A logística é uma questão chave para as lojas virtuais. Alternativas de gerenciamento de logística. Terceirzação da atividade logística. Fluxograma da atividade logística.

e-Logística é um termo usado no comércio eletrônico. Ele pode ser definido como um componente essencial do e-commerce, compreendendo a totalidade da cadeia logística que pode ser composta de:

  • Recepção e condicionamento de produtos;
  • Estocagem;
  • Picking (deslocamento de  produtos para a preparação do pedido);
  • Intervenção das transportadoras assumindo a entrega.

Essas etapas devem ser inseridas em ferramentas de rastreamento dos pedidos, permitindo um melhor controle das diferentes operações, e dando aos clientes informações em tempo real da fase em que se encontra o produto adquirido.

ALTERNATIVAS DE GERENCIAMENTO DA LOGÍSTICA

Gerenciar sua própria logística x Delegar a atividade logística, utilizando plataformas logísticas externas.

No início de atividade de uma loja virtual o volume de pedidos é normalmente baixo e é possível se gerenciar internamente a logística.  À medida que se torna mais popular, a loja virtual passa a entregar um volume cada vez maior de pedidos. Nesses casos, a delegação da atividade logística passa a ser uma opção interessante.

TERCEIRIZAÇÃO DA ATIVIDADE LOGÍSTICA IMPLICA EM:

  • Dispor de uma interface de gestão da plataforma logística, o que significa que cada pedido feito no site será levado em conta. Apos o envio do pedido a loja virtual e o cliente poderão fazer o tracking do pedido, e a loja pode gerenciar o estoque de seus produtos.
  • A logística poderá fazer a recepção, o controle e o estoque dos produtos, além de fazer o picking, empacotar e enviar os pedidos aos clientes.
  • Fazer uma melhor gestão dos pedidos devolvidos. Cada produto devolvido pode ser reintegrado ao estoque ou então descartado caso esteja em más condições.
  • Propor aos clientes vários tipos de entrega (Expressa, econômica…). Empresas de logística possuem freqüentemente parcerias com transportadoras, conseguindo melhores preços para as lojas virtuais.

ATIVIDADE LOGÍSTICA – FLUXOGRAMA  logistica

POR QUE A LOGÍSTICA É FUNDAMENTAL

O custo de um serviço de logística pode ser bastante elevado, e ele deve ser levado em conta nos cálculos dos custos totais da loja para que seu crescimento seja sustentável. De qualquer maneira, ter uma boa e-logística – sendo ela interna ou com o auxílio de uma boa plataforma externa – é uma real vantagem concorrencial para fidelizar os clientes de sua loja virtual.

Previous articlePra que serve, afinal, o Plano de Negócios?
Next articleJá é possível ganhar dinheiro, e se divertir, com um site ou blog
Dailton Felipini é referência quando o assunto é ecommerce, atuando na área de negócios digitais desde 2001. É graduado e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, em São Paulo e trabalhou na IBM em Nova York. Possui cinco livros publicados sobre ecommerce, é palestrante e fundador da Lebooks, primeira editora a publicar e comercializar ebooks no Brasil.