financeiro e os outros setores de uma empresa estão alinhados, sejam elas lojas virtuais ou físicas, as vendas superam as expectativas.

LEAVE A REPLY