Midias Sociais e eCommerce: O Social Commerce

Midias Sociais e eCommerce: O Social Commerce

1511
0
SHARE

Mídias sociais como facebook, orkut, twitter, youtube, entre outras, são o assunto do momento e não há como negar a sua importância diante do fato que apenas uma delas, o facebook, agrega cerca de 800 milhões de usuários. Mas, desconsiderando aspectos conceituais das mídias sociais e pensando em termos práticos, como uma empresa pode realizar o social commerce? Em outras palavras, como uma empresa pode utilizar o enorme potencial das mídias sociais a seu favor? A lista de ações possíveis é ampla, mas pode ser sintetizada da seguinte maneira:.

Mídias Sociais na prospecção de clientes. O número de usuários nas principais midias sociais indica que parte de nossos potenciais clientes já deve estar ali. A tarefa é localizar esse público alvo para mostrar como a empresa tem coisas interessantes para oferecer, tanto em termos de conteúdo quanto de produtos. É preciso filtrar dentre os usuários, aqueles cujo perfil tem afinidade com os produtos oferecidos e cada mídia social oferece um tipo de recurso para se fazer essa prospeção.

Mídias Sociais na construção de listas.O próximo passo é agrupá-los e trazer para o ambiente da empresa na mídia social utilizada, por exemplo, torná-los fãs da pagina da empresa no facebook ou um seguidor do twitter, As pessoas vão fazer isso na medida em que haja identificação com a empresa e um estímulo para essa adesão.

Mídias Sociais e uma Comunicação eficaz. Já temos nossos interlocutores, a questão agora é deifinir o teor dessa comunicação. Devemos produzir conteúdo que estimule o interesse e, principalmente, o envolvimento das pessoas. Naturalmente é mais fácil gerar conteúdo para uma empresa de vestuário feminino do que para outra que fabrique porcas e parafusos, mas cada situação tem a sua abordagem mais adequada e esta será eficaz na medida em que despertar o interesse dos usuários.

Mídias Sociais na criação de relacionameno. Mídias sociais são o ambiente propicio para o relacionamento, afinal, as pessoas freqüentam mídias sociais para se expor e saber sobre outras pessoas e coisas interessantes. Possibilidades como o atendimento a reclamações, sugestões de melhorias, idéias para o desenvolvimento de novos produtos, entre outras, vão fortalecer a imagem da empresa e a força da marca na mente do usuário.

Mídias Sociais na geração de leads. Uma marca forte, conhecida e apreciada está a um passo de ser utilizada pelos usuários. É preciso agora acender a fagulha que vai estimular a ação desejada, seja ela o cadastramento para receber uma amostra do produto ou o clique no sublime botão “Comprar”.

Uso de métricas na avaliação de resultados. Em qualquer circunstância não devemos esquecer que o objetivo final de toda empresa é vender, seja imediatamente no próprio ambiente, como já é possível fazer por meio do f-commerce, ou no médio e longo prazo, quando as ações de marketing levarem a esse desfecho. Todo investimento em mídias sociais deve ser feito em consonância com esse objetivo e métricas como o ROI, devem ser utilizadas de forma a avaliar se o mesmo está sendo atingido.

LEAVE A REPLY