title="eCommerce

O QUE É UMA NEWSLETTER?

 

Uma newsletter possibilita um canal direto de comunicação com clientes. A newsletter é ágil, barata e eficaz. Saiba mais sobre a newsletter

A tradução literal da palavra newsletter seria "boletim de novidades". Obviamente, esse nome nunca vai ser utilizado no Brasil, uma vez que estamos acostumados a incorporar os termos da Internet na forma original em inglês, portanto vamos continuar a chamá-la de Newsletter.

A Newsletter é uma comunicação regular e periódica enviada para clientes e clientes potenciais da empresa, oferecendo conteúdo sobre assunto específico juntamente com ofertas de produtos e serviços. Uma email newsletter utiliza o email como instrumento para essa comunicação e oferece inúmeras vantagens em relação ao formato em papel, enviado pelo correio.

Diferenças entre uma Email Newsletter e a Mala Direta Eletronica

Embora a newsletter possa ser confundida com a mala direta eletrônica, existe uma diferença essencial entre elas. A mala direta oferece promoções, enquanto a newsletter oferece conteúdo sobre determinado assunto e, também, promoções. Isso tem implicações em termos de objetivos e resultados. O objetivo da mala direta é chamar a atenção do leitor para uma determinada oferta e estimulá-lo a ação imediata por meio de algum benefício. Já o objetivo da newsletter é criar vínculos com o leitor, gerando conhecimento de marca e confiabilidade, o que não só abre o caminho para a ação desejada, como estabelece um relacionamento que estimulará a realização de mais ações ao longo do tempo. A mala direta visa a resultados imediatos, a newsletter visa, principalmente, a resultados de médio e longo prazo. Ambas são ferramentas eficientes de email marketing, quando bem utilizadas sendo que  a newsletter é mais recomendada à empresas que tenham visão de longo prazo, na linha do famoso slogan: “você conhece, você confia”.

Na newsletter, é fundamental a relevância do conteúdo para que haja interesse na leitura e na continuidade do seu recebimento. Se a newsletter não oferecer nada de útil ao público-alvo, é melhor não a enviar, pois o resultado será nulo.

Exemplo de Newsletter: eCommerceNews*

Newsletter mensal sobre e-commerce publicada desde 2001

A email newsletter eCommerceNews teve seu primeiro número  publicado em março de 2001, quando foi enviada para  um punhado de alunos do curso de Ciência da Computação. Hoje é uma referência na Internet brasileira quando o assunto é e-commerce. O público atual da newsletter ultrapassa 100 mil  assinantes e é composto por universitários, pesquisadores e, principalmente, empreendedores  e empresários que utilizam a Internet como canal de comercialização.  Citada em diversas publicações como exemplo de email newsletter bem-sucedida. 

*Cadastre-se para receber a Newsletter eCommerceNews no topo do menu ao lado esquerdo.

 

DICA: para conhecer e testar um sistema de eMail Marketing enviando até 500 emails gratuitos.

 

 

A empresa oferece solução completa de email marketing com uma interface extremamente amigável com o usuário. É muito fácil subir uma lista de emails, criar a newsletter e fazer o envio regularmente. A empresa oferece um plano gratis para você conhecer e testar a ferramenta na prática.



 




eCommerce - Copyright 2001 - 2020 - Todos os direitos reservados.