COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

7400
1
SHARE

Antes de falarmos sobre o empreendedor de sucesso é importante contextualizar o significado da palavra sucesso.

No meu entender, sucesso é algo pessoal, ou seja, varia de acordo com as características e interesses de cada pessoa. Um empreendedor pode enxergar o sucesso como sinônimo de ganhar muito dinheiro; outro empreendedor pode sentir o sucesso quando é reconhecido pelo que faz, se torna famoso; outro empreendedor pode sentir o sucesso quando cria algo diferenciado que vai ser útil a uma grande quantidade de pessoas, e assim por diante.  Então, de maneira geral podemos dizer que um empreendedor de sucesso é aquele que alcança os seus objetivos, que se sente feliz por estar realizando o que almejou.

Como ser um empreendedor de sucesso

Em mais de uma década trabalhando com empreendedores da internet, tive contato com os mais variados perfis de empreendedores. Arrojados, inseguros, calmos, tímidos, que arriscam tudo, que não arriscam nada…  e assim por diante, e muitos deles tiveram sucesso a despeito de suas características pessoais.

Em outras palavras, o chamado empreendedor de sucesso pode apresentar características peculiares e até supostamente impeditivas para um bom desempenho como empreendedor e, a despeito disso, atingir os seus objetivos.

A característica imprescindível do empreendedor de sucesso

Mas existe uma característica que nunca deixei de encontrar em algum empreendedor de sucesso: a confiança

A confiança firme de que o negócio vai dar certo e de que de vai chegar ao destino almejado, bem como a confiança de que é capaz, é a base sobre a qual se constrói todo o empreendimento e é a fonte de energia do empreendedor.  No empreendedor de sucesso, a confiança de que vai conseguir é tão forte que pode até ser chamada de “fé inabalável no sucesso”‘.

Como se tornar um empreendedor de sucesso

O empreendedor de sucesso sonha com a situação futura que deseja e tem confiança de que pode fazer essa situação acontecer. Isso possibilita arregaçar as mangas e começar a trabalhar arduamente, pensando, não na dificuldade, mas no momento futuro em que ele vai conquistar aquilo que tanto almeja.

O empreendedor de sucesso ultrapassa as barreiras que poderiam impedi-lo de atingir o seu destino, independentemente dessas barreiras serem limitações pessoais, financeiras, de mercado, reais ou imaginárias. Ele se prepara, aprende, muda, evolui, cai e se levanta, e continua tentando e trabalhando firme na direção estabelecida. O que lhe dá força para essa superação é a sua confiança que pode e que vai atingir o seu objetivo.

É como um rio que busca o mar. Ele margeia terrenos mais elevados, respeita o relevo que não pode ser alterado, mas contorna qualquer tipo de obstáculo e para isso dá muitas voltas, mas, invariavelmente, em algum momento ele vai chegar ao seu destino. O destino do rio é mar e o destino do empreendedor é o sucesso. E se ele não vier, é porque o momento ainda não chegou, mas vai chegar um dia! Basta seguir em frente.

Confira 6 dicas de como ser um empreendedor de sucesso.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY