Mídias Sociais na Perspectiva Correta

Mídias Sociais na Perspectiva Correta

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Do ponto de vista do e-commerce, continuo acreditando que as mídias sociais devem ser olhadas com muita atenção e interesse pelos comerciantes. Porém, é fundamental dosar as expectativas e enxergar com clareza o tipo de resultado que é possível de se obter, bem como o tempo necessário para que isso ocorra. As empresas que estão mais satisfeitas com a sua presença nas mídias sociais são justamente aquelas que não criaram grandes expectativas de aumento direto de vendas em função de ações realizadas.
A prática tem demonstrado que a presença nas mídias sociais traz benefícios como: o aumento no reconhecimento de marca; a abertura de um canal de comunicação mais informal com clientes e potenciais clientes; a possibilidade de se testar novos lançamentos… entre outros benefícios de mensuração não tão fácil. Mas esses benefícios não geram necessariamente vendas imediatas, e sim a perspectiva de que no médio e longo prazo os seguidores estarão mais propensos a consumir ou expandir o consumo dos produtos daquela marca. Isso significa que o ROI-Retorno sobre o Investimento é uma métrica difícil de se utilizar no caso das mídias sociais uma vez que o seu retorno tende a vir no longo prazo, onde será difícil mensurar se quem comprou o produto o fez porque já está familiarizado com a marca nas mídias sociais e decidiu experimentar.

Isso não é um problema, até porque boas empresas investem em publicidade institucional com sucesso desde remotos tempos. O que é preciso é ter consciência de que a possibilidade de retorno de longo prazo é muito mais provável que a de curto prazo quando se trata de investimento em mídias sociais. Profissionais que vendem serviços nessa área devem ter clareza desse fato, bem como o profissionalismo de passar esse dado para quem está lhes pagando pelo serviço. Caso contrário, uma expectativa alimentada por uma falsa premissa, vai gerar, além da desconfiança na qualificação do profissional da área, um descrédito no uso das mídias sociais como ferramenta de marketing. O que é erro.

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