Newsletter, o contato de seu produto ou serviço com o cliente

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Newsletter, o contato de seu produto ou serviço com o cliente
Newsletter, o contato de seu produto ou serviço com o cliente

Newsletter, nada mais é do que um boletim informativo, da sua empresa ou negócio a seus clientes e novos clientes, é enviado periodicamente, com atualizações sobre seu produto ou serviço, com informações para as pessoas que ainda não o conhecem, é muito comum confundi-lo com e-mails de marketing, no caso do Newsletter sua função é exclusivamente informar sobre a produção e não em vendas, não é também uma mala direta, onde é enviadas promoções, descontos, lançamentos, etc., mas trazer informações sobre o produto, sobre a empresa e o que esta acontecendo nela, com seus produtos, parceiros, clientes.

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Ela só chega para quem a seleciona quando visita um determinado site, não é enviada aleatoriamente, geralmente a pessoa preenche um formulário, ou autoriza o envio a seu e-mail, por essa razão eles têm uma vantagem sobre os e-mails de marketing, malas diretas, não são vistos como spam, por isso tem seu lugar na caixa de entrada do e-mail do cliente e não na pasta de spam.

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Spam e Newsletter, o cuidado de não ser enviado para a lixeira

Para que seu Newsletter não se torne um Spam e seja descartado sem ser aberto, é necessário que ele seja cuidadosamente elaborado, com palavras simples, diretas, precisa trazer novidades, informações atualizadas, informações personalizadas a cada cliente, assuntos do momento referentes ao conteúdo de seu negócio ou serviço, assuntos relacionados, assuntos discutidos em redes sociais, mas de forma instrutiva e imparcial, linguagem clara, objetiva, leitura simples e direta.

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Seu objetivo é ter uma ligação com o cliente como um amigo que lhe passa alguma informação sobre algum assunto relacionado a ele de forma simples e sutil, se a informação não for útil, seu newsletter se torna um Spam. O assunto deve ser tratado de maneira direta, simples sem precisar de detalhes, vamos dar um exemplo:

Uma empresa que trabalha com seguro de veículos, pode colocar em seu newsletter um informativo sobre o aplicativo de celular Zona Azul, onde seu cliente pode aprender a se cadastrar e usar o aplicativo em seu dia a dia, pode colocar informações sobre em qual quilometragem é necessária a troca de óleo no motor, etc., coisas uteis e simples que às vezes no dia a dia nós esquecemos.

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Como saber se seu Newsletter está sendo bem aceito

Vários fatores podem lhe informar se a abordagem do seu newsletter está sendo visto pelo seu público alvo, geralmente a própria ferramenta que envia lhe informa se foi aberto ou não a mensagem a quantidade de pessoas que abriram a mensagem, etc.

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Utilizando a ferramenta Google Analytics:

Serviço fornecido pelo Google ao ter uma conta cadastrada, você cadastra um site e recebe um código que é colocado na página, assim você tem acesso à taxa de exibição de sua página, localização geográfica do visitante, ela não serve só de monitoramento de tráfego, mas para você analisar sua autoridade na internet e se ela estiver baixo refazer seu newsletter. Estes são alguns dos inúmeros recursos para ajustar seu newsletter caso sua visualização seja baixa ou necessitar de atualização.

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Como não ser só mais um na caixa de entrada.

Entre tantos e-mails como fazer o seu ser diferente, novos recursos estão disponíveis na hora de se enviar um newsletter, você pode abusar da criatividade utilizar emoticons animados, gifs que destaque, alterar fonte das letras, cores, em fim.

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Tratar seu cliente de forma única e exclusiva você escrever o nome, apelido, fez com que se torne mais próximo o contato, utilize também a assinatura do newsletter com alguém real da empresa, para ela saber que não é um envio automático e sim de alguém da empresa e não algo automático com a frase “não responda este e-mail”.

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Tempo certo para os envios.

Os newsletters não podem ser enviados diariamente, pois esses são SPAM, e uma das coisas que os diferem é o tempo de envio, você pode enviá-los semanalmente, quinzenalmente ou até mensalmente, outra coisa é personalizar seu newsletter de acordo com seu publico alvo, por exemplo, se você envia boletins para um publico alvo de adolescentes, figuras de flores, bichinhos, games são bem mais atrativos, para pessoas que trabalham com culinária pode colocar talheres, copos em forma de emotivos, gins, figuras.

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O importante é adptar seu newsletter de acordo com o seu cliente, pois antes dele ser seu cliente ele, é uma pessoa que tem seus interesses, afins, individualidade e se a empresa esquece isso e o trata como mais um ele também vai dar a mesma importância para a empresa achando que seu e-mail é só mais um, cada um tem seu tipo de linguagem sua personalidade, explore isso e faça a diferença.

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Não esqueça as dicas básicas:

Desenhos

A estrutura do boletim deve ter cuidado, pois tem que ser agradável à visualização, pode ser divertido, colorido, mas sempre de forma sutil.

Gestão de conteúdos

Os boletins devem ser coerentes ao site que os envia, não colocar informação sem saber se a origem é verdadeira, atual, honesta.

Organização gráfica

Claro direto objetivo deve ter uma leitura agradável e não cansativa ou duvidosa.

Linguagem

O público

Alvo deve ser bem selecionada através do formulário de preenchimento da solicitação do newsletter, pois se o leitor não se identificar com o que é passado ele certamente o excluirá.

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Barato, rápido eficiente sem duvida o newsletter é a mais nova ferramenta das empresas sejam elas físicas ou digitais é o contato direto e especifico, que cada empresa tem com seu cliente o deixando atualizado e informado sobre assuntos de seu interesse, com informação rápida e eficaz que pode ser lido através de seus eletrônicos sejam eles computadores, celulares, tablet, não se esqueça de pesquisar sempre sobre os assuntos, assine o newsletter de concorrentes para conhecer seu modo de abordagem, os melhore para seus clientes, busque sempre a inovação em uma era digital a informação é automática em minutos sabemos o que acontece em qualquer parte do mundo com qualquer pessoa, então faça o mundo conhecer você e sua empresa, sem esquecer-se da individualidade de cada um.

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