Newsletter segundo o dicionário Michaelis, é uma comunicação por escrito dirigida a certo grupo de pessoas, boletim. A tradução literal de newsletter seria boletim infomativo, como de costume aqui no Brasil, nós incorporamos a palavra estrangeira ao nosso voculário ao invés de adotar a tradução. Nos e-commerces e sites de conteúdo as newsletters são direcionadas apenas para quem aceita receber este tipo de material. Geralmente enviadas por e-mail, as newsletter também podem ser enviadas por SMS, MMS ou outros tipos de comunicação eletrônica.


Algumas pessoas relacionam newsletter com mala direta, aquele anúncio que costumava ser enviado pelos Correios. A diferença está no objetivo de cada uma, a mala direta era enviada sempre com uma chamada para ação, promoções ou ofertas, algo para motivar o cliente a comprar ou contratar um serviço. Já a newsletter tem um caráter mais infomativo, ela é enviada periodicamente independente de promoções ou ofertas.

A grande maioria das lojas virtuais, faz seu e-mail marketing da seguinte forma: mostra as novidades que chegaram, e quando tem promoções e ofertas procuram informar o cliente. Algumas newsletters também trazem conteúdo, por exemplo, e-commerces de moda enviam as novas tendências e já aproveitam para relacionar os produtos da nova coleção que fazem parte da nova tendência, ou os que podem ser combinados. É uma autopromoção mas não exclusivamente isso, a empresa trouxe informação para os clientes. Mala direta não traz informação.

Muita gente confunde newsletter com spam, spam é quando você recebe e-mails de promoções sem ter autorizado isso, é uma correspondência eletrônica indesejável. Já a newsletter indepedente do cliente ler ou não, ele aceitou receber, mesmo que tenha aceitado lá nas linhas miúdas ou naquele campo que ele nem viu, mas que poderia ser desmarcado. De qualquer forma todos que estiverem descontentes com seus boletins informativos podem cancelar a assinatura e não serem mais incomodados.

Newsletter como fazer

Não existe um padrão para newsletter, mas para enviá-la você precisa do auxílio de ferramentas de e-mail marketing, dentro dessas ferramentas você pode separar seus clientes e isso é muito útil para não enviar informações indesajáveis. Por exemplo, você pode separar seus clientes em loiros e morenos e quando tiver chegado aquele shampoo para cabelos loiros enviar apenas para quem tem cabelos loiros. Nem tudo que você quer informar precisa ser informado para toda sua base de clientes.

A informação segmentada traz muito mais resultados, porque tecnicamente você vai enviar para aquela pessoa exatamente o que tem a ver com ela, através de informações fornecidas por ela mesmo. Nessas ferramentas você também conta com recursos como reenviar seu e-mail apenas para quem não leu ou não abriu ele. Você também pode agendar envios, e na maiorida da vezes a ferramenta já avalia a qualidade da sua newsletter mostrando se ela corre o risco de ser classificada como spam.

Outra funcionalidade interessante, é acompanhar os resultados de cada e-mail enviado, quantas aberturas, quantos cliques. Ainda utilizando o exemplo do e-commerce de moda você pode cruzar os dados, do e-mail falando sobre qual tendência foi mais lido, com qual foi a tendência mais vendida na loja. E isso te ajuda não só na hora de criar uma nova newsletter, mas também na hora de ir fazer uma nova compra com seu fornecedor.


Newsletter significado

Para cada e-mail, mensagem ou sinal de fumaça que você enviar comunicando algo para seus clientes e seus futuros clientes tenha um objetivo, esse trabalho de enviar conteúdos por e-mail costuma ter retorno a longo prazo, então não espere enviar e-mail marketing hoje e ter 10 novas vendas amanhã. A sua newsletter precisa ter significado não só para você, como para seu cliente, ele precisa ter um motivo para escolher abrir o seu e-mail em meio a tantos e-mails.

O seu objetivo pode ser manter sempre o cliente bem informado sobre as tendências da moda, ou seu objetivo pode ser tirar seu cliente da rotina por cinco minutos, ser a parte divertida do dia, ser a receita da semana. Objetivo do seu e-mail depende muito do nicho de mercado do seu e-commerce a da postura da sua empresa. Empresas com postura mais séria não enviam e-mails com gracinhas, bem como empresas descontraídas não enviam e-mails formais como se tivessem sido escritos por robôs.

A comunicação da sua empresa precisa ser toda alinhada, a newsletter é uma arma muito poderosa, pois você consegue manter uma relação com seu cliente, você pode fazer com que ele queira receber seu e-mail e aguarde por isso. Ou melhor ainda, você pode enviar uma newsletter tão relevante para o seu cliente que ele compartilhe e encaminhe para outras pessoas.

Exemplos de newsletter

Agora vamos mostrar alguns exemplos de newsletter, porque não adianta nada uma boa teoria que não se comprova na prática. A loja virtual Xique Xique Brasil começou recentemente com o envio de newsletter para seus clientes e mais que apenas dizer que tá barato e mostrar promoções, a empresa busca iniciar um relacionamento, confira como foi o primeiro e-mail enviado.

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Já a loja Mulher, Cerveja e Futebol, que está atendendo apenas na loja física neste momento, na época em que seu e-commerce era ativo, enviava posts de blogs relacionados com seus produtos, na imagem abaixo podemos ver o quadrado maior, que clicando direcionava para o blog, e os quadrados menores que direcionavam para os produtos.

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Outra forma de fazer newsletter é o método utilizado pela Enjoei, a empresa abusa das cores e dos gifs, este vestido preto da imagem abaixo fica se movendo. E além de mostrar produtos tem um breve parágrafo de texto, é como se estivesse conversando com o cliente.

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Já a empresa D Loja Virtual, que não é um e-commerce, mas oferece plataformas para e-commerce, envia nas suas newsletters os conteúdos que foram compartilhados na semana anterior, tanto no blog da empresa, quanto no canal do youtube, veja:

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A newsletter de cada empresa reflete a postura da empresa e a comunicação com seus clientes. Sugerimos que se o seu e-commerce for um pequeno negócio, você coloque no remente o nome de uma pessoa, maria@lojavirtual.com.br e não aqueles emails com o remetente naoresponda@lojavirtual.com, isso afasta os clientes, seja mais pessoal, mais próximo.

Se você ficou com alguma dúvida sobre newsletter deixe sua pergunta nos comentários que vamos responder.


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Dailton Felipini é referência quando o assunto é ecommerce, atuando na área de negócios digitais desde 2001. É graduado e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, em São Paulo e trabalhou na IBM em Nova York. Possui cinco livros publicados sobre ecommerce, é palestrante e fundador da Lebooks, primeira editora a publicar e comercializar ebooks no Brasil.